Qual o melhor navegador de internet de 2013 – Comparação Browser

Comparação dos browsers de internet Google Chrome, Firefox e Internet Explorer. Qual o mais rápido e qual o melhor navegador de internet de 2013? Descubra!

Hoje em dia a maior parte do tempo que passamos usando o computador usamos a internet. Portanto o navegador de internet, a janela pela qual usamos a internet, nunca teve tanta importância.

Apesar de cada navegador de internet, seja o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera ter seu conjunto de características, plugins, extensões e temas particulares, no fim do dia nós só queremos acessar sites o mais rápido possível.

Por isso, veja abaixo a comparação usando os testes do LifeHacker para determinar qual o navegador de internet mais rápido de 2013.

Comparação Browsers de Internet para escolher o melhor navegador de internet de 2013

Foram testados os três principais navegador de internet para Windows nas versões Windows 7 e Windows 8, Google Chrome, Internet Explorer (lembrando que o novo Internet Explorer 10 só funciona no Windows 8), Firefox e Opera. Safari não foi testado devido seu baixo market share. A versão do Safari para Mac não foi testado pois necessitaria de uma nova comparação entre os browsers, já que é outro sistema operacional.

Comparação entre os browsers de internet para escolher o melhor navegador de internet de 2013

Comparação entre os browsers de internet para escolher o melhor navegador de internet de 2013

Tanto experimentos manuais com cronômetro quanto automáticos foram realizados para avaliar:

  • Tempo para abrir o navegador
  • Tempo para abrir uma nova aba (tab)
  • Tempo para carregar um endereço (sem usar SPDY)
  • Tempo para restaurar as abas carregadas da última vez
  • Carregador e renderizador de Javascript
  • Uso de memória
  • Segurança

Tempo para abrir o navegador e executar o programa

Tempo para abrir o navegador e executar o programa

Tempo para abrir o navegador e executar o programa

Google Chrome consegue abrir em 2 segundos, tornando-o o browser mais rápido para carregar. Seu truque é carregar todas as extensões e aba em um processo separado, permitindo abrir o navegador rapidamente.

Felizmente todos os navegadores conseguiram abrir em menos de 4 segundos e já estarem úteis, o que é aceitável e tolerável por todos usuários. Mas óbvio que quanto mais rápido melhor.

Tempo para abrir múltiplas abas (tabs)

Tempo para abrir múltiplas abas (tabs)

Tempo para abrir múltiplas abas (tabs)

No teste para carregar múltiplas abas , cada uma com um site diferente, desde canal de notícias até sites de entretenimento e vídeo, o Google Chrome levou mais uma vez o prêmio de mais rápido seguido de perto de Iinternet Explorer.

Destaque negativo para o Firefox, que demorou quase 2 vezes mais que o Google Chrome para abrir. Firefox com isso dá sinais de que seu uso de processador é subótimo.

Tempo para carregar um endereço (sem usar SPDY)

Tempo para carregar um site ou endereço da web

Tempo para carregar um site ou endereço da web

Quase todos os navegadores de internet, com exceção do Opera, conseguiram impressionantes resultados a menos de um segundo no teste usando a mesma conexão e computador.

Destaque positivo para o Google Chrome que começa a baixar o site antes mesmo de você clicar, de modo a aparentar carregar mais rápido os sites na internet. Não importa, ele usualmente acerta o site que você vai visitar, conseguindo dar a mais rápida experiência para você. Para testar isso, digite um site inteiro como Vejaisso.com e não clique enter, aguarde 3 segundos e então clique. Você verá o site quase inteiro carregado imediatamente.

Importância de SPDY

SPDY é um novo protocolo de internet que consegue, quando o servidor do site tiver isso implementado, carregar muito mais rapidamente os sites. Tanto Chrome quanto Firefox oferecem já o protocolo. Todos os sites do Google, Twitter já fazem uso do SPDY. Recomendadíssimo.

Tempo para restaurar as abas carregadas da última vez

Restaurar o navegador de internet a partir das tabs abertas da ultima vez e muito importante, pois é  o que mais fazemos

Restaurar o navegador de internet a partir das tabs abertas da ultima vez e muito importante, pois é o que mais fazemos

Mais uma vez Google Chrome permance o mais responsivo.

Carregador e renderizador de Javascript

A maioria dos sites utiliza javascript para melhorar e implementar a interface do usuário, seja para fazer aquela galeria bonita, por carregar as imagens assim eu elas aparecem na tela, criar widgets, carregamento assíncrono e muito mais.

Junto com o CSS, que dá o estilo ao site, o Javascript precisa ser rápido e quando mais rápido o navegador de internet conseguir processar e interpretar essas informações, mais rápido ele consegue mostrar o site pronto e funcional para você ler, clicar e usar.

Carregar e renderizar Javascript, um dos componentes fundamentais de quase todos os sites da internet

Carregar e renderizar Javascript, um dos componentes fundamentais de quase todos os sites da internet

E nesse quesito o Chrome disparado mostra a potência que nem na sua engine de interpretação de Javascript, conseguindo ter uma boa vantagem e processar muito mais que os outros navegadores.

Uso de memória RAM pelo Browser

Uso de memória RAM pelo Browser

Uso de memória RAM pelo Browser

Após muitas reclamações de seus usuários sobre o consumo de memória do Firefox, o que antes do Chrome era o unânime o melhor navegador de internet, agora tem o melhor footprint de memória dos Browsers.

Chrome fica bem atrás, consumindo grandes quantidades de memória para fazer funcionar todos os seus processos com rapidez.

Outra características que merecem menção

Integração do Google Chrome com Android e iPhone

Google Chrome por enquanto é o navegador de internet que melhor faz integração das abas abertas no computador com as do celular e tablet e vice versa. Para quem faz uso intenso do celular e tablet no dia e dia, sabe o quão isso é útil. Uma vez que você começa a usar isso, você não consegue mais voltar a trás.

Perfis de Navegador

Tanto Firefox com suas personas quanto Google Chrome permitem a criação de perfis no próprio navegador, ou seja, seu favoritos e senhas trocam de acordo com o perfil acessado no navegador de internet.

Google Chrome ainda vai mais além ao sincronizar pela internet não apenas seus favoritos como apps e histórico. Excelente para manter suas mesmas configurações em casa, no trabalho e no notebook e no celular.

Atualização automática e silenciosa

Google Chrome tem minha atenção e é o meu navegador de escolha por todos os motivos acima citados mas em especial pela atualização automática. Com isso, você tem o seu browser sempre atualizado assim que uma nova versão é liberada.

Além disso, pequenas novas versões são liberadas de tempo em tempo, o que garante, teoricamente, maior segurança do navegador diante de novas ameaças. Por exemplo, se um novo malware que ataca a versão 23 do navegador for encontrado, os engenheiros podem trabalhar e liberar a atualização e corrigir seu navegador sem você precisar pedir para ser atualizado. Perfeito para quem não quer ter dor de cabeça!

Games e extensões

O Firefox e o Google Chrome tem um excelente ecossistema de desenvolvedores criando extensões para aumentar a funcionalidade do navegador de internet.

Atualmente o Google Chrome tem mais games e extensões que o Firefox na sua Chrome Web Store  em comparação com a Firefox add-Ons

Sumário

Cada browser de internet tem seu conjunto de plugins, extensões e temas que o tornam único. A integraçcão com os celulares e tablets também tem muita importância, especialmente com o Safari  e iPhone e iPad.

Tteste ser reavaliado detempos em tempos…

No entanto para a maioria de nós, queremos um browser seguro o bastante para acessar o banco e rápido, o que o determina como  o melhor navegador de internet de 2013.

Fonte: LifeHacker Wikipedia Acid3


15 comentários

  1. VENHO ATRAVÉS DESTA NOTA,MANIFESTAR AQUI;AS MINHAS CONSIDERAÇÕES,E O MEU RECONHECIMENTO;POR ESTE TÃO IMPORTANTE EFICAZ,E AUDACIOSO TRABALHO DE GRANDE ENVERGADURA;REALIZADO PELO NOSSO AMIGO(FELIPE VEIGA).RECEBA AS MINHAS CORDIAIS CONGRATULAÇÕES…FELICIDADES,E TUDO DEBOM.ABRAÇOS.ATENSIOSAMENTE.

    Marcos Antonio Da Silva /
  2. Não posso opinar como um técnico, porque não o sou, mas então o façocomo um leigo da informatica, curioso e usuario de pc mais de 20 anos. Procuro eu memso fazer minhas manutenções, até porque aos 66 anos aposentado, com horas ociosas e pouco dinheiro procuro me virar. Mas sobre o assunto navegador… Leio,leio,leio sobre o assunto e vejo que é uma preferencia muito dividida e sempre quase que numa opinião generalisada o IE é o mais combatido, é o mais negativado e até o momento não consegui saber o porque. Não sei se é devido meu pc ser antigo e apenas 1 gb de ran, com win7, somente o IE9 funciona bem aqui, por mais que eu tente outros navegadores, as travadas são infernais, seja com Flash, sem flash, não adianta, já experimentei, Chrome, Firefox, Opera, até outras marcas menos exprecivas e nenhum satifaz, ai vc me perguntaria, mas então fique só com o IE, eu respondo, só não o faço devido a um unico site que frequento que não abre com o IE.

    ssoaresmartins /
    • Interessante, pois todos estudos e testes mostram o contrário. Funcionando para você é o que vale!

      Felipe Veiga /
    • Realmente, isso q vc falou é bem verdade, é algo q eu também tenho percebido sempre q fazem esses testes, são todos bem tendenciosos e imparciais, seja para x ou y com preferências pessoais… eu uso todos esses navegadores e, sinceramente, não vejo porq tanto mimi…

      Paula Felipe /
  3. Bom dia, conforme falaram que,(lembrando que o novo Internet Explorer 10 só funciona no Windows 8) eu discordo, pois uso o Windows 7 e tenho o Internet Explorer 10 instalado e funcionando bem. O Google Chrome vai ficando cada vez mais pesado a medida que vai atualizando e com isso vai se tornando mais lento, ou seja ainda prefiro usar o Firefox pelo baixo consumo de memoria RAM, pois tem alguns sites que não abrem com o Internet Explorer 10.
    Desde já espero ter contribuído com o meu comentário, gostei deste tema e quero agradecer ao Felipe Veiga, pelo seu trabalho em esclarecer aos usuários de Internet.
    Pedro Roberto 14/06/2013

    Pedro Roberto Silva /
    • Valeu o Feedback Pedro. Eu realmente concordo que o Internet Explorer 10 é muito bom comparativamente às versões anteriores, mas infelizmente há ainda grandes falhas no sentido de auto atualizações e integração com o Google, especialmente considerando o fato dele dominar 90% das buscas do Brasil.

      Felipe Veiga /
      • Bom dia a todos, Concordo com todos os comentários, para
        mim e minha preocupação é o numero de versão. Internet Explorer 11
        Google Chrome 31 Firefox 25 Opera Por fim, por padrão utilizo o IE,
        segundo plano Firefox. Sucesso a todos, Márcio Amorim

        Marcio Amorim /
  4. Nos próximo posts vc deveria testar o Spark (http://bit.ly/119YoHC). Ótimo navegador, também gratuito, e com umas funções diferentes das que conhecemos, como download de vídeos direto do YouTube, função para desativar o som da guias, navegação gestual, mais de uma opção de template e por aí vai…bjs

    Fabiana Callefo /
    • Obrigado pela dica Fabiana. Lembrando que o Baidu é o navegador do “Google” da China. Vou testar e dou o retorno!

      Felipe Veiga /
  5. Ow galera um bom navegador de hj em dia concerteza é o IE pois desde a versão 9 ele ficou 100% melhor que antigamente…

    Neto de MTD /
  6. muito legal esse post, não esqueçam de sempre atualizar, afinal os navegadores se atualizarão.

    Deyvis /
  7. esqueceram de falar do Spark, pra mim o melhor navegador de longe: http://br.browser.baidu.com/?referrer=sjbbr

    Barbara Barbosa /
  8. Eu tentei todos estes navegador. Mais o melhor aqui e Google Chrome,passou longe.

    Rogério /
  9. Eu acho o browser da psafe melhor. Ele é o que menos consome RAM de todos.

    Marcondes Peixoto /
    • Ele infelizmente instala um adware no seu computador e monitora as visitas aos sites.

      Felipe Veiga /

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>