Twitter – Tipos de Usuario que usam o Twitter – Usando com Sucesso

Twitter – Tipos de Usuario que usam o Twitter – Usando com Sucesso

- emLinks
12

Twitter – Conheça todos os tipos de usuários que utilizam o Twitter e saiba como usar bem o Twitter para alavancar você e seu Blog.

O Twitter é hoje um excelente meio de comunicação e relacionamento. Quem usa bem o Twitter faz Marketing Pessoal, conhece pessoas interessantes e simpáticas como o @PedroCardoso do Receita do Sucesso e @Trecker do oniscienteColetivo.

Diferentemente do Orkut, o Twitter é bem mais simples e limitado. Suas mensagens, com o limite de 140 caracteres são um exemplo do quão o Twitter é limitado em relação aos Scraps e Scrapbook do Orkut. Por isso, o Twitter é muito mais ágil que o Orkut.

Além disso, há uma tremenda integração ao seu Desktop e dia a dia. O Twitter pode ser instalado no seu navegador de Internet, como o Firefox ou Instalado no seu computador e ficar na sua barra de tarefas. Assim quando alguém manda mensagem você automaticamente recebe esta mensagem e pode responder e atualizar seu status.

Twitter - Diferentes tipos de usuários mandam mensagem no Twitter
Twitter – Diferentes tipos de usuários mandam mensagem no Twitter

Aviso a todos que este é um texto bem humorado criticando os costumes dos usuários de um site que têm cultura e educação em crescimento. Todas opiniões refletem minha visão pessoal (e distorcida) dos usuários do Twitter que eu sigo (meus colegas e amigos). Não há nenhuma semelhança com a realidade, todos os fatos são ficção e The Truth is out there.

Twitter Spam

É o tipo mais chato de usuário do Twitter. Primeiro porque ele não existe. Você chega em casa e recebe uma mensagem do Twitter:

“Aokaeas has added you as a friend”

Inocentemente você vai visitar a página do infeliz. Você nota que este Spammer têm 47000 pessoas que ele está seguindo. observa os updates dele e todos têm links para o site pessoal dele. Esse é o usuário Spam do Twitter.

Basicamente você não irá adicionar este usuário a sua lista nunca. Se adicionar, não vai aguentar nem 3 dias de Twitter com as mensagens Spam dele.

Usado por: spammer @$*&$)@$)@.

Quem segue: ninguém/pessoas sem amigos.

Relação Following/Followers tendendo ao infinito.

Blogueiro desesperado

Este tipo de usuário do Twitter é o cara que está querendo fazer o Blog dele crescer e não sabe como. Manda quinhentos links shorturl e tinyurl do seu site, todos iguais a outros da Blogosfera.

Normalmente é um cara legal, mas que entrou no lado negro da força. Minha dica é: mostre qualidade e não quantidade. Se você mostrar um link legal toda vez que você mandar, as pessoas vão se condicionar a ver os links que você mandou.

Usado por: pessoa querendo promover seu site.

Quem segue: amigos, outros desesperados fazendo Webrings.

Relação Following/Followers altíssima.

Blog RSS Twitter

É o Blog que descobriu como usar a API do Twitter para Pingar e mandar um link como se fosse RSS, mas para o nome do usuário do Twitter.

É o pessoal de esquerda que quer que o Twitter seja o único site da Internet. Querem por fim ao RSS e usar unicamente o Twitter para seguir e fazer tudo.

O problema é que eles não leram este artigo e se esqueceram que cada pessoa pode usar o Twitter para muitas outras coisas além do que ele foi concebido para. Pode dar certo, mas com inúmeras restrições.

Usado por: grandes blogs e sites; blogueiros desperados, grandes empresas (futuro?).

Quem segue: maria vai com as outras, puxa sacos, quem não gosta de RSS.

Relação Following/Followers:Tendendo a zero (segue a mãe, ele mesmo e tem muitos seguidores puxa sacos)

Twitter Frenético – Twitter Big Brother

É o cara para quem eu escrevo este post. É o tipo de usuário mais chato do Twitter. Ele não tem noção que nem tudo é válido digitar e mandar para os outros lerem.

Praticamente um escritor literário, narra sua vida em primeira pessoa, sendo que há relato de casos de terceira pessoa também. Avisa o que está fazendo de 2 em 2 minutos, avisa o que comeu em todas refeições, além de todos os momentos em que começou e terminou algo, sem fazer críticas construtivas.

tirinha-twitter-educacao-regras-uso
Twitter Big Brother – Manda updates sobre tudo o que esta fazendo

Usado por: pessoas carentes, os sem noção, pessoas com muito tempo livre.

Quem segue: outras pessoas com muito tempo livre, pois haja tempo para ler 100 updates por dia.

Relação Seguindo/seguidores: altamente variável, sem relação ao tipo de usuário do Twitter.

Twitter Talk – MSN Twitter

É o tipo de usuário que não compreendeu muito bem para que o Twitter funciona. Ele acredita que o Twitter é aquele bilhete amassado que você mandava para os colegas da sala de aula: todos podiam ler e responder, apesar de você ter mandado para um.

Você pode identificar facilmente um desse tipo: todos os posts do twitter dele começam com @nomedoamiguinho.Twitterfox para os usuários do Twitter para firefox

Você acaba recendo pedaços de conversas se não assitar o Twitter de ambos, acaba não entendendo nada e seguindo 15000 usuários, só para entender do que eles estão falando.

Usado por: o pessoal pop da Internet. Muito social, participa de tudo, fala com todos, muito simpáticos.

Quem segue: puxa sacos, outras pessoas sociais e carentes, meros mortais.

Relação seguindo/seguidores: altamente variável, mas a soma dos usuários seguidores + seguindo normalmente ultrapassa a casa dos 1000.

Autista Twitter

É o cara que manda comentários aleatórios, sobre assuntos pertinentes a ele próprio, entendidos por muito poucos e que não são respondidos por ninguém.

Não me refiro ao cara que critica alguma coisa, mas sim o cara que fala nada com nada. Os Twitts dele não tem começo, nem meio nem fim. Simplesmente são.

Usado por:  todo mundo tem um pouquinho disto.

Quem segue: outras pessoas que tem um pouquinho disto além dos Spammers.

Relação Seguindo/Seguidores: Normalmente 1:1, mas se os comentários forem bons, pode ficar 1:2.

Ajuda

É o usuário do Twitter que percebeu que através deste ele tem contato com toda a blogosfera abertamente, e tem grandes chances de receber ajuda em alguma coisa.

Ele manda um spam para os programadores mais famosos e simpáticos e espera colher frutos facilmente.

Usado por: folgados, preguiçosos e desesperados.

Quem segue: quem ele conseguiu fazer seguir. Manda @nome para quem ele achar que vai ajudar. Você vai receber um um dia. Aguarde!

Relação Seguindo/Seguidores: Alta. quer sugar o máximo de informação dos usuários e tem pouco a dar em troca.

#Tracker Twitter

É o Twitter que descobriu a usar enquetes e tracker. Diz tudo criando tags. #ola, #bomdia, #as11damanha. Acompanha tudo o que ele faz e escreve.

Quer porque quer que todos participem de seus tracks, por mais bobo que sejam, e de utilidade duvidosa. Apesar disso, se usar com moderação tem potencial para ser um bom usuário.

Usado por: pessoas carentes, quem acabou de se cadstrar no Twitter.

Quem segue: amigos, quem responde a tracker.

Relação Followers/Following: Não correlacionada ao usuário.

Usuário Propaganda

É um usuário que ainda vai surgir. Diferentemente do Blogueiro desesperado, ele é uma tentativa das empresas de se infiltrar em nossos grupos de amigos e dizer que uma coisa é melhor que a outra só para

Usuário não usuário

Fez o cadastro e segue todo mundo, mas não diz quase nada.

É o equivalente ao usuário Offline do ICQ. Observa a todos, como uma águia. Inutilmente. Mas o faz, diariamente. Acha que seus comentários são importantes e complexos demais. Libera-os em pequenas doses para que a plebe deguste e tente entender.

Usado por: ultra-mega-geeks e pessoas fora da curva de Gauss.

Quem segue: Outros Ultra-mega-geeks, meros mortais, parentes.

Relação Followers/Following: Moderadamente alta. Tenta decifrar todos que segue.

Tipo de usuário perfeito no Twitter

Apesar de não ser relatado nenhum caso, o usuário perfeito, deve:

  • Realizar comentarios pertinentes e inteligentes
  • Não floodar (mandar mensagens demais para os demais usuários)
  • Tenta englobar todos nas suas conversas
  • Fala direto com uma pessoa somente quando é necessário, ou quando é importante para você que esta pessoa veja

Em suma, não existe. Faça amigos e divirta-se, pois vale a pena! Comece já fazendo amigos. @felipeveiga

Portanto, o Twitter é uma ferramenta em crescimente que precisa de regras de conduta para melhor utilizarmos este scrapbook e mensagens Twitter por todos os meios de Internet, de modo efetivo, divertido e natural.

12 Comments

  1. hahahah

    Muito legal!

    Conheço vários tipos dos citados acima, principamente os sem-noção que falam nada com nada.

    Boa dica!

  2. O Salgador da P&aacu

    Eu, que sou novo no Twitter, consegui não cair em muitas das "tentações" dos vários tipos de pessoas que descreveste. Mas para quem é novo, não é fácil detectarmos logo o potencial da ferramenta. Isso bem com algum tempo e algumas caminhadas em Google e blogs… Há tanto por descobrir!! Post engraçado! 😉

  3. Pingback: A vida dentro do Twitter « Primeira Pauta Digital

  4. Perfeito!! Fui lendo e dando nomes aos tipos de usuário, com um sorriso no canto da boca. Em alguns momentos, também me identifiquei um pouco com um ou outro tipo.

  5. Opa, tanto não existe o twitter ideal, quanto o Cristão ideal. Bom post para futuras referências. O que acontece é que sendo uma ferramenta tão nova, quase ninguém sabe aproveitar a sua essência. Mesmo assim, as coisas não mudam: trolls vão continuar sendo trolls, assim como salsinhas, paraquedistas, spammers, etc.

  6. Excelente post. Estou fazendo um post para meu blog falando sobre a “paranóia Twitter”. Pesquisando sobre o tema encontrei seu post. Very good.
    Abs.

  7. O Twitter assim como o Second Life, é mais uma tentativa frustrada que alguns paranoicos tentam para sair do anonimato mundano.
    É a busca desesperada em ser visto, para todo aquele que sonha em participar de um reality show.
    Para todos que acham que participar do Big Brother ou A Fazenda é entrar para o ilustre mundo dos desconhecidos.
    Recomendo que todos os usuarios do Twitter se candidatem ao programa O Curral!!!

  8. gostei muito de seu post, já dei uma twitada lá, haha

  9. Rafael do Twitter

    I KNOW,IKNOW,I KNOW! MAS COMO USAR?
    VC É MEU FIRST HABIT! E FALAM ASNEIRA EM DOBRO!
    BJUS!

  10. Adorei esses tipos de usuários do Twitter, depois de um tempo, realmente lembra bastante!

  11. Pingback: Twitter de Famosos - Lista Artistas, Atores, Cantores, Bandas Brasil e Filmes

  12. Pingback: Twitter pra quem? | Blog de Informática | Microcamp Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *