Programa para corrigir título, álbum das músicas MP3 automaticamente

Programa para corrigir título, álbum das músicas MP3 automaticamente

- em Downloads
25

Corrija o título, álbum e artista das suas músicas MP3 automaticamente com esse software grátis. Baixar programa para corrigir os tags MP3.

Hoje em dia, a maioria das pessoas usa um MP3 player,  celular ou  tablet como tocador de música. Poucas pessoas guardam cds para ouvir nós seus rádios e carros, com  a grande maioria já tem arquivo digital de músicas.

E é muito fácil baixar músicas pela internet: você pode procurar álbuns completos para baixar em diversos sites; pode usar o YouTube para baixar essas músicas ou ainda usar o Facebook, MSN e Orkut para fazer o download de MP3. Muitas vezes recebemos as músicas do novos amigos que já baixaram ou compraram comprar um de algum lugar estão compartilhando com agente.

No entanto, a maioria das vezes que fazemos download de um MP3 ou alguém nos manda um arquivo de músicas, ele costuma viver sem as tags,
que nada mais são informações a respeito daquele arquivo de música.

Qual a importância das Tags nos Mp3?

Cada arquivo de MP3 tem embutido nele o arquivo de tag ID3, título, autor da musica, album, ano do lançamento , gênero, compositor, capa da música até a
letra da música.

Essas tags, são muito importantes para os MP3 player modernos, pois eles as usam para organizar as músicas. Além disso, para quem tem iPod, iPhone ou iPad e utilize o iTunes como organizador de músicas,  elas tem importância ainda maior: ajudam a encontrar músicas  semelhantes é melhor organizar a play list.  Com isso o iTunes consegue criar uma sequência de músicas agradável e lógica, evitando misturar rock pesado com uma música clássica por exemplo. Não só isso dentro das tags onde é guardado quantas vezes você ouviu aquela música quantas vezes você por Monroe (apertou o botão para ir para a próxima música), essas duas informações são muito importantes para determinar o quanto você gosta daquela música, além da sua classificação em estrelas.

Exemplo de tags de MP3 - Música Dani California do Red Hot, com genero, ano de lançamento, disco, capa do album
Exemplo de tags de MP3 – Música Dani California do Red Hot, com genero, ano de lançamento, disco, capa do album

Resumindo:

  • Organizar suas músicas
  • Adicionar capa ao seu álbum
  • Identificar músicas semelhantes por gênero e por seu interesse
  • Catalogar quais suas músicas preferidas e quais você gosta menos

Mas, organizar essas tags sozinho manualmente é um trabalho muito chato e demorado, por isso existem muitos programas para ajudar a organizar a completar as tags dos seus Mp3 que estão faltando.

Programa para corrigir título, álbum das músicas MP3 automaticamente
Programa para corrigir título, álbum das músicas MP3 automaticamente

O melhor deles, incrivelmente, é grátis. O MusicBrainz Picard funciona tanto em Windows, quanto Mac e até Linux e automaticamente procura suas músicas que não tem tags e através de uma identificação individual e sua registro de aúdio individual (aquela parte da música que a identifica como única acusticamente) consegue identificar e corrigir o título, álbum e artista da música.

  • Grátis
  • Funciona no Windows, Mac e Linux
  • Automático, identifica a marca única da música através de um pedaço dela e pega todas as informações possíveis
  • Fácil de usar
  • Faz download de capa do álbum
  • Aceita plugins e customização
  • Permite ver as alterações antes de aceitar e modificar as tags das suas músicas
  • Maior banco de dados com tags identificadas

Como corrigir o título, álbum e artista das suas músicas MP3 automaticamente

Como corrigir o título, álbum e artista das suas músicas MP3 automaticamente
Como corrigir o título, álbum e artista das suas músicas MP3 automaticamente
  1. Primeiro, você vai precisar baixar o programa para corrigir título, álbum das músicas MP3.
  2. A instalação é muito simples, simplesmente clique em próximo e aceite tudo
  3. Depois de instalado, clique no botão Add Folder para adicionar sua pasta de músicas ao programa. Você pode adicionar individualmente, em “Add Files”. (identificado como 1 na foto acima)
  4. Selecione todas as músicas que estão na pasta à esquerda chamada “UnMatched songs”. Aí estão todas as músicas que não tem tags corretas. (identificado como 2 na foto acima)
  5. Depois de selecionadas, clique em Scan e vá fazer uma pipoca! (identificado como 4 na foto acima)
  6. Todas as músicas encontradas e identificadas vão aparecer na coluna a direita. Selecione todas elas, clique no lado direito em “Salvar” e pronto! (identificado como 3 na foto acima)
  7. Se faltarem músicas, você pode selecionar elas e clicar em “Lookup” para tentar corrigir individualmente a partir do nome do arquivo e outras metadados.

Plugin para adicionar capa do álbum automaticamente nas suas músicas Mp3

  1. Na verdade, eu recomendo que entre os passos X e X você instale o plugin para baixar automaticamente a capa do álbum, assim cada uma das suas músicas Mp3 vai ter a foto “Cover art” que representa a capa de CD / DVD daquela música Mp3.
  2. Para instalar o plugin Cover art Downloader e muitos outros, primeiro você vai precisar baixar o plugin de download de capa de álbum na página de plugins do MusicBrain Picard
  3. Depois, de baixar o arquivo que tem extensão .py, simplesmente o arraste para o diretório correspondente no seu sistema operacional
    • No Windows C:\Arquivos de Programas\MusicBrainz Picard\plugins
    • No Mac, abra o Terminal, digite “mkdir -p $HOME/.config/MusicBrainz/Picard/plugins” (sem aspas) e então digite  “open $HOME/.config/MusicBrainz/Picard/plugins”. Irá abrir uma pasta no Finder, arraste o arquivo para esse diretório
    • No Linux, encontra-se em ~/.config/MusicBrainz/Picard/plugins
  4. Feche o programa MusicBrainz se ele estava aberto
  5. Vá em preferencias / opções e habilite o plugin
  6. Agora você vai precisar re-scannear toda a sua biblioteca para encontrar e corrigir as tags

Pronto agora você vai conseguir organizar toda a sua biblioteca digital de músicas com as tags e metatags corretas, além de adicionar a capa do álbum a elas. Utilize esse programa para consertar o título, artista, álbum e gênero das suas músicas sem pagar nada.

25 Comments

  1. Muito bom esse programa. Mas pena que não reconheça a maioria das músicas brasileiras. Principalmente as não tão populares…

    1. Verdade, faltou mencionar isso no artigo. Até que ele melhorou bastante em relação há anos atras quando nem Roberto Carlos ele sabia quem era. Mas mesmo assim continua falho, bom ponto levantado.
      Abraços

  2. Jefferson Moura

    Programa Lixo! Não gostei.

    1. MusicBrainz Picard é um dos melhores programas a corrigir automaticamente as tags das músicas. Provavelmente você não soube usar ele corretamente, pois testei todos, do TuneUP até outros pagos mais caros e este programa ainda teve resultados melhores.

  3. Não consegui fazer o download do plugins para arrumar as fotos de acordo com os álbuns…

    1. Você verificou na página de plugins do MusicBrainz Picard?
      Aqui está funcionando o download normalmente!

  4. Marcelo Fontenele

    Vou testar a noite, mas parece promissor. Um abraço Felipe Veiga.

  5. não encontrei o link de download
    não sei se vc pode postar aqui, mas vc poderia enviar no meu email?

    1. Vitor, você deve fazer o download do Music Brainz Picard diretamente do site do MusicBrainz.
      Abraços e nos conte o que achou!

  6. Menos de 10% das músicas ele não identificou, dentre elas um grupo pouco conhecido.
    Achei muito bom. Recomendo!

  7. eu abro o site musicbrainz na parte do plug in do cover art , mas nao faz download =/ só umonte de codigos

    1. Pedro, qual navegador de internet você está usando? Eu testei aqui no Safari e no Chrome e o download funcionou normalmente.
      Você pode usar como opção clicar no lado direito no link, salvar como e salvar na pasta de plugins do Picard.
      Abraços

  8. Kleber Barroso

    O programa realmente é bacana.
    Só não encontrei nada para a seguinte situação:
    – O artista X gravou a música Y e ela saiu em um álbum desse artista X, além de outras 3 coletâneas. Como escolher qual vc quer?
    Digo isso porque algumas musicas ele achou a coletânea mas não o álbum original, e no caso foi do INXS, banda bem conhecida no mundo todo.

    1. Kleber, se você usar o Scan do programa ele usa a digital da música através da letra para determinar de qual álbum é a música. Raros os casos em que ele vai errar, pois também são raros os casos de músicas identicas entre álbums.
      Evite usar a opção Lookup ok? Veja se dá certo.
      Só adiantando, o que você quer o programa não permite. Para isso use o Mp3Tagger.
      Abraços

  9. Muito obrigado pelo excelente artigo! Sou novo no Mac e no mundo Apple, estou aprendendo como se fosse uma criança de 5 anos… mas acho que esse método vai ajudar demais a conseguir uma lista de músicas organizada para então ativar i iTunes Match…

    1. Valeu Feto! O programa é excelente, apesar de cometer alguns erros. O problema com o iTunes Match é que as vezes eles usam informações diferentes do convencionado no banco de dados de músicas, como [feat nome do artista] ao inves de – feat nome do artista, entre outras, por isso o Match não fica 100%, como evidenciado pela busca genius de músicas famosas.

  10. cara muito bom esse progrma tinha testado alguns e feito muitas pesquisas, mas igual a ele não existe ainda, além de organizar salvar ja em pastas separadas cada artitas em sua pasta ,e com as capas do artistas,muito bom mesmo..

  11. Eu utilizo o Mp3tag (v2.55a), é gratuito, pode instalar em Português do Brasil e é bem simples. É possível selecionar todas as músicas de um mesmo Artista e Álbum e editar os campos, que sejam iguais para todas as músicas, ao mesmo tempo; depois é só incluir o título de cada Música. O número da faixa o programa incluiu automaticamente, seguindo a ordem em que estavam os arquivos.

    É facil até adicionar a capa do CD;

    1. Sim, realmente é bem fácil, mas imagina quando você passa a ter mais de 3000 músicas, fica impossível gerenciar adequadamente todas essas músicas.

  12. Gostei muito. Era isso que eu procurava. Obrigado!

  13. Me ajudou muito, mas muito mesmo, tinha cerca de 12 mil musicas aqui com tags incorretas. O que me fez poupar muito tempo. Comecei a organizar manualmente, mas eu vi que nunca acabava rss, Resumindo, esse tópico foi de grande ajuda! Muito obrigado!

    1. Que bom Fernando!
      Mas atualmente recomendo muito mais Spotify.

  14. muito bom o site e o programa sim , nota 10, legal conteudo e facilitado
    obrigado
    http://www.downloadsmusicagratis.com/

  15. De 100 musicas baixou so 2 capas de album e ainda baixou outras musicas spams misturadas na playlist

  16. Marco Antonio Riccardi

    Felipe, o programa atualizou os dados porém no windows media player continua aparecendo as faixas sem as informações novas que salvei. COmo acerto isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *