Google Glass – Tudo sobre o óculos do Google, o que é, preço, funções

Google Glass – Tudo sobre o óculos do Google, o que é, preço, funções

- em Gadgets
1

Conheça tudo sobre o óculos do Google, o que é, funções e especificações e preço. Entenda como o Google Glass vai revolucionar a forma como vemos o mundo.

A computação de vestir vai revolucionar a forma como a tecnologia permeia nossas vidas tal quanto senão mais que os smartphones. Hoje precisamos usar o celular e introduzir comandos neles para abrir programas, executar funções e obter respostas. Mas talvez o futuro esses gadgets percebam o que a gente precise e já ofereçam.

E o Google Glass, aliado ao Google Now, vai ser o primeiro verdadeiro assistente pessoal, entendendo suas reuniões, compromissos e tarefas a fazer, fornecendo informações suplementares.

Portanto até onde sabemos o Google Glass é a próxima revolução no mundo da tecnologia e como iremos interagir com a realidade (acorda Apple!)

O que é o Google Glass?

O Google Glass é um gadget de vestir, ou seja, criado para que ele seja usado como uma peça de roupa ou acessório de beleza mas com funções.

Google Glass - A próxima revolução no mundo da tecnologia vai ser o novo óculos do Google
Google Glass – A próxima revolução no mundo da tecnologia vai ser o novo óculos do Google

Por possuir um visor, câmera, microfone e fone de ouvido, você vai poder ver o mundo com outros olhos, com a informática aplicada ao mundo real, permitindo que você

  • Tire uma foto sem usar as mãos
  • Filme precisamente aquilo que você está vendo (limitação de 15 segundos)
  • Fazer vídeo chamadas e mostrar aquilo que você está vendo com seus amigos
  • Ver as direções do GPS e mapas na sua frente
  • Mandar mensagens, emails e falar com os amigos
  • Ver informações de realidade aumentada
  • Traduzir sua voz e texto
  • Obter informações a respeito do seu contexto, compromissos e tarefas com o Google Now
  • Ser uma peça de arte e de consumo

No vídeo abaixo a partir de 1:10 você vai poder ver como que você deverá ter uma melhorar sensação do que deve ser sua visão do Google Glass.

E o Google Now é a mesma coisa que o óculos do Google?

Não, o Google Now é uma tecnologia do Google que visa fornecer informação relevante para você no exato momento em que você precisa. Como exemplos, te lembrar a levar o guarda chuva em um dia chuvoso, avisar que o trânsito está mais intenso que o normal e que você deve sair uns minutos mais cedo e muito mais.

A tecnologia Google Now vai ser utilizada por todo o ambiente Google no futuro, enfocando os celulares Android, futuramente o Google Glass e eu não tenho dúvida que até o próprio navegador Google Chrome terá acesso a função.

Bah, isso é mentira, vai levar anos para surgir algo como isso!

Bom, se você também é do time que ainda não acredita que algo tão impressionante como o Google Glass possa estar próximo a ser vendido, então não veja o vídeo abaixo, que vai infelizmente matar sua dúvida.

Sem cortes, sem edição, mostra o produto em funcionamento na versão Beta em Junho de 2012 apresentado pelo Sergey Brin, diretor do projeto. Quatro paraquedistas usando o Google Glass e equipados com celulares para transmitir os dados pulam do avião e você consegue ver o que eles estão vendo em primeira pessoa! Não só a visão de um dos paraquedistas mas todos os outros paraquedistas na porção inferior. Tudo em tempo real!

Depois de aterrisarem no teto da apresentação, eles andam de bicicleta, escalam um prédio e entram na sala onde estava acontecendo a conferência. Apesar de ser fã dos Keynotes do Steve Jobs, essa foi a melhor introdução e hype de produto que eu já vi até hoje.

Hardware do Google Glass – O que faz esse óculos especial

Google Glass também incluem lentes escuras - Parte acessório e parte tecnologia unidas
Google Glass também incluem lentes escuras – Parte acessório e parte tecnologia unidas

Armação

  • Armações ajustáveis ​​e durável para qualquer rosto.
  • Armações extras em dois tamanhos.

Tela

  • Display de alta resolução equivalente a uma tela de 25 polegadas de alta definição a partir de oito metros de distância. Não foi informado a resolução dpi.

Câmera

  • Fotos – 5 MP
  • Vídeos – 720p

Áudio

Conectividade

  • Wifi – 802.11 b/ g
  • Bluetooth – não especificaram versão

Armazenamento

  • 12 GB de memória utilizável, sincronizada com a nuvem de armazenamento do Google.

Bateria

  • Um dia inteiro de uso típico. Infelizmente essa horrível e subjetiva resposta do Google mas que deve, após o teste dos desenvolvedores, vir com algo mais palpável “como 18 horas de  notificações e 2 horas de Hangouts”

Carregador

  • Incluído cabo Micro USB e carregador – que aparentemente tem formato padrão mas estabilizador de voltagem ou algo a mais que o Google recomenda seu uso.

Compatibilidade

  • Qualquer telefone compatível com Bluetooth.
  • App MyGlass requer Android 4.0.3 (Ice Cream Sandwich) ou superior – programa para configurar o Google Glass

Como é o Google Glass por Dentro – Google Glass desmontado

Vejas as primeiras imagens de uma unidade beta do Google Glass que foi desmontado

Como é o Google Glass por dentro
Como é o Google Glass por dentro
Detalhes do Visor do Google Glass com o projetor e o ajuste para o ângulo da visão
Detalhes do Visor do Google Glass com o projetor e o ajuste para o ângulo da visão
A haste do Google Glass com sua pequena placa mãe, sensor touch capacitivo, memória, processador e bateria
A haste do Google Glass com sua pequena placa mãe, sensor touch capacitivo, memória, processador e bateria

“Pode falar” –  Como o Google Glass te entende “Ok Glass”

A idéia do Sergey Brin é ter um gadget que permita aumentar nossas vidas de forma não obtrusiva, ou seja, sem atrapalhar você do que você quer fazer. Portanto nada de controles, botões, você vai falar com o seu óculos do Google começando a frase “OK glass”

A vida sem interrupções - Fale com seu aparelho e ele te entende e permite viver sem olhar para baixo na tela do celular
A vida sem interrupções – Fale com seu aparelho e ele te entende e permite viver sem olhar para baixo na tela do celular

Inicialmente serão 5 comandos, iniciados pelo comando “Ok Glass” para ele prestar atenção no que você está falando (ou balançar a cabeça vai servir também):

  • google – buscar no google
  • take a picture – tirar uma foto
  • record a video – gravar um vídeo
  • hang out with – fazer um hangout com
  • get directions to – obter direções para

Falar com o aparelho – a solução não definitiva

Eu sou contra soluções que dependem unicamente da fala. Após instalar o Siri no meu iPhone, eu noto que é muito besta e você se sente envergonhando em tentar usar as funções na rua devido ao fato que qualquer um pode entender o que você está fazendo!

MYO o controle não intrusivo que permitirá que dispositivos de vestir tenham mitas funções sem incomodar suas mãos e sem ter que falar
MYO o controle não intrusivo que permitirá que dispositivos de vestir tenham mitas funções sem incomodar suas mãos e sem ter que falar

Apostaria em uma solução como MYO, um bracelete a ser colocado na parte “gordinha” do antebraço, onde se encontram os músculos. O aparelho capta os movimentos de forma mínima, permitindo controles precisos sem precisar ocupar as mãos! E sem passar o ridículo de falar.

Notificações o tempo todo, email, video conferências

A capacidade de ver as notificações, emails e convites para chat vai ampliar em muito nossa capacidade de responder e estar sempre antenado no que acontece.

Utilizando a engine de fala do Google, você irá poder ditar mensagens, anexar vídeos e fotos aos seus emails e enviar tudo isso usando o Gooogle Glass, sem precisar tirar seu telefone do bolso.

Google+ e Google Hangout vs Facebook

Google Hangout o tempo todo, mostrando o que você está vendo e compartilhando com os amigos a qualquer momento
Google Hangout o tempo todo, mostrando o que você está vendo e compartilhando com os amigos a qualquer momento

Com o Android o Google cada vez mais insere o Google+ para seus usuários, não sem razão pois existem muitas vantagens sobre o Twitter e sobre o Facebook, a principal delas sua integração e tecnologia de compartilhamento de telas, trabalho e de vídeo: Google Hangout para fazer videoconferência com os amigos em tempo real.

Mapas e realidade aumentada

A idéia da realidade aumentada através das lentes do celular ainda é pouco explorada, restando apenas para visitantes e turistas se encontrarem e saberem um pouco mais sobre a cidade sem precisarem de um guia turístico para onde quiser. Um dos melhores apps a respeito é o mTrip para iPhone e Android.

Mas com os óculos do Google aliados a tecnologias que o Google já dispõe como o Google Maps e seu Knowledge Graph, teremos o mundo a nossa frente explicado e detalhado.

Google Mapas integra os novos óculos do Google oferecendo direções em primeira pessoa de fácil interpretação e intuitivas
Google Mapas integra os novos óculos do Google oferecendo direções em primeira pessoa de fácil interpretação e intuitivas

Tradução e língua – Viaje sem medo das barreiras de linguagem

Outro grande problema que o Google Glass quer revolucionar é a linguagem. Também usando o grande poder computacional com a tradução do que você quiser para a lingua que você quiser, em tempo real, falando exatamente como você deve pronunciar e como se escreve.

Google Glass vai tambem ajudar turistas a se comunicarem ao traduzir texto, sons e palavras em tempo real, usando a internet e o Google Translate
Google Glass vai tambem ajudar turistas a se comunicarem ao traduzir texto, sons e palavras em tempo real, usando a internet e o Google Translate

De quebra o Google Glass vai permitir que pessoas de línguas diferentes se comuniquem com bom entendimento ao utilizar a tecnologia do Google Translate na núvem em tempo real.

Navegar na Internet com Google Glass

Utilizando seu novo navegador Explorer Edition (XE7) você poderá navegar na internet utilizando o Google Glass. Com a auto-adaptação para a tela é possível ver sites em formato móvel, dar zoom, fazer scroll e até ver vídeos.

Navegar na internet com Google Glass agora é possível usando seu motor XE
Navegar na internet com Google Glass agora é possível usando seu motor XE

No entanto, a pequena tela relativa e as dificuldades de controle ainda o tornam um navegador ocasional e não algo super cômodo e fácil de usar. Você pode ler mais a respeito na Mashable.

Dúvidas e FAQ

Veja a página oficial de perguntas e respostas do Google Glass.

Preço e disponibilidade

Por enquanto as previsões são para final de 2013, tentando chegar para as festas de natal de fim de ano nos EUA. Seu preço atual é de 1500 dolares para os desenvolvedores, mas certamente não será esse o preço final para nós consumidores.

Minhas previsões otimistas são para meio de 2014, focando no Superbowl americano. Mas eu não compraria a primeira geração do produto, mesmo querendo muito ter minhas mãos e olhos com o Glass o tempo todo.

Limitações e falhas

Atualmente seu preço e o uso único da fala como meio de comunicação são grandes impeditivos e fatores que irão afastar muita gente.

Além disso, provavelmente uma certa rede social como Facebook estará de fora da brincadeira, a não ser que o Google queira uma rápida adoção do seu produto.

Sumário

Os óculos do Google prometem trazer a revolução na era da tecnologia não invasiva. Vestir um pedaço de tecnologia que irá te ajudar a viver de forma integrada a sociedade sem precisar olhar para a tela do celular o tempo todo.

Fontes: Hongkiat, The Verge

1 Comment

  1. Pingback: Como Usar o Google Glass e comandos - Como funciona óculos do Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *