Comparação PS4 e Xbox One: qual o melhor videogame para comprar

PS4 vs Xbox One comparados do hardware ao software para te ajudar a decidir qual videogame para comprar. Comparação PS4 e Xbox one, qual o melhor videogame.

Hoje a escolha de um videogame para comprar é muito mais complexa do antigamente. Com a conectividade online, jogos exclusivos e uma comunidade online, a comparação vai muito além do poder de processamento do console.

Não só isso, para muitos, hoje o videogame não apenas é para jogar, mas também DVD e Bluray player, faz streaming de canais, filmes, ou seja, ocupa em geral a televisão central da casa, tornando-o o verdadeiro centro de entretenimento.

Comparação PS4 e Xbox One: como escolher o melhor videogame para comprar?

Existem muitos motivos para determinar qual o video-game você deve comprar, dentre eles, os principais: o preço, o tipo de entretenimento que você espera ter, o videogame que seus amigos vão comprar.

Comparação PS4 e Xbox One: qual o melhor videogame para comprar

Comparação PS4 e Xbox One: qual o melhor videogame para comprar

Hardware – PS4 vs Xbox One comparados em todos seus quesitos

Desde o PS3 a Sony investiu pesado no hardware do seu sistema, porém fez um gigantesco erro ao criar seu próprio chip e esperar que os desenvolvedores aprendessem a usar ele logo de cara. Isso levou a um grande atraso no surgimento de bons jogos, o que permitiu o ganho de espaço para a Microsoft. Não mais.

A Microsoft também percebeu que os gamers também querem potência e alto poder de processamento no seu videogame, embutindo agora o Xbox One com o BluRay e um processador bem poderoso, a fim de dar longa vida para o seu console.

PS4 vs Xbox One tem hardware semelhante, com pequena vantagem para o PS4, desconsiderando o Kinect 2

PS4 vs Xbox One tem hardware semelhante, com pequena vantagem para o PS4, desconsiderando o Kinect 2

Xbox One PlayStation 4
Processador 8-core x86 CPU 8-core x86 CPU
GPU AMD powered Next-gen AMD Radeon, runs at 1.84 Tflops
RAM 8GB GDDR3 8GB DDR5
Armazenamento interno 500GB HDD 500GB HDD
Disco óptico Blu-ray/DVD Blu-ray/DVD
HDMI In and Out

Suporte para 4k

Out
Portas USB 3.0, 802.11n, Gigabit Ethernet USB 3.0, Ethernet, 802.11n, Bluetooth 2.1
Preço U$499.99 (inclui Kinect) U$399.99
Compatibilidade reversa Incompatível com Xbox 360 Incompatível com PS3 (pretendem relançar os games online)
Jogos usados Autenticação dos jogos com eventual taxa Sem taxas ou restrições
Requerimento Internet Precisa de internet para ser ligado pela primeira vez Sem requerimentos
Data de lançamento Novembro de 2013 (inclusive no Brasil) Fim de 2013 (Brasil ?)

Faço uma ressalva a favor do Xbox One no entanto, durante a apresentação do console foi indicado que os desenvolvedores eventualmente poderiam fazer uso de processamento na núvem, oferecido pela Xbox Live, para ampliar os seus games e distribuir de forma atualizada e contínua seus jogos. Isso é excelente e ainda não visto nos consoles, afinal o OnLive não saiu do papel para nós Brasileiros.

Controle Xbox One e controle do PS4

O Controle do Xbox One tem grande ergonomia, ainda melhorada em relação a versão do Xbox 360, em especial do seu sensor vibratório que agora é individual de cada botão.

O controle do PS4 é o DualShock 4 também com melhor qualidade dos sensores vibratórios e do MotionSensor no seu interior. Suas maiores inovações são o botão de touchpad no seu centro, que pode ganhar muitas funções dependendo do jogo, além do seu botão compartilhar para mandar imagens e vídeos.

No fim é preferência pessoal de ergonomia, sendo minha preferência o do Xbox One, porém o Motion Sensor do PS4 foi uma grande adição, no entanto a Microsoft está fazendo a aposta com a segunda tela no seu smartphone ou tablet através do Xbox SmartGlass, em especial para controlar os seriados e ver outras informações dos jogos.

Microsoft Xbox One Smartglass vai trazer a tela do seu videogame e funcoes avancadas diretamente do seu tablet e smartphone, seja ele Android, iOS ou WIndows Phone

Microsoft Xbox One Smartglass vai trazer a tela do seu videogame e funcoes avancadas diretamente do seu tablet e smartphone, seja ele Android, iOS ou WIndows Phone

Sensores de movimento

Kinect 2 vs PS4 Eye os sensores de movimento da Microsoft e Sony, bem diferentes em qualidade e funcionamento

Kinect 2 vs PS4 Eye os sensores de movimento da Microsoft e Sony, bem diferentes em qualidade e funcionamento

Enquanto que a Sony investiu marginalmente no Playstation Eye, notadamente pela sua pequena quantidade de títulos voltados para ele e seu fraco desempenho em vendas através do PS3 Move, o Eye terá resolução de 1280×800 px com detector do controle DualShock 4 e do PS3 Move.

Já o Kinect 2 dá um banho de tecnologia, com maior detalhe na captura dos movimentos, inclusive dos movimentos finos, além de ter resolução de 1080p e capacidade para detectar 6 pessoas ao mesmo tempo. Além disso, o software integrado permitirá aos desenvolvedores reconhecer as articulações e movimentos até duas vezes mais facilmente.

Toda essa inovação do Kinect 2 é voltada não apenas para os jogos, toda a interface está mais rápida e desenvolvida para ser usada sem controles, tanto que o videogame liga apenas falando XBOX ON.

Mídia e Home Center – Qual videogame será o seu centro de entretenimento

Essa pergunta é muito difícil de ser respondida nos EUA, porém no Brasil é infelizmente simples. Com ínfimo suporte aos canais a cabo, suporte limitado ao Netflix e outros canais de streaming, ambos os video games deixam a desejar para nós brasileiros.

Dito isso, o Xbox One terá maior integração com mais canais e serviços de streaming em comparação com o PS4, porém não servem para nós Brasileiros. Para você ter uma idéia de como será nos EUA, você irá conectar o cabo da televisão no seu videogame, ele irá revolucionar por completo tudo o que você conhece por televisão: guia integrado de programação, gravar programas, falar o nome de um programa para ir direto para ele e muito mais.

Xbox One será o melhor midia center e centro de videos, shows e filmes, mas talvez não para nós brasileiros, ao menos inicialmente

Xbox One será o melhor midia center e centro de videos, shows e filmes, mas talvez não para nós brasileiros, ao menos inicialmente

Precisamos ver como será a descoberta e funcionamento dos serviços de compartilhamento via PC, como o Plex App e o XMBC, porém acredito que ambos seja similar.

Comunidade Online – PS Online vs Xbox Live

A PS Online ganhou muita adesão pelo fato de ser grátis no mundo inteiro além de receber seus jogos antigos referentes ao já mais famoso PS2. Espera-se que haja ainda maior integração das formas sociais de jogabilidade, como unir-se a um jogo com um amigo ou ligar para um amigo e jogar outro jogo, coisas que já existiam na Xbox Live.

Além da maior forma social da Xbox Live, com a capacidade de jogar jogos e conversar com amigos em outros jogos, ligar para um amigo só para conversar e usar o Kinect e o Skype para conversar através de videochat, já havia um certo ranking dos jogadores que tem mau comportamento.

No Xbox One haverá ainda mais integração com os amigos, um sistema de ranking ainda mais integrado, permitindo que todas as partidas online sejam de um nível adequado e desafiador. Só não vi em nenhum lugar se ela terá algum custo.

Jogos Exclusivos

No lançamento teremos como jgoos exclusivos

Xbox One - Ryse: Son of Rome, Dead Rising 3, Forza Motorsport 5, Killer Instinct, LocoCycle and Kinect Sports Rivals, COD Ghosts.

PS4 - Killzone Shadow Fall, DriveClub, Knack and Diablo 3, COD Ghosts

Apesar de termos mais jogos lançados para a Xbox, O Ps4 sempre teve uma maior quantidade de jogos de qualidade exclusivos, e, com o novo processador mais habitual, espero que os desenvolvedores lancem cada vez menos jogos exclusivos, mas se você for optar para ter acesso a maioria dos games, comprando apenas um videogame, escolha apenas o PS4.

Preço

O Xbox One saindo por 100 dolares a mais, porém com o Kinect 2 incluso, é uma grande diferença de preço, comparando os 499 vs 399. Para nós brasileiros, esperamos o Xbox One por 2200 reais e o PS4 por 1900 a 2000 reais.

Diga-me qual console seus amigos vão comprar e eu te direi seu próximo console

Com cada vez maior quantidade de jogos online e a capacidade de jogar junto com todos os seus amigos, com microfone e alta qualidade de imagem, cada um na sua televisão FULL HD, os jogos online serão cada vez mais desafiadores com os amigos.

Não seja brega e faça uma pesquisa, mas converse com eles a respeito de ambos os videogames, tentando convencer eles do console que você mais gosta. Mas se todos quiserem jogar com um, não nade contra a maré, jogar com os amigos é bem mais divertido!

DRM e jogos alugados

A Sony foi muito bem nas reclamações dos desenvolvedores de DRM e venda de jogos usados, não cedendo nem por um segundo. Já a Microsoft concordou e fez tudo como o solicitado e se deu absurdamente mal, tendo que, vergonhosamente voltar atrás.

Sabe-se que a Microsoft ainda pode exigir uma taxa por jogo usado e ainda por venda de game, portanto eu aguardaria antes de comprar o console da Microsoft, especialmente até a definição do que acontecerá.

Perspectivas futuras

Tenho boas perspectivas para o Xbox One, especialmente devido às menções de computação na núvem, jogos que podem ser emprestados digitalmente e ínumeras outras características que não valem menção afinal foram removidas após reclamações iniciais do DRM.

E o Wii U? Como o Wii U se compara ao Xbox One e PS4?

Com o Wii a Nintendo acertou um softspot de maior mercado disponível, através da combinação de jogos simples, acessíveis até quem nunca jogou antes, inovação no controle com sensor de movimento e preço acessível.

Wii U trouxe um controle diferente e uma nova forma de interacao, mantendo os jogos simples, que possivelmente foram canibalizados pelos tablets e smartphones

Wii U trouxe um controle diferente e uma nova forma de interacao, mantendo os jogos simples, que possivelmente foram canibalizados pelos tablets e smartphones

No entanto, o Wii U trouxe pequenas melhorias, sendo basicamente mais do mesmo, trazendo jogos simples e rápidos e acessíveis a todos. Porém existem outros grandes competidores ao mercado do Wii, dentre eles so tablets e os smartphones. Não há estudos publicados a respeito do canibalismo do Wii U, mas está claro para todos que o Wii U não tem o mesmo charme nem atratibilidade que os seus concorrentes.

O sistema do Wii difere significativamente de seus concorrentes, na medida em que não investiu em jogos para os “gamers” e “viciados em videogames”, não investiu na compra de jogos online, investiu de forma pouco significante no entretenimento através de seus sistemas. Enquanto isso, o Xbox 360 já tinha jogos simples na Live e a interatividade do Kinect.

As grandes franquias da Nintendo como Mario, Mario Kart, Zelda, Star Fox, Donkey Kong mantem os gamers comprando os video games da Nintendo, mas até quando?

As grandes franquias da Nintendo como Mario, Mario Kart, Zelda, Star Fox, Donkey Kong mantem os gamers comprando os video games da Nintendo, mas até quando?

Óbvio que existem grandes jogos para o Wii U, como Zelda, Mario Kart, Super Mario, Donkey Kong e muitos outros. Mas a dependência dessas franquias, sem hardware e investimento nas demais franquias, impede que seus clientes comprem os demais jogos de ponta, como Battlefield 4, Assassin’s Creed e Grand Theft Auto.  Além disso, grandes franquias podem falhar

Mais interessante ainda é pensar que NES, Nintendo Entertainment System ou sistema de entretenimento da Nintendo, é um dos que menos investiu em entretenimento extra jogos dos demais videogames.

E a Apple? Será

Não pense que eu fiquei louco incluindo a Apple nessa, afinal como eu disse no terceiro parágrafo, os videogames são hoje o centro de entretenimento, com acesso a filmes e seriados, algo que a Apple quer dominar na sua casa.

Com o iPhone e iPad a Apple e hoje uma das maiores plataformas de jogos portateis do mundo - talvez em breve chegando a sua sala

Com o iPhone e iPad a Apple e hoje uma das maiores plataformas de jogos portateis do mundo – talvez em breve chegando a sua sala

Além disso, a Apple é hoje uma das maiores plataformas de games portáteis do mundo, afinal engloba-se nela os iPods, iPhones e iPads e todos os seus games. Sabendo que jogar jogos é uma das atividades mais realizadas em seus dispositivos, a Apple vem incentivando a quantidade desses jogos através de processadores gráficos mais pontentes e através de incentivos às desenvolvedoras, como no caso de Infinity Blade II, Real Racing 3 e Dead Space.

Desenvolvedoras estao criando cada vez mais jogos de gamers avançados como Infinity Blade II e Real Racing 3

Desenvolvedoras estao criando cada vez mais jogos de gamers avançados como Infinity Blade II e Real Racing 3

Sumário

Ambos videogames, Xbox One e PS4 são excelentes consoles, sendo difícil definir qual o melhor console para comprar. Considerando as funções de mídia center, compartilhamento, funcionalidade Skype e vídeos, o Xbox One tem grandes vantagens, que são sumariamente eliminadas devido a exigência de DRM, conexão com a internet para configurar, além de ter historicamente menor quantidade de exclusivos. Utilize nossa comparação PS4 e Xbox One para definir qual o melhor console para você, seus amigos e sua família. Deixe abaixo um comentário com o game que você vai comprar.


Um comentário

  1. Vou comprar o PS2 ou Super Nitendo mesmo.

    Frank /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.