Por que meu celular trava ? – 3 causas de travamento nos celulares

Descubra quais as principais causas de travamento no celular e sua soluções. Entende por que seu celular trava e como resolver.

Os celulares já são compostos na sua maioria por smartphones (ao menos os em demonstração nas lojas), ou seja, são computadores pequenos. E tal como computadores que tentam exercer inúmeras funções e rodar inúmeros aplicativos, podem também travar, tal como o computador trava.

E existem muitos motivos pelos quais seu celular pode travar ou terminar uma app, porém cada travamento arrisca perder seus dados do app e ainda determinar perda de velocidade, sendo uma das causas de celular lento.

Por que celular trava?

Diferentemente do computador, quando descrevemos os 5 principais motivos por que o computador trava, dividimos entre hardware e software. No caso dos celulares a culpa dos travamentos é basicamente do software, pois cada uma das peças do celular foi escolhida pelo próprio fabricante – e por isso que comprar os celulares de China pode fazer o barato sair caro, como diria o Prof. Rubin.

Celulares também travam - Tanto o iPhone quanto Android podem travar por inúmeras causas, muitas que podem ser resolvidas - Na imagem o iPhone em modo de segurança

Celulares também travam – Tanto o iPhone quanto Android podem travar por inúmeras causas, muitas que podem ser resolvidas – Na imagem o iPhone em modo de segurança

Tal como no caso do computador, existem erros pontuais, que são randômicos, ocorrendo ao acaso e não sendo reprodutíveis e os erros sistemáticos, que são reprodutíveis. O exemplo de erro sistemático é aquele app que toda vez que você abre ele trava o seu celular, enquanto o randômico é quando você está no meio de um jogo e ele trava o celular, mas tentando novamente tudo funciona normal.

No celular, é muito fácil identificar um travamento: ou o app fecha sozinho,  ou o sistema reinicia automaticamente. E o racional para identificar o causador do problema é mais simples no caso do celular:

  • O app que estava rodando é o culpado na vasta maioria das vezes, especialmente quando ele fecha sozinho e o resto do sistema continua funcionando normalmene.
  • Os apps em plano de fundo podem ser o culpado quando o sistema reinicia sozinho ou quando há um aviso que um app fechou de forma inesperada
  • Lembre-se que as modificações não oficiais do sistema, como Jailbreak no caso do iPhone e as roms modificadas do Android podem aumentar significativamente os travamentos e erros no celular

Antes de seguir qualquer tutorial, recomendo fazer backup celular antes de aplicar qualquer modificação no seu celular.

Sistema operacional não atualizado

A falta de atualização impede com que bugs e falhas do sistema sejam corrigidas, o que prejudica a performance do sistema. A cada atualização do sistema operacional imperfeições podem ser corrigidas e, a longo prazo, a performance do celular vai melhorar, tanto na questão de travamentos e fechamentos de programas como gerenciamento de memória e erros.

iOS 7, a última versão do sistema para celulares da Apple e Android 4.3 a ultima versão do sistema do Google para alguns smartphones

iOS 7, a última versão do sistema para celulares da Apple e Android 4.3 a ultima versão do sistema do Google para alguns smartphones

Como resolver os travamentos por sistema não atualizado

No iPhone o problema é bem simples de resolver, basta atualizar o seu aparelho no seu iTunes. Como irei explicar abaixo, recomendo dar pelo menos uma semana antes de atualizar o seu aparelho pois pode acontecer exatamente o contrário – o sistema ficar mais lento – portanto aguarda a opinião dos apressadinhos antes de instalar.

No Android, o problema é bem mais complexo, pois nem todo aparelho pode receber a atualização, por limitação do fabricante e nem todo aparelho consegue rodar de modo satisfatório a última versão. Portanto há viés entre o aparelho ser capaz de rodar satisfatoriamente mas a empresa não querer e o aparelho ficar pior após atualizar.

Eu sugiro procurar nos fóruns especializados a opinião de quem atualizou, como fez e se valeu mesmo a pena. Mesmo porque ao atualizar sem o uso da fabricante, você terá que fazer Root e poderá perder algumas vantagens trazidas pelo seu modelo de celular.

Sistema operacional atualizado demais

Paradoxalmente uma das piores coisas que pode acontecer é você atualizar o seu celular e ele ficar ainda mais lento. Isso acontece usualmente por adição de funcionalidades ao sistema, necessárias, mas que não serão bem acompanhadas por todos os fabricantes.

Downgrade é uma das soluções quando o celular passa a travar após ter sido atualizado

Downgrade é uma das soluções quando o celular passa a travar após ter sido atualizado

Esse foi um dos motivos pelos quais o Google permitiu que cada fabricante decida qual de seus modelos poderá ser atualizado. A Samsung apenas tem mais de 50 modelos de aparelhos smartphones, cada um com processadores, memória, câmera fotográfia e resolução diferente – nem todos são capazes de rodar a última versão do Android. A Apple apesar de ter mais controle sobre suas versões do iPhone, também causa muitos problemas na atualização de seus smartphones, como no caso do lançamento do iOS 5 nos modelos antigos.

Como resolver um sistema operacional celular atualizado demais

A primeira e principal dica é esperar os cobaias, ou seja, aquelas pessoas que querem atualizar assim que disponível, escrevam e elogiem ou reclamem da atualização. Isso te poupa uma tremenda quantidade de tempo e ainda dá tempo os desenvolvedores corrigirem os bugs que podem estar causando esse problema.

A segunda é a realização do downgrade, muito mais fácil nos aparelhos Android e root, mas que também pode ser realizada no iPhone usando Jailbreak ou algumas dicas, dependendo da versão.

Pouca memória Ram e poder de processamento disponível

Apesar de nós desejarmos todos os programas disponíveis 24h, abertos, rodando e atualizados, os recursos do sistema, dentre eles RAM, conectividade, bateria e processador são limitados, portanto quando o sistema operacional é obrigado a dar atenção à inúmeras atividades, os travamentos acontecem.

Portanto muitos apps realmente rodando ao mesmo tempo pode determinar perda de performance e as vezes acontece o inesperado: o celular trava.

Memória RAM usada extensivamente e mal uso do poder de processamento do chip do smartphone (threads) pode levar o celular a travar, ocasionados pelos apps e as vezes pelo próprio sistema

Memória RAM usada extensivamente e mal uso do poder de processamento do chip do smartphone (threads) pode levar o celular a travar, ocasionados pelos apps e as vezes pelo próprio sistema

Tanto o Android quanto o novo iOS 7 são multitasking e desenvolvidos para  a maioria das pessoas se sentir feliz e ter a vida facilitada por eles. No entanto para o usuário avançado ou para o jogador de plantão, talvez seja útil utilizar apps que conseguem direcionar melhor a memória e o poder de processamento do celular. Portanto, não espere que o celular funcione perfeitamente para você, cada pessoa o usa de uma forma diferente.

Como resolver pouca memória ram e processamento que fazem o celular travar

No caso do Android, nós já escrevemos um artigo sobre como deixar celular Android mais rápido com um gerenciador de memória, mas a melhor solução é usar o nosso artigo sobre como celular lento para identificar as causas por completo e resolver seu celular. Se o seu aparelho for Rooted, utilize o Greenify, um hibernador automático de apps que permite dar foco ao seu celular – à custa do multitask.

No caso do iPhone, só há soluções para jailbreak. Dentre elas, a melhor é o Battery Doctor Pro, tweak do Cydia que eu não posso deixar de tecer elogios. Dentre todos que eu ja testei, o Battery Doctor Pro é o único que integra tudo: notificações, fechamento de apps, controle de wifi e bluetooth automático, medição de uso de bateria por app, qualidade da bateria, esse é o melhor Tweak do Cydia, além de ser completamente grátis.

Battery Doctor Pro não apenas gerencia o Wifi e Bluetoth, como adiciona essas funções nas notifições e ainda fecha os apps não usados, exceto os que você permitir

Battery Doctor Pro não apenas gerencia o Wifi e Bluetoth, como adiciona essas funções nas notifições e ainda fecha os apps não usados, exceto os que você permitir

Como resolver travamento do celular e fazer ele parar de travar?

  1. A primeira coisa a fazer é fechar todos os apps
  2. Depois você deve reiniciar o seu celular no iPhone, segure ao mesmo tempo o botão Home e o botão Power até aparecer o logo da Apple.
  3. Não funcionando, recomendo limpar o aparelho, deletando os apps não utilizandos e fazer a limpeza do celular iOS e limpar o Android.
  4. Outra tentativa é desligar, aguardar uns minutos e então ligar novamente.
  5. Formatar e restaurar o aparelho é outra opção quando o problema persiste.
  6. Por fim você talvez precise trocar ou atualizar, caso persista o travamento do celular.

Outros

Pouco espaço livre no celular

A pequena quantidade de espaço livre no aparelho, pode em última análise prejudicar o sistema. No entanto, isso hoje em dia é cada vez menos relevante dado o uso ubíquo das memórias em flash para o armazenamento de dados. Mesmo assim limpar a memória do iPhone e Ipad só irá fazer bem ao seu celular.

Fim da vida útil do celular

Antes, a vida útil de um dispositivo era igual para todos: quando ele parava de funcionar você tinha que comprar um novo. Agora essa fato não é mais verdade, pois muitas vezes o celular não é mais útil para você pois ele não mais supre suas necessidades. Os apps mudam, exigem maior processamento, mais memória, melhor placa gráfica para os jogos, todos são fatores que fazem maiores exigências do hardware e podem causar maior número de travamentos.

Avaliar os apps que consomem memória e uso multitasking

Outra forma de identificar uma das causas de travamento, em especial as por consumo exagerado de memória RAM, pode ser através de um app como WakeLock Detector para Android, que mostra estatísticas dos apps que mais solicitaram ativadade do sistema.

WakeLock colhe estatísticas de uso de memória e processador dos apps que estavam rodando em multitasking, para identificar os culpados pelo uso excessivo do celular

WakeLock colhe estatísticas de uso de memória e processador dos apps que estavam rodando em multitasking, para identificar os culpados pelo uso excessivo do celular

Para usar o Wakelock é muito fácil: instale, carregue sua bateria e inicie o modo de diagnóstico no app, marcando a opção de mostrar os processos do sistema. Agora é só esperar ele colher os dados por algumas horas (sem fazer uso do celular) e deixando seus apps rodando em background. Como resultado você terá os apps que mais solicitaram processador e memória, quantas vezes e mais.

Sumário

Existem inúmeras causas relacionadas a travamento nos celulares, a vasta maioria relacionada a software e apps, sendo uma pequena parcela relacionado ao desgaste / desatualização do mesmo. Utilize o conhecimento das causas de travamento para conseguir resolver o porque seu celular trava e aumentar a vida útil de um aparelho que hoje é tão caro quanto um computador.


Um comentário

  1. Bons comentarios, mim ajudou bastante!

    Anderson /

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>