O que é e-mail IMAP – Vantagens e Desvantagens em relação ao email POP

Saiba o que é iMAP do email. As vantagens e desvantagens de usar esse protocolo vs o protocolo POP para enviar e receber emails.

Os novos emails estão todos adaptados para serem iMAP, o tipo de email que fica conectado com o servidor e é descarregado cada vez que precisa. POP, o antigo protocolo de email, funcionava como um carteiro, quando ele chegava, trazia todas as cartas e te entregava. IMAP é como ter que ir buscar o email no correio, com a diferença que você tem um teletransporte e é mais rápido do que esperar o carteiro.

O que é IMAP?

IMAP, resumidamente é ler os emails sem que seja feito o download para o seu computador. Portanto, você lê o que o servidor de email seu está exibindo, como uma página da Internet. Ela está lá, para quando você quiser acessar, mas só dá para acessar online.

Email Icone com seta

Quais as Vantagens do IMAP?

Você tem todos seus emails salvos longe do seu computador no seu provedor de internet ou de email, como no Google. Assim, você não deleta nada, só procura. Portanto, você pode acessa-los de qualquer lugar.

Além disso, você não os armazena no seu computador, liberando espaço em disco e não deixando sua caixa de mensagens lerda.

Isso é muito vantajoso nos tempos modernos pois nós usamos o celular, tablet, computador, notebook para acessar o email ao mesmo tempo  e queremos ter o mesmo email em TODOS dispositivos.

É a tendência dos emails, visto que poderemos armazenar muito mas muito conteúdo, como os 6GB que o a conta de e-mail do Google dá para você. Assim, você vai fazer o download do email sobre “Aulas” mas só vai fazer o download do anexo se você quiser.

Outra vantagem do IMAP é que você acaba tendo dois filtros: dois filtros de SPAM, um do servidor e um do seu cliente de email, como o Outlook, Norton AntiSpam, Panda Anti-Spam, MailWasher; e dois antivirus, um do servidor e um seu.

Quais as desvantagens do IMAP?

Os emails demoram mais para abrir (pois você tem que fazer o download da mensagem que você quer ler em tempo real).

Deletar o email não significa deletar o email, mas sim marca-lo como deletado. Para realmente eliminar o email do servidor, você tem que usar “Purge”, que vai deletar os emails no servidor, e assim deletá-los de vez.

Você necessita estar na Internet para ver seus emails por completo caso opte pelo IMAP.

Sua conexão de internet vai ditar o quão rápido você consegue usar seus emails e ler seus anexos do correio.

Como eu consigo um email com iMAP para mim?

Quase todos os clientes de email como Live da Microsoft, Hotmail da Microsoft e o Gmail do Google oferecem o IMAP de graça e como padrão para todos os usuários. Eu recomendo os emails do Gmail devido a possibilidade do Google Docs, Drive e ainda o melhor filtro anti spam de correio do mercado.


5 comentários

  1. Pingback: Tweak: Melhorar a velocidade do e-mail IMAP no Outlook
  2. gostei tanto quero mais dicas

    Elidio /
  3. adorei o texto parabens

    ana /
  4. Parabéns, excelente comentário.

    Marcio Roberto Souza Rufino /
  5. E bom,e os videos da pra ver bem?

    benedito marcolino /
    • Tudo o que for necessário ser “visto” vai precisar ser baixado. O Pop3 tem a vantagem de baixar tudo automaticamente, ou seja, ele demora para carregar, mas quando carrega está pronto, enquanto que o IMAP baixa somente se solicitado, o que economiza banda mas não deixa as coisas prontas de bate pronto.
      A tendência mundial é de usar o IMAP.

      Felipe Veiga /

Deixar um comentário

Clique nos botões do Facebook, Twitter ou Google+ para enviar um comentário!
Quem usa o Facebook ou Google+ recebe respostas mais rápidas!
Uma janela irá aparecer oficial do Facebook, Twitter ou Google+, entre com seu login e senha aceite para comentar. Campos obrigatórios são marcados *

Obrigado pelo seu comentário, sua participação é muito importante!
Todos os comentários são sujeitos a moderação e podem ser modificados para correção de erros de português e conteúdo.