Twitter – Tipos de Usuario que usam o Twitter – Usando com Sucesso

Twitter – Conheça todos os tipos de usuários que utilizam o Twitter e saiba como usar bem o Twitter para alavancar você e seu Blog.

O Twitter é hoje um excelente meio de comunicação e relacionamento. Quem usa bem o Twitter faz Marketing Pessoal, conhece pessoas interessantes e simpáticas como o @PedroCardoso do Receita do Sucesso e @Trecker do oniscienteColetivo.

Diferentemente do Orkut, o Twitter é bem mais simples e limitado. Suas mensagens, com o limite de 140 caracteres são um exemplo do quão o Twitter é limitado em relação aos Scraps e Scrapbook do Orkut. Por isso, o Twitter é muito mais ágil que o Orkut.

Além disso, há uma tremenda integração ao seu Desktop e dia a dia. O Twitter pode ser instalado no seu navegador de Internet, como o Firefox ou Instalado no seu computador e ficar na sua barra de tarefas. Assim quando alguém manda mensagem você automaticamente recebe esta mensagem e pode responder e atualizar seu status.

Twitter - Diferentes tipos de usuários mandam mensagem no Twitter
Twitter – Diferentes tipos de usuários mandam mensagem no Twitter

Aviso a todos que este é um texto bem humorado criticando os costumes dos usuários de um site que têm cultura e educação em crescimento. Todas opiniões refletem minha visão pessoal (e distorcida) dos usuários do Twitter que eu sigo (meus colegas e amigos). Não há nenhuma semelhança com a realidade, todos os fatos são ficção e The Truth is out there.

Twitter Spam

É o tipo mais chato de usuário do Twitter. Primeiro porque ele não existe. Você chega em casa e recebe uma mensagem do Twitter:

“Aokaeas has added you as a friend”

Inocentemente você vai visitar a página do infeliz. Você nota que este Spammer têm 47000 pessoas que ele está seguindo. observa os updates dele e todos têm links para o site pessoal dele. Esse é o usuário Spam do Twitter.

Basicamente você não irá adicionar este usuário a sua lista nunca. Se adicionar, não vai aguentar nem 3 dias de Twitter com as mensagens Spam dele.

Usado por: spammer @$*&$)@$)@.

Quem segue: ninguém/pessoas sem amigos.

Relação Following/Followers tendendo ao infinito.

Blogueiro desesperado

Este tipo de usuário do Twitter é o cara que está querendo fazer o Blog dele crescer e não sabe como. Manda quinhentos links shorturl e tinyurl do seu site, todos iguais a outros da Blogosfera.

Normalmente é um cara legal, mas que entrou no lado negro da força. Minha dica é: mostre qualidade e não quantidade. Se você mostrar um link legal toda vez que você mandar, as pessoas vão se condicionar a ver os links que você mandou.

Usado por: pessoa querendo promover seu site.

Quem segue: amigos, outros desesperados fazendo Webrings.

Relação Following/Followers altíssima.

Blog RSS Twitter

É o Blog que descobriu como usar a API do Twitter para Pingar e mandar um link como se fosse RSS, mas para o nome do usuário do Twitter.

É o pessoal de esquerda que quer que o Twitter seja o único site da Internet. Querem por fim ao RSS e usar unicamente o Twitter para seguir e fazer tudo.

O problema é que eles não leram este artigo e se esqueceram que cada pessoa pode usar o Twitter para muitas outras coisas além do que ele foi concebido para. Pode dar certo, mas com inúmeras restrições.

Usado por: grandes blogs e sites; blogueiros desperados, grandes empresas (futuro?).

Quem segue: maria vai com as outras, puxa sacos, quem não gosta de RSS.

Relação Following/Followers:Tendendo a zero (segue a mãe, ele mesmo e tem muitos seguidores puxa sacos)

Twitter Frenético – Twitter Big Brother

É o cara para quem eu escrevo este post. É o tipo de usuário mais chato do Twitter. Ele não tem noção que nem tudo é válido digitar e mandar para os outros lerem.

Praticamente um escritor literário, narra sua vida em primeira pessoa, sendo que há relato de casos de terceira pessoa também. Avisa o que está fazendo de 2 em 2 minutos, avisa o que comeu em todas refeições, além de todos os momentos em que começou e terminou algo, sem fazer críticas construtivas.

tirinha-twitter-educacao-regras-uso
Twitter Big Brother – Manda updates sobre tudo o que esta fazendo

Usado por: pessoas carentes, os sem noção, pessoas com muito tempo livre.

Quem segue: outras pessoas com muito tempo livre, pois haja tempo para ler 100 updates por dia.

Relação Seguindo/seguidores: altamente variável, sem relação ao tipo de usuário do Twitter.

Twitter Talk – MSN Twitter

É o tipo de usuário que não compreendeu muito bem para que o Twitter funciona. Ele acredita que o Twitter é aquele bilhete amassado que você mandava para os colegas da sala de aula: todos podiam ler e responder, apesar de você ter mandado para um.

Você pode identificar facilmente um desse tipo: todos os posts do twitter dele começam com @nomedoamiguinho.Twitterfox para os usuários do Twitter para firefox

Você acaba recendo pedaços de conversas se não assitar o Twitter de ambos, acaba não entendendo nada e seguindo 15000 usuários, só para entender do que eles estão falando.

Usado por: o pessoal pop da Internet. Muito social, participa de tudo, fala com todos, muito simpáticos.

Quem segue: puxa sacos, outras pessoas sociais e carentes, meros mortais.

Relação seguindo/seguidores: altamente variável, mas a soma dos usuários seguidores + seguindo normalmente ultrapassa a casa dos 1000.

Autista Twitter

É o cara que manda comentários aleatórios, sobre assuntos pertinentes a ele próprio, entendidos por muito poucos e que não são respondidos por ninguém.

Não me refiro ao cara que critica alguma coisa, mas sim o cara que fala nada com nada. Os Twitts dele não tem começo, nem meio nem fim. Simplesmente são.

Usado por:  todo mundo tem um pouquinho disto.

Quem segue: outras pessoas que tem um pouquinho disto além dos Spammers.

Relação Seguindo/Seguidores: Normalmente 1:1, mas se os comentários forem bons, pode ficar 1:2.

Ajuda

É o usuário do Twitter que percebeu que através deste ele tem contato com toda a blogosfera abertamente, e tem grandes chances de receber ajuda em alguma coisa.

Ele manda um spam para os programadores mais famosos e simpáticos e espera colher frutos facilmente.

Usado por: folgados, preguiçosos e desesperados.

Quem segue: quem ele conseguiu fazer seguir. Manda @nome para quem ele achar que vai ajudar. Você vai receber um um dia. Aguarde!

Relação Seguindo/Seguidores: Alta. quer sugar o máximo de informação dos usuários e tem pouco a dar em troca.

#Tracker Twitter

É o Twitter que descobriu a usar enquetes e tracker. Diz tudo criando tags. #ola, #bomdia, #as11damanha. Acompanha tudo o que ele faz e escreve.

Quer porque quer que todos participem de seus tracks, por mais bobo que sejam, e de utilidade duvidosa. Apesar disso, se usar com moderação tem potencial para ser um bom usuário.

Usado por: pessoas carentes, quem acabou de se cadstrar no Twitter.

Quem segue: amigos, quem responde a tracker.

Relação Followers/Following: Não correlacionada ao usuário.

Usuário Propaganda

É um usuário que ainda vai surgir. Diferentemente do Blogueiro desesperado, ele é uma tentativa das empresas de se infiltrar em nossos grupos de amigos e dizer que uma coisa é melhor que a outra só para

Usuário não usuário

Fez o cadastro e segue todo mundo, mas não diz quase nada.

É o equivalente ao usuário Offline do ICQ. Observa a todos, como uma águia. Inutilmente. Mas o faz, diariamente. Acha que seus comentários são importantes e complexos demais. Libera-os em pequenas doses para que a plebe deguste e tente entender.

Usado por: ultra-mega-geeks e pessoas fora da curva de Gauss.

Quem segue: Outros Ultra-mega-geeks, meros mortais, parentes.

Relação Followers/Following: Moderadamente alta. Tenta decifrar todos que segue.

Tipo de usuário perfeito no Twitter

Apesar de não ser relatado nenhum caso, o usuário perfeito, deve:

  • Realizar comentarios pertinentes e inteligentes
  • Não floodar (mandar mensagens demais para os demais usuários)
  • Tenta englobar todos nas suas conversas
  • Fala direto com uma pessoa somente quando é necessário, ou quando é importante para você que esta pessoa veja

Em suma, não existe. Faça amigos e divirta-se, pois vale a pena! Comece já fazendo amigos. @felipeveiga

Portanto, o Twitter é uma ferramenta em crescimente que precisa de regras de conduta para melhor utilizarmos este scrapbook e mensagens Twitter por todos os meios de Internet, de modo efetivo, divertido e natural.


9 comentários

  1. hahahah

    Muito legal!

    Conheço vários tipos dos citados acima, principamente os sem-noção que falam nada com nada.

    Boa dica!

    Liz Marion /
  2. Eu, que sou novo no Twitter, consegui não cair em muitas das "tentações" dos vários tipos de pessoas que descreveste. Mas para quem é novo, não é fácil detectarmos logo o potencial da ferramenta. Isso bem com algum tempo e algumas caminhadas em Google e blogs… Há tanto por descobrir!! Post engraçado! ;)

    O Salgador da P&aacu /
  3. Perfeito!! Fui lendo e dando nomes aos tipos de usuário, com um sorriso no canto da boca. Em alguns momentos, também me identifiquei um pouco com um ou outro tipo.

    Christian Gump /
  4. Opa, tanto não existe o twitter ideal, quanto o Cristão ideal. Bom post para futuras referências. O que acontece é que sendo uma ferramenta tão nova, quase ninguém sabe aproveitar a sua essência. Mesmo assim, as coisas não mudam: trolls vão continuar sendo trolls, assim como salsinhas, paraquedistas, spammers, etc.

    Isaias Malta /
  5. Excelente post. Estou fazendo um post para meu blog falando sobre a “paranóia Twitter”. Pesquisando sobre o tema encontrei seu post. Very good.
    Abs.

    Elisandra /
  6. O Twitter assim como o Second Life, é mais uma tentativa frustrada que alguns paranoicos tentam para sair do anonimato mundano.
    É a busca desesperada em ser visto, para todo aquele que sonha em participar de um reality show.
    Para todos que acham que participar do Big Brother ou A Fazenda é entrar para o ilustre mundo dos desconhecidos.
    Recomendo que todos os usuarios do Twitter se candidatem ao programa O Curral!!!

    RuiGois /
  7. gostei muito de seu post, já dei uma twitada lá, haha

    @felipemelo /
  8. I KNOW,IKNOW,I KNOW! MAS COMO USAR?
    VC É MEU FIRST HABIT! E FALAM ASNEIRA EM DOBRO!
    BJUS!

    Rafael do Twitter /
  9. Adorei esses tipos de usuários do Twitter, depois de um tempo, realmente lembra bastante!

    helen /
  10. Pingback: Twitter de Famosos - Lista Artistas, Atores, Cantores, Bandas Brasil e Filmes

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.