Como consertar seu PC – Tutorial para arrumar problemas do computador

Aprenda como consertar seu PC você mesmo! Tutorial para arrumar problemas do computador sozinho com ferramentas oficiais do Windows para consertar seu PC.

A maioria dos PCs Windows, num fatídico dia de sua existência trava. Isso normalmente porque instalamos algum programa que está interferindo com o bom funcionamento do computador, ou porque fomos atacados por vírus, trojan, malwares.

Mas como usualmente a culpa do seu computador estar lerdo é de quem está sentado em frente a ele, e não de vírus, existe uma forma muito simples de consertar seu computador e arrumar possíveis erros. É utilizando a restauração do sistema do Windows XP, Windows Vista e Windows 7.

Antes de começar a falar de consertar seu PC, devo enfatizar que o melhor de tudo é cuidar de Fazer a Manutencao do PC, pois além de prevenir erros deixar seu computador mais rápido.

O que é a Restauração do Sistema?

Restauração do sistema é um registro que o Windows faz, uma mini cópia dele mesmo, e de arquivos muito importante para seu funcionamento.

Portanto, quando quebramos algo em nosso computador e queremos arrumar os problemas que causamos, temos uma grande chance, pois o Windows grava periodicamente cópias dele mesmo.

Eu vou perder meus arquivos ao consertar o PC com a Restauração do Sistema?

Não! Nenhum arquivo vai ser alterado, apenas arquivos cruciais do Windows. Nenhum documento, filme vai ser alterado. Nem programas que você instalou vão deixar de funcionar!! (não sei como também…)

Mas também se você deletou um arquivo sem querer, quer voltar a uma versão anterior, restauração do sistema também não vai te ajudar…

Como consertar seu PC – Arrumar os problemas do computador – Windows XP, Windows 7

Para consertar seu PC, a primeira tentativa é desinstalar todos aqueles programas que você instalou até o momento no qual você lembra como era a velocidade do seu computador. Ou seja, o melhor de tudo é tentar identificar QUAL programa causou aquilo, ou QUANDO isso aconteceu.

Antes de começar a restauração do sistema, devemos fazer a Manutenção do PC (Tutorial e programas para baixar já discutidos).

Agora, vamos começar o tutorial para restaurar o computador.

  1. Vá em Iniciar, Programas
  2. Acessórios
  3. Ferramentas do sistema
  4. Restauração do Sistema
  5. Opte por Selecionar um ponto de recuperação do Sistema (se precisar apenas!)
  6. Escolha o ponto adequado para retornar seu computador – Lembre-se, o importante é voltar o mínimo no tempo, mas escolher um dia antes do computador ficar lerdo e com problemas.
Consertar o PC - Tela de Restauração do Sistema no XP - Escolher dia antes de ter problemas no computador e precisar arrumar

Consertar o PC – Tela de Restauração do Sistema no XP – Escolher dia antes de ter problemas no computador e precisar arrumar

Atenção, a restauração do PC demora um pouco, pois ele vai trocar todos os arquivos e registro do computador por daqueles do dia escolhido!

Arrumar o problema do computador que demora para Iniciar (Ligar)

A partir do Windows 7, com o DVD de instalação você vai conseguir opções excelentes parra arrumar seu computador. Para ter acesso, coloque o DVD do Windows ao iniciar o computador. Então aperte F8 (fique apertando, o tempo de apertar varia conforme computador.

Vai aparecer a tela de recuperação. A partir dessa tela você vai poder escolher:

Consertar o computador - Problemas na inicialização deixam o PC lerdo - Reinstalar o Windows pode ser uma boa

Consertar o computador – Problemas na inicialização deixam o PC lerdo – Reinstalar o Windows pode ser uma boa

  • Corrigir problemas de inicialização
  • Realizar uma restauração do Sistema
  • Recuperar o sistema a partir de uma imagem – Melhor que restauração do sistema, mas só disponível para Windows 7
  • Diagnóstico de problemas de memória e disco rígido

E por fim, a última opção salvadora é reinstalar o Windows. Instalar o Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 por cima do seu sistema atual, sem perder nenhum programa, documento ou aplicativo.

Depois de tudo isso, sugiro um programa para arrumar o registro do Windows e deixar o PC mais rápido.

O próprio sistema operacional sabe como ele deve funcionar e ele tem mecanismos de verificação que permitem avaliar se tudo está funcionando como deveria ou se algo foi modificado. Utilize, antes de qualquer programa externo, as próprias ferramentas criadas pelos funcionários da Microsoft para tentar identificar erros e arrumar problemas do computador.

Caso você não tenha obtido sucesso, você pode ainda Baixar programa consertar PC Windows grátis.

Sumário

Espero que com esse tutorial você consiga fazer uma restauração do sistema no seu próprio computador, conseguindo arrumar os principais problemas do computador e tenha aprendido como consertar seu PC sozinho!


5 comentários

  1. Obrigado pela dica de como arrumar o PC, estava precisando e não queria pagar o conserto ehehehe

    cristyellen /
  2. amigo até gostei da força que vc nos deu, mas infelismente ñ foi a minha vez ainda.
    O meu problema eu ñ sei te esplicar ao certo, só sei te informar que ele quando ligo ñ tem nem como fazer nada, pois ele permanece com o monitor preto e só com mensagem em inglês na qual quase ñ entendo nada.
    pode me ajudar neste caso?

    Valdo /
    • Difícil sem nem ter a mensagem do erro. Não dá nem para saber se o erro é de hardware ou software sem a mensagem de erro.
      O programa é bom para consertar seu PC quando o sistema operacional ainda roda.
      Abraços

      Felipe Veiga /
  3. Boa noite Felipe,o defeito do meu computador é ele desligar do nada,de repente ele apaga,aí eu tenho que ligar e começar tudo de novo.Será que vc. pode me ajudar? ele foi comprado a 6 meses e quem o montou,desapareceu.Desde já te agradeço.
    Att. Rosangela

    Rosangela /
    • Infelizmente esse programa só ajuda a consertar erros de software para arrumar problemas do seu computador. O seu tem mais cara de erro de hardware ou BIOS, sendo necessário um técnico de informática para ajudar a resolver.

      Felipe Veiga /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.