Identificar fotos manipuladas no Photoshop – Essa foto é montada?

Identificar fotos manipuladas no Photoshop – Essa foto é montada?

- em Links
4

Site para identificar fotos manipuladas no Photoshop. Saber se uma foto é montada e manipulada com site grátis. Identificar foto manipulada.

Hoje em dia com a popularização  das câmeras digitais e dos celulares com câmera digital, os programas de edição de imagem e fotografia cresceram muito no gosto popular. Foram inúmeras as vezes que nós mesmos falamos de fotomontagem e como fazer montagem de fotos.

Infelizmente essa prática pode ser usada para muitos motivos, como diversão, entretenimento, ensino e o pior, como bullying. Os memes da internet estão tornando comum a prática de modificar uma fotografia com caracter cômico, mas destruindo a imagem de uma pessoa. E depois de divulgada na internet, a foto modificada no photoshop, paint.net ou outro programa de edição de fotografia pode se tornar viral e se espalhar continuamente para a eternidade.

Identificar fotos manipuladas no Photoshop – Essa foto é montada?

Por isso, nós preocupados com esse ponto e com a grande quantidade de fotos manipuladas e fotografias editadas na internet fizemos um guia completo sobre como descobrir se uma imagem foi modificada – Saber se a foto foi alterada Photoshop.

Mas infelizmente nem todo mundo tem experiência para conseguir identificar as fotos baseadas nas características que nós explicamos. Infelizmente elas precisam de experiência para serem corretamente identificadas e infelizmente vivemos em um mundo moderno que requer provas objetivas.

Felizmente renasceu um site que avalia fotos em JPG e PNG para avaliar se elas estão alteradas ou modificadas. O funcionamento é muito simples, você envia a foto que você quer identificar se ela é manipulada ou montada. Depois disso a foto vai ser estudada através de uma técnica simples.

Identificar fotos manipuladas no Photoshop - Essa foto é montada?
Identificar fotos manipuladas no Photoshop – Essa foto é montada?

 

Na sua fotografia a ser identificada será adicionada uma quantidade sabida de erros e manipulação da foto. assim a foto vai ficar toda quadriculada e pixelada. Quanto mais editada ela for, mais ela vai se destacar no meio.

Resumo das alterações no ELA

  • Quando tudo na imagem aparece branco ou quadriculado  (primeira linha da foto acima) – ou toda a imagem foi manipulada ou modificada ou a imagem é original.
  • Quando apenas uma parte da image brilha (segunda linha da foto acima) – aquela porção da imagem foi manipulada.
  • Quando exitem porções da imagem que brilham  (terceira linha da foto acima) – Essas porções foram manipuladas.
  • Notem que quando a foto está original ela brilha estranho por inteiro agora quando alguma parte dela foi editada ela brilha somente em alguns lugares.

Sua interpretação também não é fácil, mas felizmente ela pode facilitar e mostrar áreas em que você deve se focar para achar os erros. Tutorial completo avançado para Identificar fotos manipuladas.

Usando o site Fotoforensics e o ELA (Error Level Analysis)

  1. Primeiro envie a foto que você quer identificar se foi manipulada no Photoshop para o FotoForensics. Os formatos aceitos são JPG e PNG.
  2. Depois de enviar sua foto você será levando para uma página com sua foto lado a lado com o mapa do ELA.

Siga nosso resumo das alterações do ELA e o nosso guia para descobrir se uma imagem foi modificada para tentar identificar fotos editadas e manipuladas usando o site Fotoforensics grátis. Identificar fotos manipuladas e montadas no Photoshop, Paint.Net, Picasa e na internet nunca foi tão fácil.

 

4 Comments

  1. Puxa, muito legal essas dicas para identificar fotos modificadas, pena que a maioria precise de algum pouco de experiência no assunto para conseguir identificar as fotograifas alteradas nos programas de edição. Mas valeu a tentativa, obrigado amigo!

  2. José Ribeiro

    Olá,

    quisera saber se existe alguma website em que se possa postar exclusivamente fotografias não manipuladas.

    Antecipadamente, mito obrigado
    José Ribeiro

    1. Não, eles te dão ferramentas para identificar isso, mas não dizem de forma categórica.
      Abraços

  3. Pingback: Descobrir se uma imagem foi modificada - Saber se a foto foi alterada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *