Como vender Online – Guia prático para aumentar vendas na Internet

Como vender Online – Guia prático para aumentar vendas na Internet

- em Tutorial
4

Dicas para aumentar vendas na internet e tornar seu anúncio o mais procurado no Mercado Livre. Guia completo como vender online com anúncio profissional!

Houve um crescimento exponencial do número de vendas pela internet nos últimos anos no Brasil. A facilidade, preço e comodidade de comprar sem sair de casa permitiram que milhares de sites de comércio eletrônico surgissem na internet.

Não só o e-commerce mas também os sites de comercio entre as pessoas, como o Mercado Livre, que permitem que as pessoas compram e vendam online com segurança e a preços acessíveis.

Veja nossas dicas para aumentar vendas na internet e tornar seu anúncio profissional e procurado.

Guia prático para aumentar vendas na Internet: como vender online

Não importa qual o site que você estiver vendendo, as pessoas estão acostumadas a julgar anúncio de diversas formas, explícitas e implícitas. Parte do segredo é pensar como um consumidor, colocando no anúncio aquilo que você espera encontrar em uma página de um anúncio na internet.

Como vender Online - Guia prático para aumentar vendas na Internet
Como vender Online – Guia prático para aumentar vendas na Internet

Pontos a serem avaliados antes de publicar seu anúncio

  • Título
  • Descrição do produto
  • Fotos do produto
  • Limites e Regras para a venda e compra
  • Método de pagamento e confirmação do pagamento
  • Confirmação do pagamento
  • Envio

Descrição do produto

A descrição do produto é, junto com as fotos do mesmo e o preço final, o chamativo para destacar o seu anúncio em relação aos demais. Ao vender no MercadoLivre e em qualquer site na internet, quando o consumidor clica no seu anúncio, é uma chance única de mostrar o seu conteúdo e efetivar a venda.

Pense como um análogo a ir no Shopping, pedir informações ao vendedor e falar “Ok, vou dar uma voltinha e depois eu volto”. Para a maioria das pessoas isso significa que você vai ver os concorrentes e depois vai voltar se o preço e o serviço realmente forem superiores. Ter a descrição do produto bem feita permita que o consumidor descubra algo naquele momento e conclua a venda!

Portanto, invista seu tempo em uma descrição detalhada, fácil de ler e focada na experiência do consumidor. Existe uma grande diferença em falar CPU com Quad Core e computador com quatro núcleos funcionando em conjunto para deixar o PC mais rápido.

Infográfico do email da Apple – Um exemplo de conteúdo e design desenhados para aumentar suas chances de comprar um produto
Infográfico do email da Apple – Um exemplo de conteúdo e design desenhados para aumentar suas chances de comprar um produto

Por fim, saiba que as pessoas julgam, implicitamente o design. Não basta apenas conteúdo de qualidade, bem escrito, mas também fotos de permeio, organização e estruturação. Inspire-se nas páginas da Apple, como na página do iPhone e observe que as imagens chamam a atenção e o texto demonstra os benefícios de quem compra e suas diferenças.

Lembre-se ainda que produtos usados devem explicitar se existem defeitos, riscos o outras avarias.

Fotos, porque as fotos vendem

As fotos do seu produto são uma das suas melhores propagandas. Ter fotos do próprio produto, mesmo de forma amador, são melhor do que copiar imagens da internet. Lembre-se que o seu eventual consumidor em sites como Mercado Livre, Ebay, OLX, muitas vezes desconfia de você como vendedor.

Se você puder investir um pouco mais, ilumine bem o seu produto, se possível com uma lâmpada de mesa. Utilize toalhas ou panos brancos para tentar minimizar o efeito do fundo, ou utilize programas de edição profissional para remover o fundo da foto e isolar o produto. Veja a diferença que o fundo faz no vídeo abaixo:

Recomendo tirar suas fotos e enviar não apenas para o site do leilão ou do e-commerce online, mas também para um site como o ImgUr.com, que permite guardar e exibir fotos em alta qualidade, fatos que podem ser determinantes para aumentar a confiança do consumidor.

Estabeleça limites – regras e conteúdo da venda

Deixe bem claro os itens que estão sendo vendidos e sua quantidade. Se algo é esperado, mas não está incluso, deixe bem claro, como no caso da venda de um celular que não inclui a bateria.

Exemplo:

  • 1 Aparelho Apple iPhone 3GS 16GB modelo 2009 usado
  • 1 manual
  • 1 fone de ouvido usado
  • 1 cabo Apple Original USB
  • 1 Carregador com padrão de tomada brasileiro
  • 1 Caixa original do produto

Método de pagamento e confirmação do pagamento

Reserve um subtítulo da sua página de venda para explicar quais são as formas de pagamento, se há descontos preferindo uma das formas e as vantagens.

Quando alguma das formas de pagamento não for possível mas ser habitual, como não aceito cartão de crédito devido as taxas cobradas pelas operadoras, avise o motivo pelo qual não aceita o meio de pagamento, senão as pessoas vão perguntar se não aceita mesmo ou ainda pedir para fazer uma exceção.

Lembre-se que Mercado Pago e Paypal já são formas amplamente aceitas devido a segurança que o consumidor tem ao pagar, portanto aceite-as sempre que possível.

Confirmação do pagamento

Notifque o eventual consumidor de como será realizado a confirmação do pagamento, email, sms, quantos dias após o pagamento.

Envio e Retirada da Mercadoria

Adicione um link para que o cliente calcule o envio Sedex ou PAC da mercadoria comprada ou solicite ao comprador para perguntar o valor no campo de perguntas – fato que estimula contato e perguntas.

Definir o método de envio dando prioridade a formas seguras, baratas e com rastreio faz toda a diferença
Definir o método de envio dando prioridade a formas seguras, baratas e com rastreio faz toda a diferença

Deixe claro se você permite ou não a retirada das mercadorias em uma localização. Se for seu endereço pessoal, prefira não o fazer, exceto se for vender itens de muito alto valor, os quais é melhor do que enviar via algum transporte.

Pesquise seus concorrentes

Infelizmente e felizmente nunca somos os primeiros na internet, portanto antes de clicar em anúnciar, pesquise bastante o preço que os seus concorrentes estão fazendo, como é diagramado e o que inclui seus anúncios

Exemplo de anúncio de boa qualidade

Veja abaixo um bom anúncio de um site de leilão da Internet. Note como conteúdo é bem diagramado, com fotos, espaçadas e com descrição completa com especificações técnicas.

Exemplo de bom anúncio - boa diagramação, não poluído, além de atraente e informativo
Exemplo de bom anúncio – boa diagramação, não poluído, além de atraente e informativo

Exemplo de anúncio de má qualidade

Veja como não fazer um anúncio de boa qualidade: coloque um texto longo, sem formatação alguma, copiado e colado de algum site da internet, adicione cores berrantes, CAPSLOCK e ainda faltando informações de envio e garantia do produto.

Exemplo de anúncio de ma qualidade - Pessima diagramação, texto longo, CAPSLOCK, informações faltando de envio e garantia. Voce compraria aqui mesmo com desconto??
Exemplo de anúncio de ma qualidade – Pessima diagramação, texto longo, CAPSLOCK, informações faltando de envio e garantia. Voce compraria aqui mesmo com desconto??

Checklist como vender online

O que incluir no título

  • Nome do produto
  • Ano
  • Modelo
  • Fabricante
  • Preço

O que incluir na descrição

  • Especificações técnicas
  • Fotos
  • Cor
  • Modelo
  • Tamanho e dimensões
  • Avarias e defeitos e problemas
  • Regras da venda
  • Garantia

Pagamento e envio

  • Métodos de pagamento aceitos
  • Custos de frete e envio
  • Termos da venda

Regras Gerais

  • Não utilizar CAPSLOCK!!!
  • Verificar ortografia
  • Releia seu anúncio
  • Não incluir informações de contato, email e outrem que podem te banir do site

Legislação

  • Não se esqueça que você é obrigado a seguir as leis vigentes a respeito das vendas online, tal como nós destacamos no artigo Como criar loja virtual

Sumário

Vender online não é fácil, mas você pode aumentar suas chancer ao criar uma página de venda atraente, completa, que estimula a conversa e venda do seu produto. Esse guia prático para auemntar vendas na internet serve não apenas para grandes empresas e sites de ecommerce mas também para anunciantes esporádicos dos sites de leilão da internet.

Fonte: Lifehacker, Shopify, Paypal

4 Comments

  1. Pingback: Como tirar fundo foto online com 3 cliques, sem usar o Photoshop

  2. Pingback: Qual preço para vender na internet? - Descubra o preço justo

  3. ConteudoAutomatico.com

    Olá.
    Eu também tenho uma dica muito boa em vídeo para quem usa site ou blog. Não importa o seu nicho, você vai ficar supreso, realmente vale a epena, quando tiver um tempo da uma olhadinha lá, o link esta ai no meu nome.
    Obrigado pela atenção.
    Att: Anderson

  4. Só estou escrevendo para parabenizar o site e a matéria. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *