10 dicas para criar vídeos de sucesso no YouTube e ter muitas visitas

Saiba como ter sucesso com seus vídeos no YouTube com essas 10 dicas para criar vídeo de sucesso e ter muitas visitas, virando viral.

O YouTube é hoje o centro de entretenimento de muitas pessoas, é onde quase 20% dos brasileiros procuram resumos de novela, notícias, música e videoclipes. E apesar de ser muito difícil conseguir um grande sucesso no YouTube e fazer seu canal ficar famoso e cheio de assinantes, existem simples dicas que você pode seguir para conseguir facilitar seu caminho para o sucesso.

E o meu exemplo não poderia ser mais infeliz, mas é a mais pura realidade: a maioria dos jovens cantores e artistas de hoje em dia vão ser encontrados no YouTube. Não há motivo para as empresas gastarem na procura de talentos em bares se você pode ver que já faz sucesso com as pessoas na internet, quem tem boa qualidade sem sair de casa. Os dois grandes exemplos são o Justin Bieber, o mais amado de deles, que é seguido pela Rebecca Black. Você pode até não saber quem são, mais saiba que estão ganhando mais dinheiro que você somente por terem colocado um vídeo no Youtube deles cantando.

Apesar de ambos serem achados pelo YouTube, a diferença entre ambos é enorme. Enquanto os vídeos do Justin Bieber eram extremamente caseiros, apenas filmados, com Rebecca Black havia uma superprodução paga para criar e deixar o vídeo chamativo e torná-lo compartilhado pelo maior número de pessoas.

Você pode ganhar dinheiro e ter sucesso no YouTube usando essas 10 dicas para criar vídeos de sucesso no YouTube

Você pode ganhar dinheiro e ter sucesso no YouTube usando essas 10 dicas para criar vídeos de sucesso no YouTube

Portanto, não mais basta fazer um vídeo e colocar na internet, você precisa melhorar ele e tornar ele comercializavel, o que você vai poder fazer com essas simples dicas. E se você não estava empolgado para ser descoberto por agentes e virar um ator famoso, lembre-se que você pode ganhar dinheiro com seus vídeos no YouTube.

Criar vídeos de sucesso requer bom conteúdo e um pouco de SEO para conseguir muitas visitas

Criar vídeos de sucesso requer bom conteúdo e um pouco de SEO para conseguir muitas visitas

Conteúdo relevante e original

Apesar de que existe um ditado de que “Nada se cria, tudo se copia”,  a bem verdade é que qualquer um consegue perceber e encontrar um conteúdo copiado ou não original. As pessoas querem ver um vídeo original, interessante, engraçado e informativo. Se você vai fazer realizar uma performance musical, invista em microfones de qualidade e edição pós produção.

E o conteúdo é a mensagem que você passa para as pessoas deve ser relevante, especialmente se você vai fazer comentários ou avaliar um produto, site, programa ou jogo. Pesquise bastante antes e escreva um roteiro, o script do que você vai falar, pois é atrás do que você fala de diferente, seja seu conteúdo, sua informação ou a forma que você fala diferente.

  • Seja diferente, mesmo se for falar do mesmo
  • Seja pessoal, converse com quem está vendo o vídeo – isso instiga comentários e dá uma relação de amizade
  • Siga uma linha editorial – Se você for fazer vídeos no estilo engraçado, acostume-se a seguir os vídeos nesse sentido, seus assinantes vão esperar e querer isso.

As grandes empresas de notícias e sites não conseguem ainda tornar suas análises e vídeos pessoais. Você pode! Portanto, abuse do humor, da verdade, não tenha medo de falar que um programa é uma porcaria, que algumas coisa foi mal pensada pois as pessoas vão notar isso e se você falar a credibilidade vai para você!

Seu título é sua oportunidade de capturar uma visualização!

Primeiro o título do seu vídeo deve ser algo que chame a atenção das pessoas, que faça elas querem ver seu vídeo e ainda que ajude aos sistemas de buscas a encontrarem seu vídeo caso alguém pesquise por ele. Portanto, se você tem um canal de vídeo que faz reviews de programas, apps ou seriados, seu título tem que ser descritivo com um pequena opinião. Já se você quer fazer opiniões e instigar a discussão, utilize títulos bem chamativos.

Descrição é tão importante quanto o título, invista nela

O YouTube ainda tem muita dificuldade em entender o que está acontecendo no vídeo. Ele agrupa as pessoas por gostos, ou seja, se você gosta de vídeos engraçados, ele vai te recomendar vídeos que outras pessoas acharam engraçado, mas ele não entende ainda muito bem sobre o que é o vídeo.

Mas então como alguém consegue encontrar seu vídeo no YouTube? Através da descrição! Não apenas, mas uma descrição estruturada sobre o que é o vídeo, com links para assuntos correlatos vai ajudar em muito o YouTube a entender sobre o que é aquele vídeo.

Descrição do seu vídeo é muito importante: ajuda a mostrar o vídeo certo na pesquisa do YouTube e Google e a chamar a atenção do assinante

Descrição do seu vídeo é muito importante: ajuda a mostrar o vídeo certo na pesquisa do YouTube e Google e a chamar a atenção do assinante

Resumindo na descrição deve constar

  • Pequena descrição sobre o que é o vídeo, em menos de 140 caracteres – o que você pretendia atingir com o vídeo e qual mensagem você queria passar
  • Links das fontes de referência
  • A organização do vídeo
  • Categoria correta e mais adequada ao seu vídeo
  • Tags que seus usuários procurariam seu vídeo
  • A música tocada – se possível, pode te ajudar com receitas de venda via iTunes caso você se cadastre para o programa de afiliados YouTube

Thumbnail Chamativa

A Thumbnail é a imagem que aparece para a pessoa que procurou o seu vídeo. Ela vai julgar se quer ver ou não seu vídeo baseando-se em três informações: Thumbnail, o título e a descrição. Se eu fosse investir meu tempo, investiria uma boa quantidade em criar uma thumbnail bonita. E a Thumbnail é a melhor forma de chamar a atenção das pessoas.

Essas imagems costumam ser a parte mais representativa do seu vídeo, associada a uma frase ou pequeno texto chamativo. Não abuse de texto, lembre-se que as pessoas querem ver é a imagem do que você vai mostrar.  Marquei abaixo com um X vermelho as thumbnails não atraentes e com Certo verde as thumbnails chamativas – destaque para o Galaxy S III e para o game app Toy Defense.

Thumbnails são importantes para chamar a atenção para o seu vídeo e atraír mais visitas

Thumbnails são importantes para chamar a atenção para o seu vídeo e atraír mais visitas

  • Seja representatitivo
  • Utilize texto caso seja uma pessoa na frente
  • Crie uma imagem clara e simples, nunca deixe-a muito poluída com muitos elementos, lembre-se que essa imagem é bem pequena
  • Customize sempre sua thumbnail, é sua chance de atrair um visitante

Qualidade do vídeo

Não tem jeito, quanto melhor a qualidade do vídeo, mais as pessoas vão aguentar ver. Isso mesmo, aguentar! Se você já usou todas as dicas acima para conseguir chamar a atenção de alguém e fazer ele ver, aí você tem uma qualidade ruim… acabou!

Isso não significa comprar uma câmera profissional, mas investir em um tripé para melhorar a estabilidade do seu vídeo e na iluminação vai fazer toda a diferença. E pelo menos em 480p de qualidade, sendo ideal atualmente 720p. O bom disso é que a grande maioria dos smartphones já consta com câmeras capazes de filmar com essa qualidade. Se você adicionar luz e um tripé, pronto!

Há um certo boato de que o YouTube dá mais valor para vídeos que estão em HD do que os vídeos não em HD, ou seja em SD (480p). Se eu fosse você, investiria em uma câmera de qualidade para poder filmar hoje em 1080p.

Regra dos 7 minutos

Limite seu vídeo a 7 minutos. Depois disso você tem que fazer muito esforço audiovisual, efeitos, tomadas, cenas que não vale a pena a não ser que você já tenha muitos assinantes.

Senão, limite seu vídeo a atenção do seu visitante, prefira passar todo o seu conteúdo de forma sucinta a esparrar ele por 20 minutos de vídeo. Obviamente estou generalizando, pois existem tipos de vídeos que devem ser mais curtos, como música e outros mais longos como reviews e avaliações. Em geral, mantenha seus vídeos curtos.

Ratings e Avaliações

É o seu dinheiro virtual, apesar de não valer nada, se uma pessoa clicar que gostou do seu vídeo, é a sua marca de sucesso. Isso vai fazer com que ele apareça mais vezes na pesquisa, que ele apareça na lista de trending do YouTube e muito mais.

Mas não implore, é muito chato e ninguém acaba votando. Se quiser, abra o espaço e relembre seu usuário, no final do vídeo, que ele pode avaliar a qualidade e conteúdo do vídeo clicando no joinha ou no joinha negativo (sei lá como chama o thumbs down).

Curtir e avaliações podem transformar seu vídeo em um hit ou enterrar ele para sempre

Curtir e avaliações podem transformar seu vídeo em um hit ou enterrar ele para sempre

Através dos ratings você consegue estatísticas sobre seu vídeo, comentários, dislikes, quem fez ele se tornar um hit no YouTube. É ouro puro para entender do que as pessoas que te assistem gostam e não gostam.

Marca d’agua no vídeo

Utilizar e ter um logo e inserir ele no seu vídeo é uma oportunidade de criar uma marca sempre visível no seu vídeo para chamar a atenção das pessoas para sua qualidade e linha editorial.

Eu sugiro uma marca transparente no canto inferior direito, pois é o lugar onde as pessoas já estão acostumadas a ver. Você acha que a TV Globo, SBT deixam a marca lá a toa? Tudo é marketing!

Utilize um bom programa de edição de vídeo

Apesar de quase tudo pode ser feito diretamente no YouTube, é muito importante investir na edição do seu vídeo. É o que faz seu canal ficar profissional. A maioria dos softwares de edição também possuem a opção de estabilizar o vídeo e portanto aumentando ainda mais a qualidade da filmagem.

Recentemente falamos de uma opção simples e o melhor site para  editar os vídeos online. Além desse, nós recomendamos para uso

  • Sony Vegas
  • Final Cut Pro
  • Adobe Premiere
  • iMovie para Mac
iMovies - Um dos mais simples programas para editar vídeos profissionalmente mas com facilidade

iMovies – Um dos mais simples programas para editar vídeos profissionalmente mas com facilidade

Esses programas custam bastante dinheiro e não são fáceis de usar, portanto só recomendo investir em um programa do tipo se você quer fazer isso para o resto da sua vida ou se você já está começando a ter sucesso.

Mantenha seu canal atualizado e arrumado

Seu canal é sua própria emisora de televisão. Nele as pessoas vão conhecer seus outros vídeos e entender sobre o que você faz. Mantenha sempre focado em poucos temas, no máximo 5, para manter a qualidade e o foco no seu público alvo.

No seu canal do YouTube deve estar inteiramente customizado, ou seja, deve contar com os vídeos mais interessantes que você produziu de fácil acesso, não precisando o seu assinante e ver

Siga as dicas de sucesso do YouTube Pro

O YouTube decidiu recentemente investir pesadamente na criação de conteúdo e na compra de conteúdo de qualidade a partir das emissoras de televisão. Mas como o YouTube é um hit em grande parte devido aos seus criadores independentes de conteúdo, agora ele está desenvolvendo duas frentes para ajudar a você ter sucesso no YouTube: através de dicas e através de estúdios.

Série de videos YouTube Pro foi criada para tirar o amadorismo e permitir que qualquer um se torne um profissional, mesmo a partir de seu estudio em casa

Série de videos YouTube Pro foi criada para tirar o amadorismo e permitir que qualquer um se torne um profissional, mesmo a partir de seu estudio em casa

Com uma série criada YouTube Pro, inúmeras sessões e explicações curtas, rápidas e simples.

YouTube Studios, atualmente disponível em Los Angeles, Londres e Tokyo - Oferecem salas com equipamento de ponta para criação de seus videos, sem custo algum

YouTube Studios, atualmente disponível em Los Angeles, Londres e Tokyo – Oferecem salas com equipamento de ponta para criação de seus videos, sem custo algum

A outra forma de incentivar a produção de conteúdo de alta qualidade é através da disponibilização de estúdios com material de alto custo, pós produção e mais, gratuitamente. No Brasil há projetos para o mesmo, mas nada concreto. Além disso, não está claro como YouTube Space funciona ou como você pode se associar ou utilizar o serviço.

Conclusão das 10 dicas para criar vídeos de sucesso

Essas dicas são muito simples, não envolvem criação de nada fora do comum e não devem acrescentar muito tempo na sua criação de conteúdo, mas elas são fundamentais para o marketing e comercialização do seu vídeo.

Pensar profissionalmente não é pensar como uma grande empresa, mas sim investir na qualidade dos vídeos do YouTube que você vai mandar, qualidade a qual eles já estão acostumados. Ainda mais agora em que é possível ganhar dinheiro com vídeos no YouTube. Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos ou faça uma referência a nós no seu próximo vídeo do YouTube. E sucesso!

 


19 comentários

  1. Esse foi o melhor artigo que eu encontrei na internet sobre como criar um vídeo no YouTube com sucesso. Apesar de simples, essas dicas vão ajudar em muito a deixar meus vídeos com qualidade profissional. Obrigado Felipe!

    Denice /
    • Fico feliz que tenha gostado Denice! Muitas visitas para seus vídeos do YouTube!

      Felipe Veiga /
  2. Adorei suas dicas para criar os vídeos no Youtube! Espero conseguir muitos seguidores com isso e ganhar dinheiro com publicidade!

    Adiles /
    • Gostei das suas dicas, vai me ajudar bastante no meu canal.

      Obrigado! :)

      Lukas /
      • Fico feliz em te ajudar Lukas!

        Felipe Veiga /
  3. Felipe,queria saber como colocar uma thumbnal que tenha eu ao lado de uma imagem do que se trata do que vou falar um exemplo,se vou falar sobre um progama de televisão,como colocar a imagem ou um símbolo do que se trata ?

    Matheus /
  4. Adorei suas dicas para ter um vídeo de sucesso. Comecei agora e quero não recomendar esse site para ninguém, quero que só eu saiba disso! ahahaha
    Abraços!

    Dennis /
  5. Adorei essas dicas para os vídeos do YouTube! Muito obrigado, estou começando agora e foram muito valiosas.

    Tiffiny /
  6. :) :)

    bobo /
  7. Acho que um dos mais importantes é ter um vídeo curto. Vejo muitas empresas fazerem tudo certinho, mas erram feio na duração do vídeo. Aliás, muita gente também faz isso. Acho que o usuário não está muito a fim de ver um vídeo de mais de 3 min, como é o meu caso.

    Mariane /
    • Realmente um vídeo pequeno e fácil de “digerir” faz a diferença.

      Felipe Veiga /
  8. quero cer famoso me ajude

    luis eduardo /
    • Use carisma, um pouco de investimento em propaganda e as dicas acima para cria vídeos de sucesso no Youtube!

      Felipe Veiga /
  9. Pó cara, gostei muito de que vi, eu tenho um canal no YouTube sobre Tutoriais, e tenho tudo certinho, Tumbinails, Introduçao e logo, quero custumizar mais minhas tumbnails e deixar mais bonitas, já que a essa foi minha primeiras eu criei elas no Paint, uso bloco de notas para me comunicar durante o vídeo, já que tenho vergonha de falar, uso 2 Programas, Sony Vegas e Camtasia para gravar, gostaria que você desse uma olhada no meu canal e avaliasse ele cinceramente, e me enviasse por email oque você achou.

    Deyvid Lima /
    • Deyvid, vi seu canal e infelizmente o uso de bloco de notas torna-o muito impessoal. Ninguém vai para o YouTube para ler, queremos ver ao vivo enquanto ouvimos a voz. Perca a vergonha e caia de cabeça, aproveite o momento e torne-se famoso – afinal não é ao vivo, você pode editar e reeditar quantas vezes quiser!
      Abraços

      Felipe Veiga /
  10. Valeu as dicas!Tenho uma dupla musical de musicas autorais e estou produzindo meus próprios video clipes,edito no I Move,e gravo as músicas no meu protools gostaria que vc desse uma olhada e me desse alguma dica para os próximos.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=XtmDpZJedho
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=vQgbaw4Q_Mo http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=kC9G75PENJQ

    grata pela atenção

    maria Lúcia Judas /
  11. oi nao sei se isso vai dar certo mas vou tentar tomara

    amandha padilha /
  12. desculpe não e certo estam escritos errados

    amandha padilha /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.