Tudo sobre Celular IMEI – Para que serve e como bloquear celular com IMEI

Tudo sobre Celular IMEI – Para que serve e como bloquear celular com IMEI

- emCelular
28

Entenda por completo o que é o celular IMEI, para que serve e como bloquear smartphone. Proteja seu celular e aprenda como bloquear celular IMEI pós roubo.

Se os smartphones são cada vez mais presentes e capazes de fazer cada vez mais coisas, estão cada vez mais caros, portanto tornando-se alvos de ladrões, sendo um dos objetos mais furtados atualmente.

Hoje são roubados mais de 1 milhão de aparelhos celulares no Brasil, mesmo com os novos smartphones permitindo rastrear celular e tablet Android ou usar o Find my iphone para rastrear iPhone e até mesmo rastrear celular ou tablet depois de roubado não oferecem plena segurança.

O que é o IMEI e para que serve?

IMEI é o registro único e identificado de cada aparelho, não relacionado com o chip e que pode ser usado para bloquear celular
IMEI é o registro único e identificado de cada aparelho, não relacionado com o chip e que pode ser usado para bloquear celular

O IMEI, ou International Mobile Equipment Identity é um número identificador único do seu aparelho, tal como o RG e CPF para nós brasileiros. Esse número identifica seu aparelho, e não o chip do celular, em redes GSM. Portanto a troca do chip não altera o IMEI.

Esse número é comum a todas as fabricantes de aparelhos celulares a partir de 2004. Consta de 14 dígitos, da seguinte forma:

AA-BBBBBB-CCCCCC-D
ou

AA-BBBBBB-CCCCCC-EE

  • AA-BBBBBB representam o fabricante do celular e o tipo de aparelho.
  • CCCCCC representa o serial do aparelho, o real RG dele
  • D é o dígito verificador
  • EE representa a versão

Esse código é enviado através da conexão de rede para a operadora, que então verifica em uma listagem se o seu IMEI é válido. Esse banco de dados, teoricamente seria mundial e comum a todas operadoras de aparelhos celulares. No entanto, por múltiplos problemas de fiscalização e incentivo, não é.

A partir do início de 2014, as operadoras VIVO, TIM, CLARO e OI irão se unir e compartilhar ainda mais o banco de dados de IMEI local, a fim de proibir o uso de aparelhos celulares não autorizados ou vendidos no Brasil, para diminuir o número de celulares piratas de má qualidade. A vantagem para nós é que o banco de dados de IMEI bloqueado será melhorado.

Como descobrir o IMEI do meu celular?

A forma mais simples e universal, comum a todos aparelhos celulares é, na mesma tela onde é feita a ligação, digitar o seguinte código:

*#06#

Imediatamente irá aparecer uma tela com o IMEI do seu aparelho. Todos os aparelhos celulares tem essa função em comum acodo.

Outra forma de obter o código, caso seu celular já tenha sido roubado e você não tem mais como obter o IMEI pelo aparelho, é verificando na caixa ou no manual ou atrás da bateria.

IMEI pode ser obtido pelo código *#06#, atrás da bateria, no manual ou na caixa
IMEI pode ser obtido pelo código *#06#, atrás da bateria, no manual ou na caixa

Alguns aparelhos ainda oferecem formas alternativas de obter o código IMEI celular:

  • iOS (iPhone, LTE/3G iPad): Abra configurações -> Geral _-> Sobre -> IMEI
  • Android: Configurações – > Sobre o telefone
  • Sony or Sony Ericsson antigos: Digite “* DIREITA * ESQUERDA ESQUERDA* ESQUERDA *” no keypad..
  • Blackberry or newer Sony Ericsson: Em configurações -> Status

Como bloquear o celular com IMEI?

Sabendo sobre o IMEI, você usa o Boletim de ocorrência para bloquear o celular com IMEI
Sabendo sobre o IMEI, você usa o Boletim de ocorrência para bloquear o celular com IMEI
  1. Primeiro, você deve fazer o boletim de ocorrência do seu roubou ou furto. Isso serve não apenas como documentação para eventual seguro do aparelho, como também serve para indicar para a polícia que a região não está segura.
  2. Depois, você liga para a sua operadora de telefonia celular, informando seus dados e o que aconteceu.
  3. Informe que você quer bloquear o chip, dessa forma impedindo que sejam realizadas ligações à sua custa. Lembre-se, ao bloquear o chip, se você quiser rastrear celular você não mais vai conseguir.
  4. Agora, informe que você quer realizar o bloqueio do celular via IMEI. Esse é um procedimento a parte que teoricamente deveria ser capaz de ser realizado por qualquer operadora.
  5. Informe o código IMEI do seu aparelho e ele, teoricamente, deverá parar de funcionar dentro de algumas horas.

Infelizmente, não existe nenhuma forma de verificar se o IMEI foi realmente bloqueado ou se está em uso. E também isso não é tão relevante pois, com um algum conhecimento, é possível modificar o IMEI que é enviado para a operadora.

Existem no entanto sites para você  verificar informações a respeito do seu IMEI no seguinte site, dentre eles o numbering plans ou através do site para verificar o IMEI.

Como desbloquear o IMEI?

Infelizmente é possível desbloquear o IMEI, fazendo o celular pensar que tem na verdade outro número ou modificando-o para um número válido. Portanto uma combinação de software e, as vezes hardware, é necessária para realizar essa troca.

Um dos programas para desbloquear o IMEI - Todos criam um IMEI falso, modificando o identificador do aparelho
Um dos programas para desbloquear o IMEI – Todos criam um IMEI falso, modificando o identificador do aparelho

Não existe nenhuma razão plausível e honesta para realizar o desbloqueio do IMEI ou a sua troca, portanto não temos nenhum interesse em divulgar ou explicar como desbloquear o IMEI. Mesmo porque cada aparelho precisa de uma “gambiarra” já que o IMEI não foi criado para ser modificado.

Lembrando que a troca do IMEI do aparelho determina a perda da garantia.

Se você comprou um celular usado e ele não consegue receber sinal da operadora, e não existe problema com o chip, cuidado: seu celular pode ser roubado.

Sumário

O IMEI é o identificador pessoal e instransferível dos celulares. Servindo para identificar aparelhos originais e ser o código único, é possível bloquear celular com IMEI, diminuindo a utilidade dos roubos de celular, mesmo sendo possível, com software e hardware, desbloquear o IMEI.

Fonte: IMEI

28 Comments

  1. quando o codigo IMEI é utilizado para o bloqueio, o aparelho bloqueia totalmente? ou ainda dá p acessar algumas funções do celular????

    1. Teoricamente deveria bloquear o celular por completo, mas isso não é padrão entre os fabricantes mais devido aos smartphones então ao menos para fazer vai estar bloqueado. O resto talvez.

      1. Márcia Cristina

        INFELIZMENTE ESSE SERVIÇO DE BLOQUEIO DE IMEI Ñ ADIANTA PRA NADA, SENDO QUE QUEM TEM CONHECIMENTO PODE TROCA-LO, DEVERIA MESMO BLOQUEAR POR COMPLETO, DEVERIA PERDER ERA TUDO Q SE TEM DE PEÇAS NO APARELHO, FUI ROUBADA ONTEM, LEVARAM MEU SIII, FIZ O BLOQUEIO DO IMEI MAS NADA VAI ADIANTAR PQ COM CERTEZA ALGUMA ASSISTENCIA TECNICA VAI MODIFICA-LO, muito triste c isso.

      2. Sim, isso pode acontecer infelizmente Marcia. Os órgãos governamentais americanos estão brigando para permitir o bloqueio remoto dos celulares, mas as operadoras são contra pois grande parte do lucro vem da venda do seguro.

  2. denise maria lourenzo bonfim

    quando bloquease o celular não deveria se desboqueado mas o meu filho pedeu um isso e muito chato

  3. joaozinho roubador de iphones

    Muito bom nao divulgarem o procedimento de desbloqueio de imei, mas obrigado por mostrar o nome de um software na imagem acima! Bela dica!

  4. cara sinceramente é dificil encontrar alguem aqui com essa boa vontade qvc tem em ajudar as pessoas…meus parabens.
    meu problema é o seguinte perdi meu celular,enviei sms do meu radio,minha esposa ligou,enfim,o sacana ta com ma vontade ate recompensa eu ofereci. A pessoa usou meu chip pra ligar pra um numero local,falou por mais de uma hora,(ISSO NO DIA SEGUINTE,PQ NUM PRIMEIRO MOMENTO ELA DESLIGOU).Eu liguei pra operadora e consegui convencer a atendente a me passar o numero que recebeu essa ligacao e o nome da pessoa.procurei ela nas redes sociais e nada.tenho conta vinculada no google uma vez q baixei varios programas no android…minha duvida é sera q eu consigo rastrear ele?dou o comando no pc e apos a busca no link http://www.google.com/android/devicemanager ele me informa q o local esta indisponivel e me informa a data da ultima utilizacao(14 DE NOVEMBRO DE 2013)eu nunca rastreei ele,de onde veio isso?e outra a atendende fez uma pesquiza pelo emei q eu informei e me disse q meu chip continua no aparelho,cara me ajude me mande um e-mail,to desesperado ainda nao bloqueei tudo pq eu quero recupera-lo,penso na hipotese de fazer uma recarga e deixar ele usar ate eu conseguir rastrea-lo.oq vc acha?na medida do possivel me mande um e-mail.muito obrigado

    1. MR, tente usar o Google device manager para rastrear seu aparelho, é a melhor solução se ele ainda não formatou.
      Não funcionando, bloqueie e mude suas senhas. Abraços

    2. LUIZ CARVALHO

      Bom não sei se posso ajudar mais vc não está conseguindo localizar . pq o seu chip e pré-pago ou seu GPS deve está desligado. caso ele use um rede wifi . vc vai conseguir (baixe um localizador não sei se posso colocar o nome aqui) mais mesmo vc não estando com aparelho na mão vc consegue baixar. e instalar a distância. wlw

  5. Pingback: Como rastrear celular roubado do Android com app oficial do Google

  6. Meu galaxy s2 lite foi roubado, bloqueei chip e o aparelho atraves do imei pela vivo! Gostaria de saber se ele perde todas as funcoes, ou se o ladrao ainda tera acesso as fotos, whatsapp, agenda, sms etc..

  7. LUIZ CARVALHO

    Amigo bom tutorial, mais infelizmente no Brasil não funciona. pq qualquer aparelho perdido ou furtado ou roubado. existe pessoas com as taiS box. QUE desbloqueia qualquer IMEI. ( POUCO ou quanse raro que não consegue fazer. ) E SÓ PROCURAR NA INTERNET QUE QUALQUER UM ACHA. AS BOX. para todos os Modelos vendida livrimente em todos os site de Negócios. mais não e proibido vender e sim ultilizar para reparar Serial. ou IMEI.. ( TRABALHEI NA MOTOROLA BRASIL POR 5 ANOS ÁREA TEC.)

    1. Valeu a informação Luiz. Abraços

  8. para bloquear o celular pelo IMEI, posso ligar de qualquer operadora?

  9. Roubaram meu samsung galaxy S2 dentro da empresa em que trabalho, fiz um B.O e bloqueei o aparelho pelo emei, gostaria de saber se caso conseguirem desbloquear eu posso bloquear novamente, pois comprei o cel em uma quarta-feira e me roubaram na quinta estava até sem chip por ser micro-chip eu iria contar o meu, o cel não teve nem 24 horas de uso nada estava ativado, e vou pagar em 6 vezes quero saber se posso bloqueá-ló mais de uma vez?

  10. Roberta Costa

    bom, perdi meu aparelho, e fiz todos os procedimentos de bloqueios, quero saber se quando é desbloqueado, perde os aplicativos baixados e fotos, ou se a pessoa desbloqueia com todos os aplicativos que ja estavam?

  11. Rhodolfo Couto

    Amigo, eu perdi meu cel e bloquiei o IMEI, so q ontem eu encontrei o cel debaixo do banco do meu carro, ja passou quase 20 dias. Se eu for numa operadora, na minha operadora, eu consigo desbloquear com a NF?

  12. amigo estou com um problemão , fui roubado e já tenho o boletim de ocorrência e só consegui bloquear o chip que é da Claro , pedi a loja para bloquear o aparelho só que eles alegam que não bloqueia o aparelho porque eles não trabalham com aquele aparelho na loja / da Sony C 2304 DUAL CHIP / e agora como faço pra bloquear meu aparelho si já que a obrigação no caso seria da operadora .. me de uma ajuda pfv ??

    booa taarde !

  13. Fui roubada e já fiz o procedimento de bloqueio de chip e imei, mas porque não bloqueia e inutiliza totalmente o aparelho queimando a placa.ai iria acabar com esses roubos tenho certeza.

  14. Gostaria de saber se é possível indentificar os números que um celular usou atraves do IMEI usou . É possível?

  15. eu comrprei 2 celulares 1 deles foi robado e usei imei no celular errado como desfaço essa açao?

  16. Oi gostaria de saber como bloquear um aparelho de celular Samsung galaxy young, pois perdi e não consigo encontrar e já tentei bloquear e não consigo, eu perdi só o aparelho. Obrigada.

  17. bom dia perdi meu cel e não gravei o numero do meu imel tem como eu comseguir com a loja que eu comprei o cel .

  18. bom dia perdi meu cel e não gravei o numero do imail tem como eu comseguir com a loja que eu comprei

  19. Olá, meu caso é diferente, vou colar o que aconteceu: “Gente vou contar minha triste história: Terça-feira (11/08/2015) derrubei meu telefone ao descer da Van, chegando da faculdade, até então pensei que estava na Van, como trabalho com tecnologia, no outro dia meus colegas me ensinaram que o Google rastreava, rastreei e, para minha tristeza, estava no meu condomínio e sei o horário que o cidadão saiu no outro dia e o percurso…
    Coloquei cartazes, solicitei as câmeras do meu prédio, porém demoraram a me entregar e apenas algumas câmeras, me entregaram ontem (18/08/2015) o restante das gravações (não vi até o momento).
    Já bloqueei IMEI , cancelei chip, olhei as pessoas que saíram no mesmo horário e as que chegaram, ainda não vi ninguém coincidindo sabe… Já nos encontramos com pessoas suspeitas vendendo em briques do facebook e nada…
    Gostaria de mais informações sobre o IMEI, ouvi dizer que conseguem desbloquear? É verdade?
    Só em saber que é vizinho, me deixou mal, apaguei remotamente tudo, mas está complicado sabe, queria descobrir o indivíduo.
    Tem mais alguma coisa que eu possa fazer?
    Acho muito injusto isso… Comprei um telefone novo ontem (motorola também), pois estou com poucas esperanças de encontrá-lo, já faz 8 dias…
    Alguém tem alguma dica? principalmente sobre o imei, como eles fazem?”

    Pois então, ontem a pessoa que pegou me devolveu o celular, com a tela trincada, preciso desbloquear meu IMEI, uma burocracia horrível, tenho até amanhã para enviar a minha nota fiscal e uma declaração a próprio punho… Mas li várias reclamações no Reclame Aqui que a Oi não consegue reverter o processo, isso procede? Estou ficando preocupada

  20. Felipe, tenho um iphone que comprei nos USA.
    tenho uma conta compartilhada com minha esposa. ela é a titular e eu sou o dependente.
    Tinhamos Claro e migramos para 3G.
    Quando ocorreu a migração, a conta da titular não recebe ligações da vivo, mas acessa internet, liga normalmente.
    já o meu, apos reclamações do problema acima, perdeu o sinal. não aparece a operadora nos ajustes do phone.
    será que é IMEI bloqueado?
    alguma coisa haver por ter sido comprado nos USA?

    Já liguei na NEXTEL e APPLE e ninguem sabe de nada.
    um joga para o outro.

    há algo que pode ser feito?

    Obrigado!

  21. Comprei um tablet da Samsung modelo SM-T113NU, gostaria de saber se ele possui o IMEI. Obrigado José Luiz

  22. devorcio da marilia

    preciso o codigo da rede da vodacom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *