Por que o computador trava – 5 principais motivos e como resolver

Por que o computador trava – 5 principais motivos e como resolver

- em Tutorial
2

Entenda as causas do por que o computador trava e como consertar elas. Os 5 principais motivos de travamentos e como resolver sem gastar nada.

Computadores são dispositivos delicados e frágeis, tanto na questão de hardware, pois se cairem no chão eles quebram, tanto na questão de software, pois se houverem erros fatais no código do programa ele irá dar um erro.

E apesar de cada vez mais raros, os travamentos são um grande problema, tanto em questão de perda do trabalho realizado – afinal ninguém gosta de ter horas de texto redigidos – tanto quanto da redução da performance do computador.

Por que o computador trava?

Erro fatal no Windows - Entendendo por que o computador trava e seus principais motivos permite que você resolva o problema sozinho
Erro fatal no Windows – Entendendo por que o computador trava e seus principais motivos permite que você resolva o problema sozinho

Os travamentos são mal funcionamento do computador ou programa, usualmente após ocorrer um erro. Esse erro que faz o PC travar pode ter multiplas causas, desde uma falha na codificação do programa levando a um resultado inesperado ou até a interação entre o hardware do computador.

Portanto podemos dividir os tipos de causas de travamento em:

  • Software – relacionados ao sistema operacional instalado, ao seu registro, aos programas instalados nele e esse conjunto de fatores relacionado entre si.
  • Hardware – relação das peças e componentes do computador e seu funcionamento e recebimento e envio de dados para o sistema operacional.

O grande problema do travamento e do funcionamento do computador é que existem um grande número de componentes que devem funcionar e de forma correta, todos juntos, a fim de fazer o computador funcionar como esperamos. Infelizmente podem ocorrer erros sistemáticos, pontuais e falhas por desgaste que levam ao travamento:

  • erros sistemáticos – ocorrem, teoricamente, de modo reprodutível e sempre da mesma forma. Usualmente o travamento é devido a um erro na codificação do programa pelo criador. Um exemplo banal seria um jogo travar sempre que você o abre junto com o iTunes tocando música, pois o programador não previu ter que parar a música antes de começar a música do game.
  • erros pontuais – são os famosos bugs, ninguém sabe o porque eles acontecem, provavelmente por erros de hardware ou falhas na gravação da memória que, ao serem lidos, levam a erros. A simples reinicialização do sistema ou do programa, resolvem. Um exemplo da vida real é anotar um telefone ou número longo, em que algumas vezes você vai trocar um número sem querer, mesmo ouvindo, entendendo e pensando que escreveu correto.
  • falhas por desgaste – ocorrem pelo uso e avarias do tempo das peças de hardware. A ferrugem e oxidação fazem perdas parciais no contato entre as placas e memórias RAM, tal como sujeira pode levar a aquecimento e outras falhas.
Erros sistemáticos são reprodutíveis enquanto os pontuais são ao acaso (não reprodutíveis) e ambos podem ser causas de travamento, tal como adjuntas ao desgaste do equipamento
Erros sistemáticos são reprodutíveis enquanto os pontuais são ao acaso (não reprodutíveis) e ambos podem ser causas de travamento, tal como adjuntas ao desgaste do equipamento

O computador trava por interações entre os processos (indicado como ->) e seu conhecimento te permite diagnosticar e como resolver travamentos:

Erros podem surgir entre cada uma das etapas do processo:

Energia externa -> Hardware (placa mãe) -> Hardware (placas, memória e processador ) -> Sistema operacional, incluindo drivers -> programa -> programas (interação entre os programas)

O sistema operacional – Windows, Mac e Linux

O sistema operacional pode ser considerado o maestro e coordenador, tanto da integração dos hardwares – mouse, teclado, placa de vídeo – como do software. Ocorrem devido a interação entre os diversos dispositivos conectados ao sistema, seu driver e a resposta esperada no sistema. Um dispositivo de áudio tem que ser compatível com a placa mãe, ter um driver para a versão do Windows e ainda o programa que você usar utilizar os APIs corretos.

Os sistemas operacionais servem como coordenadores dos dispositivos, unido hardware e software, determinando a estabilidade do sistema como um todo
Os sistemas operacionais servem como coordenadores dos dispositivos, unido hardware e software, determinando a estabilidade do sistema como um todo

O Windows é ainda o sistema operacional mais usado nos computadores desktop, e o maior culpado por muitos dos travamentos. No entanto, apesar de parte da culpa ser de justa causa, muitos dos bugs e problemas ocorrem devido a interação dos múltiplos componentes, dos mais diversos fabricantes com o sistema operacional.

O Mac é bem mais simples e integrado nesse sentido, afinal os componentes são escolhidos a dedo e perfeitamente integrados ao sistema operacional. Além disso, sua base UNIX traz estabilidade a todo o sistema, além de ser muito mais fácil encontrar erros em doze placas de vídeo circulantes no mercado do que as mais de 2000 variantes para Windows.

No Linux temos uma excelente estabilidade e compatibilidade devido a multiplicidade de usuários contribuindo para o sistema melhorar o OS. Além disso, a própria base UNIX traz estabilidade por si só, além de ter maior integração e atualizações dos programas.

Cabe ao sistema fazer a interação entre os dispositivos e os drivers de forma correta e ainda isolar os  programas a fim de impedir com que um travamento se espalhe e prejudique os demais outros programas que estão rodando.

Como resolver travamentos devido o sistema operacional

A solução para a maioria dos problemas do sistema é a atualização, pois ela está além da sua chance de fazer algo a respeito para consertar. Recomendo a realização de todas as atualizações do sistema, tanto as referentes à sua versão do sistema quanto as versões do sistema per se (ou seja, se você tiver dinheiro e seu computador aguentar, utilize ou Windows 8, seguindo pelo Win 7 e assim por diante).  O grande problema é que no caso do Mac e Windows as atualizações custam, no entanto, sabidamente melhoram a qualidade do sistema operacional.

Cópias piratas impedem a atualização do sistema, além de serem modificadas por sei lá quem o que propicia erros e travamentos no PC
Cópias piratas impedem a atualização do sistema, além de serem modificadas por sei lá quem o que propicia erros e travamentos no PC

Outra grande fonte de erros e bugs no sistema é o pirateamento. Infelizmente os softwares piratas e crackeados modificam executáveis e registros do sistema a fim de impedir verificações, o que pode, em algumas vezes, danificar o sistema inteiro e determinar perda de performance.

Existem alguns programas que ajudam a consertar erros, conforme descrevemos nos artigos abaixo para:

Obs: Antigamente ocorria um erro muito engraçado com as pessoas: elas tentavam economizar espaço no computador e com isso acabavam deletando arquivos do próprio Windows! Se for isso seu caso, não se desespere, só notifique o técnico de informática para que ele “instale o Windows por cima” para não apagar nada dos seus dados.

Os programas – seus bugs e falhas

Os programas dão a utilidade e função ao seu computador, seja ele um processador de texto ou um jogo, ele é o motivo pelo qual o seu computador funciona. Porém eles podem ser uma das principais causas de problemas e de travamentos.

Um bom sistema operacional impedirá que um problema com um erro, como um consumo exagerado de memória, se espalhe e quebre todo o sistema. Dessa forma, fica simples reconhecer o programa que está com problemas, no caso do Windows Vista, 7 ou 8 ou ainda no Mac OS X, ambos irão travar e congelar o programa, sendo que no Mac ele ainda fecha o programa automaticamente.

Todos os programas contém erros, em especial os piratas e as primeiras versoes - A correçãoo vem com atualizações ou evitando abrir programas juntos
Todos os programas contém erros, em especial os piratas e as primeiras versoes – A correçãoo vem com atualizações ou evitando abrir programas juntos

Quando um erro acontece uma única vez, temos em mãos o famoso bug. No entanto, se ele se repetir, você pode tentar entrar em contato com o os desenvolvedores informando as configurações do seu PC, a versão do sistema e a versão do programa, além de uma descrição do que você estava fazendo quando o erro aconteceu, permitirá um conserto.

Como resolver erros com os programas

  1. A primeira coisa a fazer é verificar se a sua versão é original ou falsificada / crackeada. Se ela for, você provavelmente tem a resposta pela qual esse software está se comportando de forma errada ou inesperada.
  2. Conforme dissemos, a melhor coisa é utilizar um programa para Atualizar os programas do seu computador ou o R-Updater que também consegue atualizar seus aplicativos automaticamente, que vai automaticamente baixar e instalar as atualizações de todos os softwares no Windows. No Mac, através da App Store todos os apps já podem ser automaticamente atualizados.
  3. Caso você consiga reproduzir o erro, recomendo fechar todos os programas e abrir somente o programa que está dando erro, para verificar se há um conflito entre os programas.
  4. Outra opção é instalar o Soluto um programa que não apenas consegue Acelerar inicializacao do PC, mas também identifica programas e seus erros, além de atualizar eles automaticamente.
  5. Temos nossa grande sessão de artigos sobre consertar programas, dentre eles:
  6. Para você, usuário intermediário / avançado do computador, deixamos como dica o programa WhoCrashed que analisa o log do wWindows e te demonstra de uma forma legível e compreensível o que aconteceu com o seu computador que levou ao travamento, incluindo qual Hardware, qual driver e em qual fase do ciclo do computador.
    WhoCrashed é um programa completo para compreender e resolver problemas do computador, em especial para identificar programas, drivers e erros de hardware que travam o PC
    WhoCrashed é um programa completo para compreender e resolver problemas do computador, em especial para identificar programas, drivers e erros de hardware que travam o PC
  7. Não tendo resolução, entre em contato com o desenvolvedor seguindo os passos acima para informar o erro e como ele pode reproduzir, para tentar consertar o problema.

Vírus, malwares e spyware

Vírus, trojan, malware e phishing colaboram para danificar o seu computador - como se ja nao bastassem os erros e bugs
Vírus, trojan, malware e phishing colaboram para danificar o seu computador – como se ja nao bastassem os erros e bugs

Se não bastassem os próprios erros que o sistema e os programas tem, existem milhares de vírus  e outros programas que podem interferir com o seu uso, seu sistema e os programas que nele rodam.

Por isso eu recomendo usar o conhecimento dos 10 tipos de vírus de computador a fim de evitar eles, tal como saber que pirataria, softwares piratas e crackeados são a maior fonte de vírus nos computadores brasileiros, aliados a phishing e scam.

Como resolver quando o PC trava relacionado a vírus

  1. A primeira coisa é saber reconhecer os Sintomas do PC com vírus e malwares
  2. Tendo vírus, recomendo a instalação de um dos 5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7 ou um dos Melhores Antivirus para Mac
  3. Você tem ainda a possibilidade de usar um programa completo e grátis para remover vírus e melhorar a velocidade do PC, útil para quem quer uma resolução rápida e prática.
  4. Se nem ligar o computador consegue, você talvez precise recuperar o computador e tentar eliminar vírus que não deixam o PC ligar.
  5. Depois você precisa ler nosso tutorial completo sobre Como consertar computador após remover vírus

Hardware – Peças, Memória Ram e Placa Mãe

Erro azul da morte do Windows Vista mostrando uma falha fatal impedindo o computador de ligar devido a falha de hardware ou software instalado
Erro azul da morte do Windows Vista mostrando uma falha fatal impedindo o computador de ligar devido a falha de hardware ou software instalado

A incompatibilidade e o travamento de hardware após a instalação ou modificação do computador é muito fácil diagnosticar: antes seu computador funcionava e então, após instalar um novo pente de memória RAM ele parou de funcionar.

Apesar de simples, muitas pessoas não conseguem conceber que um novo componente, como memória RAM ou a placa de vídeo novas irão determinar travamentos. Por isso, sempre que for comprar um novo componente no seu computador, consulte o manual da placa mãe para verificar as especificações dos componentes.

Se a causa foi a instalação de um novo componente, remova-o. Agora se a causa é indeterminada, supeite antes de tudo de um problema de software, que são muito mais comuns, prosseguindo até a formatação do sistema, para então justificar a manutenção do computador e verificação do hardware.

Como resolver travamentos de hardware

Esse tutorial e raciocínio é valido para quem acabou de instalar um componente ou programa, ou que o computador acabou de chegar do conserto

  1. A primeira coisa que você pode fazer é tentar inicializar o sistema em modo seguro. No Windows você o faz segurando o F8 na inicialização e no Mac você aperta e segura o Shift após ouvir o Beep inicial e só solta após uma barra de carregamento ser exibida.
  2. Agora você poderá investigar mais a respeito do seu computador. Se o computador entrou no sistema, verifique se o componente que você instalou está lá, ou seja, se for um pente de memória RAM veja se tem mais memória, e assim por diante.
    • Se o componente não estiver lá, ele que está dando problema ou seu driver. Tente atualizar o driver em modo de segurança mesmo e reiniciar.
    • Se o componente estiver lá, ainda pode ser o driver que está dando erro, verifique se está correto.  Atualize também os demais drivers, dado que o processo é muito simples utilizando o DriverMax, um programa grátis para atualizar os drivers do PC.
    • Se o componente estiver lá e o driver correto, verifique se houve a instalação concomitante de programas.
  3. Nenhuma das alternativas acima funcionando, recomendo a leitura do nosso tutorial sobre o que fazer quando o PC não liga – Descubra o que fazer quando seu computador não liga
  4. Você pode também tentar Reparar o HD do PC com Check Disk ou no Mac Consertar seu Mac sem DVD

Envelhecimento do computador e falta de manutenção

Envelhecimento do computador e falta de manutenção do sistema são as principais causas de perda de performance de um computador e notebook
Envelhecimento do computador e falta de manutenção do sistema são as principais causas de perda de performance de um computador e notebook

Outro ponto importante é a manutenção do computador, tanto em questão de software quanto de hardware. O primeiro requer cuidados com antivírus, uso de espaço, instalação e desinstalação de programas, alterações do registro e mais, enquanto o segundo precisa de limpeza e cuidados oxidação.

Recomendo ler o artigo como Fazer a manutenção do PC e Como Fazer Manutenção de Mac, nos quais detalhamos passo a passo os cuidados com sua máquina. Para quem tem Windows, serve ainda de alternativa que você utilize um  programa para limpar, acelerar, desfragmentar e consertar erros, o qual é grátis e integrado.

Sumário

Comprar um computador All in One (CPU principalmente) montado por um único fabricante de qualidade reconhecida tem várias vantagens em termos de durabilidade e falhas de hardware, eliminando uma das causas mais chatas de travamento. A manutenção periódica do computador, atualização dos programas e periódica do sistema evita que o seu PC trave por motivos bobos, deixando rodando com a melhor performance possível. Use os 5 principais motivos de travamento a seu favor a fim de evitar que o computador trave.

Fonte: Windows, Scientific American

2 Comments

  1. Pingback: Por que meu celular trava? 3 causas de travamento e como resolver

  2. A causa e porque o seu PC nao e da apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *