Tudo sobre Celular IMEI – Para que serve e como bloquear celular com IMEI

Entenda por completo o que é o celular IMEI, para que serve e como bloquear smartphone. Proteja seu celular e aprenda como bloquear celular IMEI pós roubo.

Se os smartphones são cada vez mais presentes e capazes de fazer cada vez mais coisas, estão cada vez mais caros, portanto tornando-se alvos de ladrões, sendo um dos objetos mais furtados atualmente.

Hoje são roubados mais de 1 milhão de aparelhos celulares no Brasil, mesmo com os novos smartphones permitindo rastrear celular e tablet Android ou usar o Find my iphone para rastrear iPhone e até mesmo rastrear celular ou tablet depois de roubado não oferecem plena segurança.

O que é o IMEI e para que serve?

IMEI é o registro único e identificado de cada aparelho, não relacionado com o chip e que pode ser usado para bloquear celular

IMEI é o registro único e identificado de cada aparelho, não relacionado com o chip e que pode ser usado para bloquear celular

O IMEI, ou International Mobile Equipment Identity é um número identificador único do seu aparelho, tal como o RG e CPF para nós brasileiros. Esse número identifica seu aparelho, e não o chip do celular, em redes GSM. Portanto a troca do chip não altera o IMEI.

Esse número é comum a todas as fabricantes de aparelhos celulares a partir de 2004. Consta de 14 dígitos, da seguinte forma:

AA-BBBBBB-CCCCCC-D
ou

AA-BBBBBB-CCCCCC-EE

  • AA-BBBBBB representam o fabricante do celular e o tipo de aparelho.
  • CCCCCC representa o serial do aparelho, o real RG dele
  • D é o dígito verificador
  • EE representa a versão

Esse código é enviado através da conexão de rede para a operadora, que então verifica em uma listagem se o seu IMEI é válido. Esse banco de dados, teoricamente seria mundial e comum a todas operadoras de aparelhos celulares. No entanto, por múltiplos problemas de fiscalização e incentivo, não é.

A partir do início de 2014, as operadoras VIVO, TIM, CLARO e OI irão se unir e compartilhar ainda mais o banco de dados de IMEI local, a fim de proibir o uso de aparelhos celulares não autorizados ou vendidos no Brasil, para diminuir o número de celulares piratas de má qualidade. A vantagem para nós é que o banco de dados de IMEI bloqueado será melhorado.

Como descobrir o IMEI do meu celular?

A forma mais simples e universal, comum a todos aparelhos celulares é, na mesma tela onde é feita a ligação, digitar o seguinte código:

*#06#

Imediatamente irá aparecer uma tela com o IMEI do seu aparelho. Todos os aparelhos celulares tem essa função em comum acodo.

Outra forma de obter o código, caso seu celular já tenha sido roubado e você não tem mais como obter o IMEI pelo aparelho, é verificando na caixa ou no manual ou atrás da bateria.

IMEI pode ser obtido pelo código *#06#, atrás da bateria, no manual ou na caixa

IMEI pode ser obtido pelo código *#06#, atrás da bateria, no manual ou na caixa

Alguns aparelhos ainda oferecem formas alternativas de obter o código IMEI celular:

  • iOS (iPhone, LTE/3G iPad): Abra configurações -> Geral _-> Sobre -> IMEI
  • Android: Configurações – > Sobre o telefone
  • Sony or Sony Ericsson antigos: Digite “* DIREITA * ESQUERDA ESQUERDA* ESQUERDA *” no keypad..
  • Blackberry or newer Sony Ericsson: Em configurações -> Status

Como bloquear o celular com IMEI?

Sabendo sobre o IMEI, você usa o Boletim de ocorrência para bloquear o celular com IMEI

Sabendo sobre o IMEI, você usa o Boletim de ocorrência para bloquear o celular com IMEI

  1. Primeiro, você deve fazer o boletim de ocorrência do seu roubou ou furto. Isso serve não apenas como documentação para eventual seguro do aparelho, como também serve para indicar para a polícia que a região não está segura.
  2. Depois, você liga para a sua operadora de telefonia celular, informando seus dados e o que aconteceu.
  3. Informe que você quer bloquear o chip, dessa forma impedindo que sejam realizadas ligações à sua custa. Lembre-se, ao bloquear o chip, se você quiser rastrear celular você não mais vai conseguir.
  4. Agora, informe que você quer realizar o bloqueio do celular via IMEI. Esse é um procedimento a parte que teoricamente deveria ser capaz de ser realizado por qualquer operadora.
  5. Informe o código IMEI do seu aparelho e ele, teoricamente, deverá parar de funcionar dentro de algumas horas.

Infelizmente, não existe nenhuma forma de verificar se o IMEI foi realmente bloqueado ou se está em uso. E também isso não é tão relevante pois, com um algum conhecimento, é possível modificar o IMEI que é enviado para a operadora.

Existem no entanto sites para você  verificar informações a respeito do seu IMEI no seguinte site, dentre eles o numbering plans ou através do site para verificar o IMEI.

Como desbloquear o IMEI?

Infelizmente é possível desbloquear o IMEI, fazendo o celular pensar que tem na verdade outro número ou modificando-o para um número válido. Portanto uma combinação de software e, as vezes hardware, é necessária para realizar essa troca.

Um dos programas para desbloquear o IMEI - Todos criam um IMEI falso, modificando o identificador do aparelho

Um dos programas para desbloquear o IMEI – Todos criam um IMEI falso, modificando o identificador do aparelho

Não existe nenhuma razão plausível e honesta para realizar o desbloqueio do IMEI ou a sua troca, portanto não temos nenhum interesse em divulgar ou explicar como desbloquear o IMEI. Mesmo porque cada aparelho precisa de uma “gambiarra” já que o IMEI não foi criado para ser modificado.

Lembrando que a troca do IMEI do aparelho determina a perda da garantia.

Se você comprou um celular usado e ele não consegue receber sinal da operadora, e não existe problema com o chip, cuidado: seu celular pode ser roubado.

Sumário

O IMEI é o identificador pessoal e instransferível dos celulares. Servindo para identificar aparelhos originais e ser o código único, é possível bloquear celular com IMEI, diminuindo a utilidade dos roubos de celular, mesmo sendo possível, com software e hardware, desbloquear o IMEI.

Fonte: IMEI


13 comentários

  1. quando o codigo IMEI é utilizado para o bloqueio, o aparelho bloqueia totalmente? ou ainda dá p acessar algumas funções do celular????

    nic /
    • Teoricamente deveria bloquear o celular por completo, mas isso não é padrão entre os fabricantes mais devido aos smartphones então ao menos para fazer vai estar bloqueado. O resto talvez.

      Felipe Veiga /
      • INFELIZMENTE ESSE SERVIÇO DE BLOQUEIO DE IMEI Ñ ADIANTA PRA NADA, SENDO QUE QUEM TEM CONHECIMENTO PODE TROCA-LO, DEVERIA MESMO BLOQUEAR POR COMPLETO, DEVERIA PERDER ERA TUDO Q SE TEM DE PEÇAS NO APARELHO, FUI ROUBADA ONTEM, LEVARAM MEU SIII, FIZ O BLOQUEIO DO IMEI MAS NADA VAI ADIANTAR PQ COM CERTEZA ALGUMA ASSISTENCIA TECNICA VAI MODIFICA-LO, muito triste c isso.

        Márcia Cristina /
      • Sim, isso pode acontecer infelizmente Marcia. Os órgãos governamentais americanos estão brigando para permitir o bloqueio remoto dos celulares, mas as operadoras são contra pois grande parte do lucro vem da venda do seguro.

        Felipe Veiga /
  2. quando bloquease o celular não deveria se desboqueado mas o meu filho pedeu um isso e muito chato

    denise maria lourenzo bonfim /
  3. Muito bom nao divulgarem o procedimento de desbloqueio de imei, mas obrigado por mostrar o nome de um software na imagem acima! Bela dica!

    joaozinho roubador de iphones /
  4. cara sinceramente é dificil encontrar alguem aqui com essa boa vontade qvc tem em ajudar as pessoas…meus parabens.
    meu problema é o seguinte perdi meu celular,enviei sms do meu radio,minha esposa ligou,enfim,o sacana ta com ma vontade ate recompensa eu ofereci. A pessoa usou meu chip pra ligar pra um numero local,falou por mais de uma hora,(ISSO NO DIA SEGUINTE,PQ NUM PRIMEIRO MOMENTO ELA DESLIGOU).Eu liguei pra operadora e consegui convencer a atendente a me passar o numero que recebeu essa ligacao e o nome da pessoa.procurei ela nas redes sociais e nada.tenho conta vinculada no google uma vez q baixei varios programas no android…minha duvida é sera q eu consigo rastrear ele?dou o comando no pc e apos a busca no link http://www.google.com/android/devicemanager ele me informa q o local esta indisponivel e me informa a data da ultima utilizacao(14 DE NOVEMBRO DE 2013)eu nunca rastreei ele,de onde veio isso?e outra a atendende fez uma pesquiza pelo emei q eu informei e me disse q meu chip continua no aparelho,cara me ajude me mande um e-mail,to desesperado ainda nao bloqueei tudo pq eu quero recupera-lo,penso na hipotese de fazer uma recarga e deixar ele usar ate eu conseguir rastrea-lo.oq vc acha?na medida do possivel me mande um e-mail.muito obrigado

    MR /
    • MR, tente usar o Google device manager para rastrear seu aparelho, é a melhor solução se ele ainda não formatou.
      Não funcionando, bloqueie e mude suas senhas. Abraços

      Felipe Veiga /
    • Bom não sei se posso ajudar mais vc não está conseguindo localizar . pq o seu chip e pré-pago ou seu GPS deve está desligado. caso ele use um rede wifi . vc vai conseguir (baixe um localizador não sei se posso colocar o nome aqui) mais mesmo vc não estando com aparelho na mão vc consegue baixar. e instalar a distância. wlw

      LUIZ CARVALHO /
  5. Meu galaxy s2 lite foi roubado, bloqueei chip e o aparelho atraves do imei pela vivo! Gostaria de saber se ele perde todas as funcoes, ou se o ladrao ainda tera acesso as fotos, whatsapp, agenda, sms etc..

    karina /
  6. Amigo bom tutorial, mais infelizmente no Brasil não funciona. pq qualquer aparelho perdido ou furtado ou roubado. existe pessoas com as taiS box. QUE desbloqueia qualquer IMEI. ( POUCO ou quanse raro que não consegue fazer. ) E SÓ PROCURAR NA INTERNET QUE QUALQUER UM ACHA. AS BOX. para todos os Modelos vendida livrimente em todos os site de Negócios. mais não e proibido vender e sim ultilizar para reparar Serial. ou IMEI.. ( TRABALHEI NA MOTOROLA BRASIL POR 5 ANOS ÁREA TEC.)

    LUIZ CARVALHO /
  7. para bloquear o celular pelo IMEI, posso ligar de qualquer operadora?

    guilherme /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.