Teste QI, inteligência racional e emocional – Como exercitar o cérebro

Teste QI, inteligência racional e emocional – Como exercitar o cérebro

- em Links
4

Entenda tudo sobre o teste QI, como treinar sua  inteligência racional e inteligência emocional. Explicação sobre teste de QI, sua avaliação e treinos.

Sabe-se que os testes de inteligência, apesar de úteis para medir uma das capacidades intelectuais de alguém, não é o determinante do sucesso futuro, sendo que a garra de alguém é muito mais correlacionada ao sucesso a longo prazo. E infelizmente os empregadores e escolas tem que avaliar rapidamente e determinar quem tem maior chance de sucesso e agregar a compania.

Como garra ainda é algo que só consegue ser medido com o tempo, nós ainda precisamos de testes para determinar e selecionar habilidades e pessoas. Apesar disso, cada um dos testes já criados apresenta vantagens e desvantagens, sendo incompleto para selecionar pessoas.

Teste QI – O que ele quer avaliar e porque?

Teste Inteligência Racional, QI e emocional - Como exercitar o cérebro
Teste Inteligência Racional, QI e emocional – Como exercitar o cérebro

A idéia de um desses testes é fazer avaliações e julgamentos a respeito do futuro de alguém, tanto na forma de sucesso acadêmico, profissional e familiar, tanto para que empresas possam encontrar e contratar os profissionais corretos.

Raymond Cattell propôs algumas habilidades cognitivas, posteriormente extendidas na teoria Cattell Horn Carrol das quais poderiamos dividir nossa inteligência entre alguns tipos de habilidades intelectuais:

  • Inteligência fluída – a habilidade de alguém de entender e formalizar conceitos, resolver problemas utilizando soluções desconhecidas ou novos procedimentos.
    Basicamente é esse tipo de inteligência que é medido nos testes de inteligência.
  • Inteligência cristalizada – habilidade de utilizar experiências passadas para aplicar suas resoluções em problemas atuais.
    Basicamente é o tipo de conhecimento que a escola de fornece e que a experiência de vida te traz.
  • Quantidade de Racionalidade – Capacidade de alguém de compreender relações e razão.
  • Leitura e escrita –  Capacidade de interpretação e comunicação através de relatos e textos.
  • Memória de curto Prazo – Capacidade de guardar informações a curto prazo.
    Basicamente é lembrar do começo de um filme ou instrução dada em uma uala.
  • Memória de longo prazo – De difícil mensuração em testes, costuma ser avaliada apenas em testes repetitivos para tentar identificar algo que aparentemente não importante para você, como uma ordem de palavras, pode ser relembrando.
  • Processamento Visual
  • Processamento auditivo
  • Processamento de velocidade – inclui não apenas o tempo mas o fato de realizar tarefas sobre pressão

A maior parte das habilidades acima descritas pode ser melhorada ou exercitada através de exercícios para treinar sua inteligência Exercícios grátis.

O Teste QI quer na verdade avaliar o a inteligência fluida, pois é isso que permite as pessoas inovares e serem capazes de superar obstáculos. A idéia é escolher as pessoas que tem maior capacidade de resolver problemas que elas não tem menor conhecimento prévio, pois esse é o futuro. Afinal quando uma empresa decide criar um novo e inovador produto, apesar dos conhecimentos anteriores ajudarem, as novas técnicas e idéias é que determinaram se alguém e a empresa terá sucesso.

Para que servem os testes de inteligência, emocional e Racional?

A idéia de um teste é selecionar e fazer uma previsão a respeito do seu futuro, tentando correlacionar o dado obtido com o teste, em comparação com as outras pessoas a fim de prever sucesso, ganho financeiro, felicidade, expectativa de vida e muito mais.

Infelizmente, esses testes não são capazes ainda de determinar todas essas associações que seriam interessantes, e ainda mais, falham terrivelmente em alguns momentos por explicar porque determinados indivíduos com QI acima da média tomam decisões erradas ou consideradas irracionais.

Por isso, hoje em dia abordam-se mais de uma inteligência com parte da cognição, dentre elas o QI, a emocional, a social e a racional. Apesar de cada um ter uma falha e uma vantagem, quando usadas em conjunto são capazes de avaliar bem um indivíduo a fim de diferenciar ele entre muitos.

Esse é um dos grandes motivos pelos quais as empresas ao realizarem processos seletivos o fazem em muitas fases – a idéia é ter muitos momentos para avaliar cada uma das habilidades dos candidados.

Comparação Teste QI, Teste Emocional, Teste Social e Teste Racional

 

Exemplo de teste de inteligência para medir o QI - Parece não fazer sentido pois a intenção é determinar a sua capacidade de resolver novos problemas
Exemplo de teste de inteligência para medir o QI – Parece não fazer sentido pois a intenção é determinar a sua capacidade de resolver novos problemas
  • Testes de inteligência – Uma das mais antigas formas de medir o QI de alguém através de testes padronizados que focam-se grande parte na inteligência flúida. Por isso ao fazer um teste de QI parece que você não sabe nada ou que nada tem sentido, a idéia é que você adquira e resolva situações com as quais você não tem familiaridade alguma.
    As empresas tentam emular esses testes nas suas entrevistas de seleção e através de perguntas estranhas e impossíveis, como as do Google “Quantas vacas tem no Canadá?” e muitas outras que você pode conferir no site GlassDoor
  • Testes emocionais – Esse tipo de teste quer por a prova como você se relaciona a outras pessoas, como você se comporta em relação a dificuldade, a facilidade, a insubordinação e aos diversos tipos de cenários. Sabe-se que o controle emocional e a empatia são habilidades muito valorizadas e necessárias para trabalho em equipe.
    As empresas, em testes de seleção, simulam essas situações através de estresse de pressão, atores com comportamento difícil e competitivo, especialmente nas dinâmicas em grupo.
  • Testes de Garra e força de vontade – São testes que são raramente usados nas empresas e companias, pois eles te propõe um benefício imediato e um benefício maior tardio. As crianças foram alvo do teste inicialmente para predizer seu sucesso no colégio e na faculdade, sendo que ela poderia ganhar um Marshmallow agora ou dois em 5 minutos. Quem esperou e comeu dois teve muito mais sucesso na faculdade, mesmo se o QI era menor.
    As empresas emulam isso através das múltiplas fases do processo de inúmeras maneiras para determinar quem realmente quer e merece o trabalho.

  • A explicação
  • Testes Racionais – A idéia dos testes racionais é que apesar dos seres humanos basearem suas decisões em probabilidade a partir de informações da própria experiência, muitas vezes há outros fatores determinantes que as vezes pesam mais do que suspeitariamos, como bem disse o ganhador do nobel de 2002 em economia comportamental. Esse tipo de teste, um dos mais novos do tipo, é determinar porque pessoas consideradas inteligentes tomam decisões que fogem a lógica científica e racional.

Como treinar Teste QI, exercitar inteligência emocional e Racional

Não se sabe se o treinamento dos testes mascara a realidade ou se a pessoa realmente ganha e adquire esses conhecimentos. Apesar de não ser baseado em ciência, eu acredito que as pessoas possam sim aprender novas formas de pensar e soluções, mesmo sabendo que isso pode as viciar (elas só conseguem pensar daquela forma) tornando-as incapazes de pensar de outra forma.

O exemplo mais clássico é a frase clássica “Não sabia que era possível, foi lá e fez”, exemplo de que se você pensar diferente você pode obter outros resultados.

Treinar Teste QI

Recomendo o site Lumosity, dentre inúmeros para  treinar sua inteligência Exercícios grátis. Há também jogos de videogame como o Brain Challenge disponível para iPad, iPhone, Android, Playstation e Xbox. Há ainda a versão Brain Age o famoso jogo de Nintendo DS que foi associado no Japão a melhoras cognitivas em pacientes com doenças demenciais.

Existem muitos outros sites e testes de QI na internet, mas infelizmente aqueles que tem um conteúdo de qualidade não são grátis. Muitos jogos podem ajudar a fazer você pensar fora da caixa e aumentar significativamente sua inteligência fluida e consequente seus testes de QI.

Outra boa fonte é através de livros, como o Graps the Solution que ensina como pensar de um modo diferente a fim de tentar chegar a uma resposta. Além disso existem muitos livros de Teste de QI que oferecem explicações, técnicas de como ir melhor nessas provas de aptidão pessoal.

Treinar Teste Emocional

Existem cursos online e presencial de diversas empresas que oferecem treinamento para os empregados a fim de lidar melhor com o estresse e fazer aflorar habilidades de liderança em equipe.

A grande maioria das técnicas foram descritas por Daniel Goleman em seus livros inteligência Emocional, mas prática exige muito treino e auto consciência.

Deixo abaixo algumas fontes de artigos científicos que podem ser lidos e estudados a fim de entender o que é avaliado nos testes emocionais e qual o racional por traz desses testes:

  • Brackett, M. A., & Mayer, J. D. (2003). Convergent, discriminant, and incremental validity of competing measures of emotional intelligence. Personality and Social Psychology Bulletin, 29, 1147-1158.
  • Brackett, M.A., Rivers, S.E., Shiffman, S., Lerner, N., & Salovey, P. (2006). Relating emotional abilities to social functioning: A comparison of self-report and performance measures of emotional intelligence. Journal of Personality and Social Psychology, 91, 780-795.
  • Cote, S. & Miners, C.T.H. (2006). Emotional intelligence, cognitive intelligence, and job performance. Administrative Science Quarterly, 51(1), 1-28.
  • Ivcevic, Z., Brackett, M. A. & Mayer, J. D. (2007). Emotional intelligence and emotional creativity.Journal of Personality, 75, 199-235.
  • Kerr, R., Garvin, J., Heaton, N., & Boyle, E. (2006). Emotional intelligence and leadership effectiveness. Leadership and Organization Development Journal, 27(4), 265-279.
  • Mayer, J. D., Salovey, P., & Caruso, D. R. (2004). Emotional intelligence: Theory, findings, and implications. Psychological Inquiry, 15, 197-215.
  • Mayer, J. D., Salovey, P., Caruso, D. R., & Sitarenios, G. (2003). Measuring emotional intelligence with the MSCEIT V2.0. Emotion, 3, 97-105.
  • Palmer, B., Gignac, G., Manocha, R., & Stough, C. (2005). A psychometric evaluation of the Mayer-Salovey-Caruso emotional intelligence test version 2.0. Intelligence, 33, 285–305.
  • Rosete, D. & Ciarrochi, J. (2005). Emotional intelligence and its relationship to workplace performance. Leadership and Organization Development Journal, 26(5), 388-399.

Treinar teste Racional e Racionalidade

O maior autor atual da área é Keith Stanovich, autor do livro “O que testes de QI deixam escapar: A Psicologia do pensamento racional“, leitura obrigatória para compreender as limitações, falhas do Teste QI e como pode ser avaliada o pensamento racional e lógico. Seu livro é um resumo do seu pensamento e dos achados de seus artigos científicos publicados.

Sumário

Conhecendo os tipos de inteligência, emocional, racional e QI permite que você entenda melhor onde você pode melhorar e onde os testes vão cobrar de você. A explicação do Teste QI permite compreender melhor sua avaliação, como ir melhor e o que fazer para treinar sua habilidade de pensar diferente.

4 Comments

  1. Simone Mnovas

    Muito bom, vou procurar todos os sites.
    Eu estava pensando sobre esse assunto essa semana.
    Nunca fiz teste de QI

    1. Legal Simone, fico feliz que acertamos no timming do artigo! Recomendo realizar um teste lugares profissionais e qualificados na sua cidade, se possível, a depender do custo do teste, antes e depois de testar as dicas de como exercitar o cérebro que fornecemos no artigo.
      Abraços

  2. Francisco Diassis

    Em alguns sites, quando eles não estão querendo te vender nada, é mais confiável. Agora quando o site tem um produto ou serviço para você comprar, é melhor ficar atento quanto o resultado, geralmente ele te cobrem de elogios.

    1. Sim Francisco, por isso eu recomendo apenas usar os serviços que já foram consagrados e os livros e artigos que mencionamos no texto. Se tiver algum que recomendar, por favor, não deixe de nos avisar.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *