Melhores programas para ler livros, ebooks no celular, tablet e PC

Top 3 melhores programas para ler livros ebooks no PC, celular e tablet. Conheça o melhor programa para guardar ebooks e ler livros no PC, celular e tablet.

Cada vez mais estamos consumindo conteúdo em meio eletrônico, seja através da tela do computador, tablet e celular. Com os custos reduzidos de distribuição (quase zero), podemos carregar uma biblioteca inteira nos dispositivos eletrônicos.

No entanto, existem algumas questões altamente relevantes que devem ser pensadas antes de você comprar qualquer livro na internet, que infelizmente independem do programa para ler livros ebooks que você vai usar. Após levantarmos esse ponto, iremos listar os melhores softwares para guardar ebooks e ler livros.

O problema dos eBooks na atualidade

Quando você compra um livro físico, ele é seu e sua propriedade para fazer o que bem entender, seja ler, emprestar para um amigo, usar de apoio de mesa ou até queimar. Entretanto, o mesmo não ocorre com os livros digitais, os e-books.

Bonita, organizada e bem diagramada, no entanto uma prisao para seus livros, caso voce queira, algum dia, trocar de sistema operacional do Tablet, celular e computador

Bonita, organizada e bem diagramada, no entanto uma prisao para seus livros, caso voce queira, algum dia, trocar de sistema operacional do Tablet, celular e computador

Algumas empresas servem apenas os livro para você em suas plataformas, não fazendo esforço algum para expandir esse modelo e facilitar a leitura independente da plataforma e sistema operacional. Outras, oferecem apenas versões para ler online, não suportando tablets e celulares.

Além disso, muitas vezes o livro te pertence em regime de comodato, ou seja, não te pertecem, você apenas compra a possibilidade de ler o ebook por tempo indeterminado, podendo ser ele, modificado, atualizado. Nesse formato você não pode emprestar para ninguém.

Dadas essas limitações e o fato do livro quase nunca ser, de fato seu, o primeiro e mais relevante ponto a ser tomado é decidir por comprar livros em uma das lojas virtuais e seus softwares / leitores, de modo a unificar todos seus livros em um só lugar.

As maiores lojas para comprar livros ebooks: suas vantagens, desvantagens e características

  • Amazon Kindle o maior acervo de livros para vender tanto offline quanto através de sua plataforma de distribuição o Kindle. Para nós brasileiros, apresenta pequena quantidade de livros traduzidos para português ainda, apesar de sua chegada ao Brasil já ser importante e contar com milhares de livros traduzidos para português.
    Sua plataforma virtual do Kindle é sem dúvida a mais completa, pois oferece não apenas leitor para  iPhone e iPad, mas também para Android, para seu próprio Kindle Reader, para PC, para Mac e até para ser lido na núvem.
    Sua grande vantagem frente aos outros sistemas é o de já permitir o empréstimo de livros por até 14 dias. Infelizmente cada livro só pode ser emprestado até uma vez, enquanto que revistas não podem ser emprestadas.
    Outra grande vantagem de quem tem toda a biblioteca na Amazon é seu grande e eficiente sistema de livros similares e sugestões, que muitas vezes impressionam e te ajudam muito.
  • iBooks da Apple – Grande qualidade de diagramação, muito superior ao dos concorrentes, simulando muito os livros em PDF que são iguais aos impressos que podem ser vistos na internet. Sua loja é aberta para quem tem iPhone, iPad e Mac, não sendo possível ler livros nos outros sistemas operacionais nem na internet.
    Outra desvantagem da iBookStore é o fato dos livros serem, via de regra, muito mais caro que na Amazon – motivo pelo qual a Apple está envolvida no cartel dos livros nos EUA, para denunciar as demais.
  • Google Play Books – Apesar de não contar com um acervo tão grande quanto o da Amazon, a Google Play Books vem crescendo de forma rápida e o que é melhor: já possui muitos livros traduzidos para o Português! Seu sistema é tão completo quanto o próprio sistema da Amazon, funcionando em Android, tablets, celulares, iPhone, iPad, computador e Mac, especialmente através do leitor virtual.
    Infelizmente ainda não consta com sistema de trocas e empréstimos de livros.
  • Livraria Cultura – Com o apoio do Kobo, um tablet voltado para a leitura, a Livraria Cultura saiu na frente no Brasil ao ter uma ampla seleção de ebooks e ainda suportar todas as plataformas, como iPhone, iPad, Android, PC e Mac.
  • Saraiva –  Com uma seleção tão grande quanto a Livraria Cultura, senão maior, e ainda com a mesma qualidade de plataformas oferecidas, incluindo Windows, Android, iOS.

Por isso, apesar da grande qualidade de diagramação dos livros, eu não recomendo a compra de nenhum livro através da iBook Store da Apple: não há, no futuro próximo, a chance de vermos um app para Android, diferentemente do que vemos do iTunes para Windows.

As demais empresas, tanto brasileiras como americanas, não permitem o download do livro livremente na forma de DRM free, para tentar coibir a pirataria, o que, simultaneamente impede que você compre o arquivo o leia onde quiser, tal como fazemos com as músicas, você pode comprar na Amazon, mas ouvir no iPod ou ainda no seu Sony Walkman.

Quanto às outras lojas, fica claro que os apps da Amazon são os mais bem desenvolvidos e criados, menos propensos a bugs e erros, seguidos de perto pelos do Google Play Books. Livraria Cultura e Saraiva vencem no quesito de livros em português, sendo meu recurso quanto não encontro os livros em uma das outras duas lojas, escolhendo entre um e outro dependendo do preço e parcelamento.

Outras opções de leitores de livros ebooks

Adobe Digital Editions

Adobe Digital Editions é um dos mais bonitos e organizados leitores de ebooks para PC e Mac. Com uma interface simples e bonita, você vê todos os livros com DRM e sem com a formatação preservada, permitindo grifar, pesquisar e criar uma biblioteca bonita no seu computador.

Adobe Digital Editions e um bonito, elegante e organizado leitor de ebooks para PC e Mac, sem afiliacao com lojas de livros digitais

Adobe Digital Editions e um bonito, elegante e organizado leitor de ebooks para PC e Mac, sem afiliacao com lojas de livros digitais

Sua desvantagem é não ter alternativas para os tablets e celulares iOS e Android, o que impede a sincronização, especialmente das páginas e conteúdo grifado. Além disso ele instala a plataforma de Flash requerida pela Adobe para instalar seus programas.

Baixar Adobe Digital Editions

EPUBReader para Firefox

EpubReader para Firefox - Simples, relativamente leve e abre a grande maioria dos arquivos

EpubReader para Firefox – Simples, relativamente leve e abre a grande maioria dos arquivos

Serve como opção para quem não quiser instalar todos os addons do Adobe Digital. Simples, prático, requer o navegador de internet Mozilla Firefox e consegue ler a grande maioria dos arquivos ePub, apesar de nem sempre manter a formatação.

Baixar EpubReader para Firefox

MagicScroll o Leitor simples e leve para Chrome

MagicScroll um leitor leve e minimalista para Google Chrome

MagicScroll um leitor leve e minimalista para Google Chrome

MagicScroll é minimalista, permitindo ler livros de uma forma simples e sem muitas funcionalidades, servindo apenas como leitor emergencial para quem não tem onde ler um ebook. Apesar disso, pela integração com Chrome e sua leveza, vale a menção.

Baixar MagicScroll para Google Chrome

Calibre – O todo poderoso software para ler e transformar Ebooks

Calibre é o software mais completo para gerenciar ebooks e converter eles, sendo melhor definido como o iTunes dos eBooks. Capaz de catalogar todos os livros, puxar metadados a partir do ISSN e/ ou título.

Calibre o todo poderoso dos ebooks - gerencia, obtem informacoes, sincroniza, converte e ainda organiza todos livros no computador

Calibre o todo poderoso dos ebooks – gerencia, obtem informacoes, sincroniza, converte e ainda organiza todos livros no computador

Além de contar com um leitor de ePub embutido, com todas as funções esperadas,  ele também sincroniza os livros com os gadgets de leitura que permitem tal controle, como os Android, Kindle e Sony, consegue fazer a conversão entre os múltiplos formatos de arquivos existentes :

Converte de : CBZ, CBR, CBC, CHM, DJVU, DOCX, EPUB, FB2, HTML, HTMLZ, LIT, LRF, MOBI, ODT, PDF, PRC, PDB, PML, RB, RTF, SNB, TCR, TXT, TXTZ

Para: AZW3, EPUB, FB2, OEB, LIT, LRF, MOBI, HTMLZ, PDB, PML, RB, PDF, RTF, SNB, TCR, TXT, TXTZ

Comprei um livro em uma das lojas mas não quero ler no seu leitor, o que eu faço?

Existem algumas opções de programas que servem para remover proteção DRM livros ebooks. Apesar de nem sempre funcionarem, servem como alternativa aos nem sempre bons apps e leitores de ebooks que as lojas obrigam a gente a ler.

Por que as lojas impedem que você baixe e leia o arquivo em outro lugar?

Infelizmente isso ocorre devido a pirataria, o que levou as lojas a aprisionar os livros dentro de seus programas e apps através de limitações DRM (Digital Rights Management).  No entanto, em muitos casos, o consumidor honesto é quem é sacrificado, já que tem que ler seus livros em apps subótimos ou ainda não pode ler eles na plataforma que ele tem disponível.

Sumário

Comprar um livro digitalmente requer atenção às liberdades que você quer ter com os seus arquivos, especialmente se você acredita no conceito de independencia de plataforma, o que exclui a iBookStore da Apple. Adiante, a qualidade dos apps da Amazon e Google Play Books, sua sincronização e performance é algo a ser considerado, devendo também pesar que as lojas brasileiras tem uma quantidade de livros muito maior do que as demais, antes que você defina qual os melhores programas para ler livros, ebooks no celular, tablet e PC.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.