Tratamento caseiro de ciatalgia: Alongamentos para aliviar dor ciático

Tratamento caseiro de ciatalgia: Alongamentos para aliviar dor ciático

- emTutorial
22

Como melhorar a dor lombar e na coxa com tratamento caseiro de ciatalgia. Exercícios e alongamentos para aliviar dor ciático, fazer passar ciatalgia.

Ciatalgia, dor ciática ou dor no nervo ciático é uma das causas mais comuns de dor nas costas e na coxa. Quando benignas, a vasta maioria das vezes, costumam passar naturalmente, sem necessidade de remédios ou de tratamento específico.

A nossa rotina de ficar sentado a maior parte do dia, a redução da prática de atividade física além do aumento do peso faz com que muitos convivam com dor nas costas e na raiz da coxa em muitos momentos. Eu já tive dores muito forte nas costas e, depois de consultar um ortopedista e fazer alguns exames não acusando nada, comecei a fazer exercícios para dor lombar.

Mas dor na perna eu tenho fazem muitos anos, uma queimação pequena na raiz da coxa e na parte posterior (onde encosta na cadeira) que só melhora se eu praticar exercício físico ou se eu fizer alongamento. E faço todo dia, pois meu maior medo é isso virar uma dor crônica, afinal dor pode virar uma doença. Muitas pessoas também referem isso como dor na bunda ou dor nos glúteos, pois a dor pode originar na região e irradiar para a coxa.

Causas de dor ciática ou ciatalgia

Existem muitas causas de dor nas costas, um sintoma inespecífico de uma única doença. No entanto, ele está comumente associado a, em ordem decrescente de frequência:

Conhecer a anatomia da coluna vertebral e dos nervos que emergem da coluna é fundamental para identificar as causas de ciatalgia
Conhecer a anatomia da coluna vertebral e dos nervos que emergem da coluna é fundamental para identificar as causas de ciatalgia
  • Hérnia de disco ou protusão discal – quando o disco que fica entre uma vértebra e a outra comprime o espaço por onde passa o nervo ciático.
  • Artrite e atropatia – causam dor devido atrito e inflamação.
  • Vértebra fora do lugar (espondilistese) – fratura ou degeneração também diminuem o espaço por onde passam os nervos.
  • Síndrome do piriforme – Músculo triangular que faz contato direto com o nervo ciático. Quando contraído cronicamente ou inflamado, comprime o nervo ciático gerando ciatalgia.
  • Tumor
  • Infecção

Resumindo, existem causas de dor que ocorrem devido a compressão dos nervo ciático. Isso pode ocorrer nas seguintes regiões: lombar, como a hérnia de disco, artropatia, vértebra fora do lugar; pela expansão por uma lesão (infecção ou tumor); e por alterações musculares.

Tratamento Caseiro para dor ciático – Exercícios para ciatalgia

Atenção, você deve procurar um médico para avaliar sua dor nas costas. Não realize nenhum exercício ou alongamento se a sua dor nas costas piorar com a movimentação e alongamentos.

Para aquelas pessoas quem tem alívio da dor quando fazem exercícios, se movimentam, isso sugere que a causa da dor seja muscular. Portanto, se você tem melhora da dor nas costas com a movimentação, caminhada ou exercícios, você pode se beneficiar dos seguintes exercícios e alongamentos.

Os alongamentos servem para relaxar a musculatura ao mesmo tempo que funcionam como leve estimulação.
Os exercícios servem para fortalecer os músculos que sustentam a coluna e a região lombar de modo a melhor estabilizar a coluna e assim diminuir a dor.

Os seguintes alongamentos para aliviar dor ciático: execute-o por pelo menos 10 segundos e não mais do que 1 minuto, sem sentir dor, mas sentindo alongar. Repetir 3 vezes ao dia pelo menos. A idéia é que você faça esses alongamentos de forma rápida, em menos de 3 minutos para não atrapalhar o seu dia a dia.

Alongamento para a coxa - ereto e sentado no chão, traga a perna com o joelho dobrado o mais próximo do corpo sem tirar o pé do chão
Alongamento para a coxa – ereto e sentado no chão, traga a perna com o joelho dobrado o mais próximo do corpo sem tirar o pé do chão
Deitado, mantenha uma perna esticada e traga o joelho para perto do peito, deixando a perna paralela ao chão
Deitado, mantenha uma perna esticada e traga o joelho para perto do peito, deixando a perna paralela ao chão
Alongamento para lombar e para a raiz da coxa um dos mais doloridos mas efeitvos alongamentos para aliviar dor ciático
Alongamento para lombar e para a raiz da coxa um dos mais doloridos mas efeitvos alongamentos para aliviar dor ciático
Alongamento do músculo piriforme e glúteos: deitado coloque o pé em cima de um joelho e traga o joelho com o pé apoiado para perto do corpo
Alongamento do músculo piriforme e glúteos: deitado coloque o pé em cima de um joelho e traga o joelho com o pé apoiado para perto do corpo

Exercícios para tratamento caseiro ciatalgia:

Exercite a musculatura ao elevar e abaixar as pernas de forma delicada com as costas apoiadas no chão ou superfície lisa
Exercite a musculatura ao elevar e abaixar as pernas de forma delicada com as costas apoiadas no chão ou superfície lisa

Quando eu devo procurar um médico sobre a minha dor nas costas?

Não assuma que está tudo bem, você deve procurar um médico sempre. Ele que vai te orientar corretamente e vai te explicar o que deve ser feito para tratar sua dor nas costas. Essa página serve apenas como um guia.

Você deve obrigatoriamente procurar um médico especialmente se tiver:

  • Dor persistente que não melhora com repouso ou exercício
  • Dor limitante para fazer atividades do dia a dia (tomar banho, trabalhar)
  • Dor que não melhora sozinha após 1 mês
  • Você tem fraqueza nas pernas
  • Você tem formigamento nas pernas
  • Você não consegue segurar o xixi ou o coco
  • A dor apareceu junto com febre ou outros sintomas
  • Você toma medicamento imunossupressor como corticóides (prednisona)
  • Tem história pessoal de cancer ou osteoporose

Sumário

Dor ciática é algo muito específico que você deve deixar seu médico diagnosticar. Mesmo assim, algumas pessoas, se beneficiam se exercícios e alongamentos para região lombar e raiz da coxa quando sentem alívio após caminharem e se exercitarem. Para esses, espero que esses alongamentos e exercícios tenham ajudado a melhorar as dores nas pernas e nas costas, pois os alongamentos para aliviar dor ciático são um dos melhores tipos de tratamento caseiro de ciatalgia.

Fonte Uptodate

22 Comments

  1. Boa tarde! Tenho 58 anos, e desde 22 anos,quando tive minha filha,é que tomei conssiencia ,que eu tinha um problema sério na coluna. Ás vezes até brinco com meu filho,de que ele, veio ao mundo, contra receita médica; porque segundo os médicos eu não poderia mais ter filhos! Sofro muito,doe demais,já tomei até morfina,por causa,da dor,e não passou. Por eu ser faxineira, passadeira de roupas e empregada,doméstica,tive de parar de trabalhar,o que me levou a depressão,pois desde muito jovem ,eu trabalho,e sempre tive o meu dinheiro. Hoje por nunca ter pago INNS e nem ter sido registrada,não recebo auxilio nenhum, o que me deixa mais aguniada. Faço Lian-gong, o que muito me ajuda,tanto nas costas, como na depressão. Fiquei muito feliz em ver que até que enfim, algo de bom, para quem tanto sofre, com estas dores, irritantes. Obrigada! Eunice.

  2. Gostei muito, aliviaram minhas dores na bunda com esse tratamento caseiro da ciatalgia.

    1. vanilza aparecida salgado

      meu nome e´ vaniza tenho muita dores na coluna tem horas que acho que nao vol andar mais oque faso para nao senti tanta dor e´ 24 horas de dor ja procurei medicos mais a resposta e´sempre a mesma vc vai ter que comviver com essa dor o resto da vida

      1. Você pode sempre procurar a opinião de outros médicos Vanilza, mas nenhuma página de internet, revista ou site vai valer mais do que a anamnese e entrevista do médico na sua consulta.
        Abraços

      2. PEDE O MEDICO NEUROLOGISTA PARA INDICAR TYLEX 7,5 CODEIN OU TRAMADOL VOCE VAI FICAR BOA RAPIDINHO

  3. Pingback: Exercicios para Dor Lombar - Aliviar Dores Lombares

  4. ADRIANA ELENA BADAN GERALDO

    TENHO FACETAS DEGENERADAS ,DOR LOMBAR INTENSA E O MEDICO RECOMENDOU CIRURGIA PARA COLOCAÇÃO DE PLACA DE TITANIO E PINOS ,GOSTARIA DE SABER SE ESSA TECNICAO ´E MESMO A MAIS ADEQUEDA.MTO OBRIGADA ADRIANA ELENA.

      1. maria de lourdes de Almeida Alves.

        vou começar a fazer ,pois tenho muita dor no femo, eu acho que é do ciático.

  5. eu tenho 35 anos de idade e ja fazer bem uns 7 anos q sofro com essas dores, ciaticas ou lombar, e ja recorro atds os tipo de soluçoes so fico variando entrea elas sera q qdo eu envelhecer mais, vou piorar ou vou ficar numa cadeira de rodas? na verdade a ultima coisa q eu faço hoje e tomar remedio p/ dores pois ja me prejudiquei muito com isso a medicina tradicional da com uma mao e tira com a outra entao faço td alongamento descanso, acupuntura, quiropraxia,nataçao, mantenho meu peso sempre a baixo, na zona de conforto p/ se alimentar bem, sou herbalifiana sempre repondo os nutrientes q o corpo pede mas nao tem nos alimentos,e busco fugir do extress, né q é muito dificio p/ muitos, e estou sempre estudando sobre as doenças em geral pois sou personal couting, de muitas pessoas, td bem essa vida q eu levo Dr.esse é o caminho? me responda com sinceridade o q vc pensa da minha velhice e o q mais posso fazer, p/ ter um velhice q nao seja tao dependente…Obrigada por me atender

    1. VA AO INSS E PESSA UMA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ ( AUX. DOENÇA DEFINITIVA )

  6. Fernanda Nunes

    Poder fazer caminha na estreira?

  7. CARAMBA SE MEU PAI FIZER ESSES EXERCICIOS ELE NUNCA MAIS ANDA! A DOR É IMENSA E ELE NAO CONSEGUE NEM SE MEXER DIREITO!

    1. Fabricio Reis

      Indique a ele um bom profissional que faça shiatsu. Melhorei muito com essas massagens localizadas e com acumpultura.

  8. Renata Vicentini

    A quinta figura mostra o melhor alongamento para ciático que existe!

  9. olá tenho sofrido com dor na coluna,mais na parte perto do bumbum,já faz 8 meses,tenho tomado vários tipos de remédios pra dor,e nada tem passado,tenho gastado muito dinheiro com consultas ao ortopedista e nada também..me ajudem.obrigada

    1. bom dia a todos, vou começar a fazer tratamento alternativo com unha de gato, havendo a situação no positivo, eu escrevo aqui contando.

  10. em 3 meses passei por varios ortopedistas mas esse site me abriu a mente duvidas qual caminho a seguir gostei muito.

    1. Siga a orientação de seus médicos.

  11. estou com o nervo ciatico, fui no medido ja estou medicada, mas estou com a perna e os pes bem dormente e formigando, comecei a fazer fisioterapia, mas estou com dor ainda e estou com medo da minha perna nao voltar.

  12. Auzenira Martins

    Adorei as dicas vou fazer alongamento todos os dias

  13. ola pessoas eu sofri um acidente quando tinha 21 anos de moto, o motoqueiro me pegou na calçada e fiquei com sequela por resto da minha vida, tenho dor cronica e hoje queria que alguem me ajuda-se para ser normal como eu era, hoje tenho 33 anos e minha vida e muito ruim para mim a vida acabou pois queria ter uma vida normal como eu tinha antes, queria realizar meus sonhos e poder fazer tudo que uma pessoa normal faz, se alguem poder me ajudar agradeço muito desde agora,pois nao tenho dinheiro para fazer um tratamento mas se alguem ler o meu depoimento e quiser me ajudar agradeço muito!!!muito obrigado!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *