Como construir sua casa – Melhor site para criar a planta e construir

Aprenda como construir sua casa e use o melhor site para criar a planta. Guia passo a passo para contruir sua casa, ampliar ou reformar.

Hoje em dia nós conseguimos aprender sobre quase tudo na internet, e o mais legal, é que esse conhecimento pode virar realidade, ou seja, você usa aquilo que você aprende online para criar algo no mundo real. E uma das coisas mais complicadas até o momento, é a construção cívil. Existem poucos tutoriais e vídeos ensinando como você deve desenhar sua planta, qual o planejamento você deve ter e etc.

As revistas de casa, construção e decoração ajudam bastante, mas elas contém apenas pedaços de informações distribuídas mensalmente, voltadas mais para quem já trabalha na área e precisa se atualizar, não para quem quer construir uma casa, fazer uma reforma ou ampliar um cômodo e não tem a menor idéia de como fazer.

Por isso, nós vamos tentar ajudar com esse tutorial sobre começar sua primeira construção, sem saber nada a respeito de nada!

Como construir sua casa, fazer uma reforma ou ampliar um cômodo

Bom o primeiro ponto é decidir sobre o que você precisa fazer, você está construindo uma casa a partir do zero, você vai ampliar  ou você vai apenas reformar? Se você for apenas reformar sem mudar a área, ou seja o espaço disponível para as pessoas, pule a primeira parte para determinar o terreno.

  1. Construir, reforma ou ampliar?
  2. Terreno
  3. Desenho da planta da casa
  4. Planejamento e contratação de profissional especializado
  5. Legalização da obra
  6. Compra dos materais

Como escolher o terreno ou local para construir?

Existem alguns ítens que são importantes para determinar onde construir, qual terreno comprar e o que levar em conta. Obviamente,  se você já tem um terreno ou se só quer ampliar sua casa, pode pular esses ítens

Como escolher o terreno para construir - Loteamentos constumam ter os melhores terrenos, porem com custo alto

Como escolher o terreno para construir - Loteamentos constumam ter os melhores terrenos, porem com custo alto

  • Localização: localização é tudo. Muitas pessoas vão preferir comprar um terreno mais barato mais longe a um terreno mais próximo do trabalho. Enganam-se, a jornanda diária para o trabalho costuma ser cansativa e pode economizar muitos minutos no seu dia. Não só isso, a localização vai determinar qual escola seus filhos poderão ir, os comércios na redondeza e o potencial de valorização da sua casa.
  • Custo: Comprar barato é muito importante também, afinal, construir uma casa não é barato. Lembre-se sempre em pensar por metro quadrado, nunca pensando no custo total. Ou seja, quando alguém falar quanto um terreno custa, pegue quantos metros quadrados ele tem de área e então divida pelo preço oferecido. Dessa forma, você poderá comparar não apenas com os outros terrenos na região mas também com os outros bairros.
  • Preço por metro quadrado = Preço do terreno / área do terreno
  • Nivelagem da rua e do terreno: um terreno reto costuma ser incomum no Brasil, quase todos precisam de uma certa quantidade de nivelagem. Isso é importante pois ter uma casa plana é importante! Não só isso, temos em algumas cidades os perigos de enchentes. Pense bem antes de comprar uma casa em uma área inclinada. Você já pensou no seu filho andando de bicicleta ladeira abaixo? Ou jogando bola no inclinado?
  • Arborização e insolação: Algumas áreas de vegetação não podem ser removidas com penas gravíssimas e até prisão. Portanto não caia na do vendedor, você vai ter que consultar com o IBAMA se aquela vegetação pode ser removida para não ter surpresas no futuro. Se você derrubar, pode ir preso, vai ter que pagar multa e vai ter que pagar o reflorestamento. Portanto tome muito cuidado!
  • Comércio na rua e criminalidade: Saber como a rua funciona, se existem comercio local, bares, baladas, feira durante o dia, policiamento. Se você está em São Paulo (cidade), recomendamos visitar o mapa de criminalidade e assalto. Não se esqueça de verificar tudo isso antes de fechar o negócio.
  • Documentação do terreno: Certidão de Propriedade do Imóvel atualizada,  certidões de ações dos distribuidores civis para os proprietários e cônjuges, assim como protestos, ações federais e execuções fiscais, IPTU, Certidão Negativa de Débitos Municipais e caso o proprietário seja pessoa física, requerer também o CND, Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS.  Estes documentos tem por finalidade mostrar a existência ou não de ações que podem colocar em risco a venda do imóvel.
  • Imobiliárias: Verifique a idoneidade da imobiliaria através de uma consulta ao CRECI, o Conselho regional de corretores de imóveis.

Nossa recomendação é que, caso você tenha dificuldade em qualquer parte do projeto, não hesite em chamar algum arquiteto ou engenheiro de construção cívil para ajuda-lo. Sim ele vai te cobrar bem caro, mas lembre-se que este investimento, a construção de uma moradia, vai durar uma vida inteira e ainda, se bem locada, pode ser revendida por uma quantidade ainda maior de dinheiro!

Sugerimos também que você dê pontos para cada um dos items acima. Estabeleça critérios e ande com uma tabela com o nome do local, endereço e estes itens nas colunas. Cada um você anota essas características e depois, em casa, calmamente você compara esses terrenos.

Criar a planta da casa, planejar a reforma nesse site grátis

É muito importante ter um arquiteto ou engenheiro acompanhando essa parte do projeto. Sugiro no entanto, tentar criar sua própria planta da casa online, pois isso vai não apenas te dar uma melhor habilidade para pensar no que você quer que sua cassa funcione para você, mas também para melhor passar suas idéias para o arquiteto e para o construtor.

Apesar de todos os sites acima serem muito bons, o mais completo e melhor site para criar a planta da casa e planejar a reformar é o  HomeStyler. Grátis, ele já conta com mais de 50000 desenhos de banheiros, cozinhas, jardins, terraços, casas inteiras prontas!

Mais de 50000 modelos de banheiros, cozinhas, jardins, terrenos, casas inteiras para construir

Mais de 50000 modelos de banheiros, cozinhas, jardins, terrenos, casas inteiras para construir

Sua única dificuldade é que o site encontra-se em inglês. Mas você não vai ter nenhuma dificuldade, afinal, tudo está ilustrado, com medidas e como o conhecimento é tecnico, você não precisa saber que kitchen é cozinha, clica no kitchen, olhas as fotos e então deduza que aqui é cozinha!

Criar a planta da casa, planejar a reforma nesse site grátis - desenhar sua casa dos sonhos

Criar a planta da casa, planejar a reforma nesse site grátis - desenhar sua casa dos sonhos

Para criar a planta da casa a partir da qual vai ser construída, siga os passos abaixo

  1. Primeiro visite o site Homestyler, o melhor site para criar a planta para construir
  2. Você pode clicar direto no botão verde  ”Start Design” para começar a desenhar sua planta da casa ou visitar a galeria de modelos de desenhos para clicar em copiar e utilizar um modelo a partir dele.
  3. Depois você será transportado para a ferramenta de construção de plantas, onde você pode selecionar entre:
    • Build (Construir) – Construir sua csa, adicionar áreas, pisos, janelas, escadas, portas
    • Furnish (Mobiliar) – Adicionar os sofás, televisão, mesas, banheiros, chuveiros, pias, geladeiras. Todos os aparelhos domésticos que vão ocupar espaço e são melhor avaliados se já contabilizados na fase de planejamento da construção.
    • Decorar – Essa parte mais avançada, voltada para os americanos, onde você pode mudar o piso, mudar parede, adicionar segurança, que o site pode entregar e cobrar diretamente em casa, tudo pela internet!
    • Jardinagem e terraplanagem – a última parte é o design do exterior, você pode adicionar água, árvores, piscina, jardins, garagem, puxadinho e mais!
  4. Tudo funciona a partir de clicar e arrastar. Se você quer deixar maior, clique na borda e arraste para o quanto precisar, prestando atenção nas medidas que aparecem na porção inferior.
  5. Agora, com tudo desenhado e tudo pronto, clique no 3D na barra do site, para que seja feita a reconstrução em três dimensões da sua planta. Satisfeito com o projeto, passe para o próximo passo.
  6. Por fim, clique em report para imprimir a planta da cassa e salvar, para poder futuras modificações.
Modelo 3D da planta da sua casa para ter melhor ideia das dimensões antes de contruir, tudo isso grátis e muito fácil de usar

Modelo 3D da planta da sua casa para ter melhor ideia das dimensões antes de contruir, tudo isso grátis e muito fácil de usar

Aspecto legal da construção e legalização da Obra

Antes de começar a construir, você vai precisar do alvára de construção que é fornecido pela prefeitura. Para isso, você vai precisar do

  • IPTU do terreno
  • Escritura de compra e venda
  • Planta da construção

Depois de tudo acima registrado e aprovado, você terá que dar entrada da obra junto ao INSS em até 30 dias após seu início. Não precisa dar entrada no INSS se sua obra tem menos de 70 metros quadrados, não utiliza mão de obra paga (ou seja, apenas familiares e amigos).

  • Para a matrícula no INSS você vai precisar
  • CPF e RG do dono
  • IPTU
  • Escritura de compra e venda aprovada pela prefeitura

Contratação da mão de obra especializada

Contratação da mão de obra especializada - Do engenheiro, arquiteto ao empreiteiro aos pedreiros, escolha com cuidado e invista!

Contratação da mão de obra especializada - Do engenheiro, arquiteto ao empreiteiro aos pedreiros, escolha com cuidado e invista!

Normalmente você apenas contrata o engenheiro ou arquiteto da obra e eles vão contratar os terceiros. No entanto, existem muitos sites na internet que permitem a contratação do pessoal especializado.

Recomendamos no entanto pesquisar e fazer orçamento com pelos menos 5 profissionais diferentes, solicitando não apenas valor, mas também prazo, condição de pagamento e multa por atraso.

  • Referência – Quem te indicou, já fez trabalho com essa pessoa e gostou?
  • Competência – Faça perguntas para a pessoa, quanto melhor e mais confiante responder, melhor
  • Estudo – Onde essa pessoa se formou, quais os méritos científicos desse profissional
  • Portfolio – Quais os trabalhos realizados anteriormente por essa pessoa? Verifique se é real a referência ou não.

Tudo isso deverá constar e ser assinado em contrato por escrito, com todas as cláusulas definidas. Novamente, caso tenha dificuldade em realizar tal, empreiteiros e engenheiros costumam ter modelos de contratos prontos, necessitando poucas modificações.

Compra de materiais de contrução e contratação profissional

A escolha do material vai de uma relação custo x benefício. O custo atual é sempre mais atrativo do que o benefício futuro. Recomendamos a terceirização dessa parte do processo, deixando o seu engenheiro ou empreiteiro, se bem contratado, escolher os materaiis que tem a melhor relação custo beneficio.

Usualmente as grandes lojas como Leroy Merlin, C&C entre outras são as que possuem o melhor preço, opções e condições de pagametno. Sempre compre o item de acordo com as especificações do empreiteiro.

No site Quero Construir, existe uma relação com todos os materias, por setor, divididos e especificados onde você pode comprar, lojas, fábricas e mais. Sem dúvida o melhor lugar para encontrar as lojas de materiais para construção e fábricas com preços de fabricação.

Esperamos que com esse guia você consiga começar a entender os passos para conseguir construir sua casa, desde a escolha do local, do terreno para construção, até o melhor programa para desenhar a planta da casa, os aspectos legais com a prefeitura e os impostos e a contratação de profissionais e compra do material. Gostou, compartilhe com aquele amigo que está pensando em reformar ou ampliar a casa! Deixe seu comentário abaixo!


29 comentários

  1. eu gosto de desenhar planta de casas

    joao /
  2. Bom mas unico problema eh que voce nao pode “personalizar” por seus proprios “texture” ou entao nao consegui achar essa funcao..depois se tiver tempo dou mais uma olhada.
    Eu faço visualizações em 3D.

    k Nall /
    • Não, você não consegue colocar suas próprias texturas, pois o site vende essas texturas como padrão para os consumidores nos Estados Unidos.
      Seria bom, mas somente usuários avançados vão querer essas funcionalidades. Para esses, recomendo AutoCad.

      Felipe Veiga /
    • oi como eu faço para fazer uma projeto de casas quero saber

      jose fernando /
  3. quero escolher uma planta para minha casa, vou começar a construção e estou seguindo seus passos.

    ronaldo /
    • Para se iniciar a construção é necessário muito mais do que escolher a planta. Deve-se levar em conta tipo de solo, a topografia do terreno, o custo da obra e a partir dessas variáveis, executar um projeto que atenda todas as suas necessidades pelo preço que você espera gastar. Uma casa de 100m² pode custar o mesmo de uma casa de 200m², dependendo dos materiais utilizados no acabamento e o tipo de fundação necessário. Dessa forma, a melhor escolha é a contratação de profissionais capacitados. Além de estar resguardado dos erros de execução e os desperdícios de uma obra, você não terá futuramente que recolher o ISS e o INSS estimado por m² construído para regularizar a casa e poder vende-la.
      Entre em nosso site e veja alguns projetos:

      http://www.soluhouse.com.br

      Leonardo Collares /
  4. Bom dia Felipe Veiga, quero “desenhar” a planta da minha casa, que ficará em um terreno ingreme (fica aos pés de um morro com mata acima). O terreno já está cortado em dois níveis… Qual é o melhor programa para eu “desanhar” a casa considerando a inclinação do terreno e os níveis?? Att, kenyo Colnago.

    kenyo /
    • Desconheço um programa para fazer a planta baixa que leve em consideração a altura de terrenos íngremes. A maioria assume, corretamente, que você vai nivelar a casa pelo primeiro piso.

      Pode ser que eu não tenha compreendido muito bem sua dúvida, mas mesmo assim minha resposta é a mesma: esse é o melhor e mais fácil programa para construir a planta.
      Abraços!

      Felipe Veiga /
    • Kenyo, a questão não é o programa, mas a inserção das curvas de nível do terreno no mesmo. Dessa forma, você terá o corte 2d lateral do mesmo e poderá avaliar a utilização de cada pavimento.
      Caso precise e alguma assessoria, fique a vontade em os contatar.
      http://www.soluhouse.com.br

      Leonardo Collares /
  5. Olá, acabei de se apresentada a ferramenta e achei bacana demais, porém eu gostaria de editar as medidas e não consigo. Como faço… Obrigada.

    Anne Nascimento /
    • As medidas são fixas, determinadas pelos quadrados no fundo da tela. Essa é a escala usada.
      Os móveis usam as medidas mais comuns, mas você pode aumentar eles ao clicar duas vezes com o lado esquerdo.
      Qualquer dúvida só perguntar. Abraços!

      Felipe Veiga /
  6. quero construir na laje da ksa do meu pai, 4,60 de largura e 17 de comprimento. 2 quartos 1 banheiro e tbm qro fazer uma pequena varanda.

    ualace soares /
    • Ualace, boa noite!

      Precisa avaliar se a estrutura da casa do seu pai comporta a construção, já que o peso a ser aplicado nas colunas da casa duplicará.

      Existem alternativas, como a execução da fundação externa a laje atual, aplicando peso no solo e não na casa existente.

      Entre em contato para melhor explicarmos.

      Leonardo Collares /
  7. queria um programa que possa baixar pra fazer plantas d casas adoro ficar desenhando mas tenho medo de baixar programas errados!!!!!!

    Rodrigo /
    • Fique feliz então Rodrigo, o melhor site para criar a planta e construir é realmente um site, ou seja, não um programa para baixar, mas sim algo para ser utilizado no seu navegador de internet!
      Abraços!

      Felipe Veiga /
  8. qual o cálculo para ser ter noção do valor a ser recolhido ao INSS no caso de uma construção de mais de 70m²?

    Fausto /
    • Fausto, essa pergunta é muito interessante.
      O recolhimento do iss será calculado após a apresentação da planta na prefeitura e averiguação da metragem exata construída.

      Qualquer dúvida, entre em contato que avaliamos o custo exato.

      http://www.soluhouse.com.br

      Leonardo Collares /
  9. tenho um terreno de 4.5 de largura por 18 de comprimento
    uma garagem uma varanda quarto sala cozinha e banheiro
    vcs podem me ajudar pois preciso de ajuda tenho esse
    terreno e gostaria muito de realizar esse meu sonho
    muito obrigado…

    josefa /
    • Josefa, boa noite!

      Precisamos agendar uma visita ao seu terreno e entender as necessidades primárias do projeto. Tipo de solo, topografia e recuos obrigatórios do município.

      Estamos a disposição para consultas.

      Leonardo Collares /
    • voce pode fazer uma garagem de 2.70cm de largura sobra 1.60 neste 1.70 podes fazer a cozinha seguindo pela cozinha faz o corredor de 1.0mt no lado uma sala ao lado o quarto ou continuando faz 2 quarto como quizer fazer. 0 comprimento da garagem depende do tamanho do carro; qualquer duvida voce pode ir se imformando.

      gilberto bussularo /
  10. quero aprender a fazer plantas ou reformas da minha propria casa não estudei para, mais sou apaixonada em ter minhas ideas e colocar no papel, então vi o seu site e quero muito aprender a criar e fazer mudanças na minha propria casa. obribado felipe veiga

    maria liudete dos reis /
    • Fico feliz que tenha ajudado na empreitada Maria. Existem muitos sites sobre como criar a planta da casa e construir, mas acho que é possível ter pelo menos um desenho inicial de como construir sua casa, para posteriormente mostrar para o arquiteto ou engenheiro.
      Boa sorte!

      Felipe Veiga /
  11. ola tenho um terreno 7,30×5,75 quero fazer sala cozinha americana banheiro e area de serviso na parte de baixo e n de cima um quarto com suite e outro quarto mas não estou sabendo dividir vc pode me ajuda ?agradeço desde ja .

    valeria chaves fernandes /
  12. Boa tarde,tenho um terreno na avenida de enseada dos corais , no cabo de santo agostinho. Pernambuco. Ele mede 12×30, mas não é só meu. Minha mãe mim deu 9×15 na parte da frente ou seja da avenida,só que eu gostaria de fazer um comercio na parte de baixo e a casa em cima, colocaria a laje não só no 9×15 mas aproveitaria 3x15restante que daria pra passar os carros por baixo. e faria uma casa com 3 quartos,sendo uma suite,sala, cozinha, area de serviço, varanda, churrasqueira. gostaria que fosse bem dividida. muito obrigado.

    hercilio jose da silva /
  13. fiquei feliz pelo projeto.e como fazer um sobrado? obrigada

    micheli /
  14. eu gostaria de saber qual o programa q faz combinações na casa tipo cor de piso com azuleijo ,algém pode me dizer ,obrigado !

    Alberto dos Santos /
  15. bom dia será que vc pode me ajudar tenho um terreno que é 4,60 mt de frente 15 mt de fundo do lado direito 23 e do lado esquerdo 18 mt……… e ele é um pouco declive eu gostaria de fazer garagem em baixo na parte de cima sala,cozinha,area de lazer com uma pesina …. na parte de cima 3 quarto sendo uma suíte será que vc possa me ajuda

    maria mendes /
  16. Tenho um terreno de 200 mertros quadrados e quero fazer uma sala de jantar e sala de star em baixo e o resto dos comodos quero fazer em cma e quefo um espaço no terreno pra colocar uma picina,e um espaço para meu filho bricar. Dar pra fazer ?

    Ariana /
  17. Quero comprar um terreno e queria saber quantos metros de terreno gasto para fazer uma casa de dois andares com : Uma garagem que caiba pelo menos dois carros , em baixo um quarto , uma sala de televisao , uma sala de visita , uma cozinha e um banheiro . Em cima queria quatro quartos , um quarto com banheiro , e um banheiro referente ao outros tres quartos … No fundo da casa queria que tivesse como colocar uma picina uma varanda para tipo fazer um churrasco em familia .

    Queria a maquete disso tudo para ver como fica , tem como ??

    T.P /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.