Descobrir se uma imagem foi modificada – Saber se a foto foi alterada Photoshop

Descobrir se uma imagem foi modificada – Saber se a foto foi alterada Photoshop

- em Tutorial
8

Como descobrir se uma imagem foi modificada por um programa como Photoshop. Saber se a imagem foi alterada ou editada no PC por Photoshop.

Hoje em dia a manipulação de imagens por computador é muito comum, pois existem milhares de sites que fazem montagem de fotografias, editores igual photoshop online, todos grátis. E essas ferramentas são tão boas que mesmo pessoas leigas conseguem criar excelentes edições e fotomontagens, tornando o trabalho de quem identifica manipulação de fotos difícil.

Algumas fotos são nitidamente editadas, mas nem todas são fáceis de saber se a foto foi alterada no Photoshop. Por isso existem alguns sites que auxiliam a identificar erros nas manipulações das fotos, coisas imperceptíveis mas que se observadas com atenção podem identificar.

Descobrir se uma imagem foi modificada – Saber se a foto foi alterada Photoshop

Se você precisa descobrir se uma imagem foi modificada, utilize o nosso guia abaixo que vai te ensinar, em poucos passos como identificar uma foto editada, ou vulgarmente, uma foto photoshopada.

Existia antigamente um site que permitia identificar áreas possívelmente manipuladas, infelizmente ele foi fechado. O seu programa continua funcionando, mas não é mais distribuído. Tanto que nós criamos um tutorial para Identificar fotos manipuladas no Photoshop – Essa foto é montada?

Utilizando um programa para identificar se foto é editada

JPEGSnoop pode ser utilizado para identificar se a foto é editada ou não
JPEGSnoop pode ser utilizado para identificar se a foto é editada ou não

O programa JPEGSnoop pode ser utilizado para identificar se a foto é editada ou não. Ele faz uma simples análise nas informações contidas no arquivo de informação da foto, chamado EXIF. Cada foto tem, embutida nela, um arquivo EXIF que contém as informações de exposição, qual máquina que foi tirada, coordenadas de GPS, dia, mês e ano.

Se a imagem foi editada no Photoshop ou em qualquer outro programa de edição de fotografia, ela vai ficar salva como EXIF editada do Photoshop.

No entanto, alguns programas de edição de fotos permitem modificar a imagem sem alterar o EXIF, ou ainda, modificar as características desse arquivo. Assim, não podemos confiar tanto no arquivo EXIF e no JPEGSnoop. Se ele disser que a foto foi editada em um programa de manipulação de fotografias, podemos até acreditar. Agora se ele falar que não foi, isso não significa nada, ela pode ter sido editada mesmo assim.

Apesar disso, o seu resultado pode facilicar muito. No final ele faz um assessment, ou seja, uma avaliação daquela imagem que você está estudando e diz o que ele acha. Se ele disser “This imagem has been processed/edited”, isso significa que alguma modificação já foi feita na imagem, nem que seja apenas a alteração de brilho, luz, saturação, coisas que não alteram a imagem em si, apenas a forma como a percebemos.

JPEGSnoop Programa para identificar foto manipulada ou editada
JPEGSnoop Programa para identificar foto manipulada ou editada

Utilizando a Luz para achar fotos editadas e áreas de edição

A luz é um dos principais indicativos se uma foto foi modificada ou não. É muito difícil misturar a iluminação de duas fotos de modo a manter idêntica, por inúmeras razões, como uma única fonte de luz (sol) versus lâmpadas amarelas, presença de mais de uma fonte de luz. E a câmera adapta a sua exposição e satura sua foto a partir da iluminação.

Portanto, cada foto, cada imagem, tem uma exposição de cores quase que única para aquela fonte de iluminação. Então a dica é identificar áreas em que a luz não bate na imagem. Isso leva muito tempo e experiência, mas você pode inferir isso através de alguns pontos.

Sombras

A presença de sombras indica a direção da fonte de luz. Portanto essa é a fonte de luz padrão da fotografia. Qualquer luz em outra direção está indicando que essa imagem foi colocada lá.

Na foto abaixo, temos um exemplo claro. A seta amarela indica a direção para onde o reflexo da luz está indo, ou seja, indicando o provável fonte de luz.

Sombras podem indicar se uma imagem foi modificada ou não
Sombras podem indicar se uma imagem foi modificada ou não
  • Então para identificar fontes de luz diferentes, devemos notar os seguintes pontos nas fotos:
  • Direção da sombra
  • Reflexos da luz em superfícies
  • Sombras nos rostos das pessoas, nariz, sobrancelha e etc
  • Observar em objetos, pessoas, fundo, de qual direção a luz vêm.  Tente colocar uma seta de onde a luz veio e onde ela bateu para iluminar esse objeto versus o outro objeto próximo.

 Olho humano

Muito mais difícil de analisar sem a técnica ou experiência adequada, na verdade não é o olho em si que devemos analisar, mas sim a prórpia iris. Quando você olha para uma pessoa, o “preto” dentro do olho, no centro da parte colorida, é uma bola perfeitamente circular. Mas quando a pessoa olha para outro lugar, isso não mais se torna um círculo, mas sim uma elipse.

Assim, conseguimos, ver para onde a pessoa estava olhando e se isso bate com a imagem. Não use isso, deixe esse ponto somente para o especialista.

Reflexo corneano da luz

A luz reflete na cornéa e nós conseguimos identificar o ponto de luz de onde ele está vindo. Isso torna o seu trabalho de identificar uma foto manipulada quando mais de uma pessoa está olhando de frente para a câmera. O reflexo corneano da luz deve bater entre todas as pessoas que estão olhando de frente para a câmera. Se isso não for verdadeiro você pode inferir que a foto foi manipulada.

Exemplo de reflexo corneano na olho humano
Exemplo de reflexo corneano na olho humano

Para tornar essa atividade mais fácil, desenhe um círculo.Esse círculo irá representar uma pessoa e seu olho. Marque com um ponto onde se encontra o reflexo de luz nesse círculo. Agora desenhe outro círculo para representar outra pessoa e faz o mesmo. Se os pontos divergirem muito, ou seja, não convergirem para um mesmo lugar, essa foto foi editada.

Exemplos de olhos com reflexos corneanos da luz apontando para lugares diferentes
Exemplos de olhos com reflexos corneanos da luz apontando para lugares diferentes

Utilizando a face para identificar imagens modificadas ou Photoshop

O rosto, o nariz e a boca são três coisas que são muito difíceis de manipular e manter a harmonia com o restante do rosto. Observe atentamente para

  • Cor da parte branca dos olhos – não pode ser muito branca
  • Harmonia das linhas dos olhos em relação a sobrancelhas e o nariz
  • Textura e cor da pele do nariz e do restante do rosto
  • Simetria entre o sorriso e o final da boca

Conclusão – Identificando fotos editadas ou edição de imagens via Photoshop

A intenção de manipular imagens com o propósito de alterar o conteúdo da imagem, colocar pessoas nelas, mudar a cor dos olhos, dos cabelos pode ser muito dificil de identificar em mãos habilidosas. Talvez os truques acima funcionem com a foto que você pegou no Facebook do seu colega, mas note que nenhuma das informações é objetiva, com exceção do programa para achar imagem manipulada.

Eu deixo como exemplo as fotografias impossíveis de Erik Johannson, um fotográfico que manipula suas imagens de modo a tornar quase impossível identificar áreas de transição entre uma manipulação e a imagem real, criando verdadeiras obras de arte com a manipulação no Photoshop.

Erik Johannson - Homem passando a si mesmo
Erik Johannson - Homem passando a si mesmo
Erik Johannson - Desbravando estradas
Erik Johannson - Desbravando estradas

Utilize as dicas acima de luz, contraste, interface, brilho nos olhos, o programa JPEGSnoop para tentar identificar fotografias que foram manipuladas ou editadas no computador, mas esteja ciente que pode não ser uma tarefa nada fácil.

Fonte: Scientific American

 

 

8 Comments

  1. João Ubiratan Apolinario Malanconi

    Quando vc faz uma foto ela carrega consigo o Exif ok. Se vc editar a foto tipo modificando a claridade, vivacidade etc o Exif original se mantem? Na minha opinião não, gostaria que tirasse essa duvida.

    1. Exif, até onde eu saiba é mantido, o que você muda é a informação e os dados.
      Abraços

    2. Estou com esse problema. Tenho fotos editadas e não consigo saber exif… Infelizmente não guardei fotos originais. Nem exiftool, Lr, Ps ou propriedades da foto no botão lado dto do rato me dizem nada…
      Há algo mais que possa tentar?

      1. Mas você queria o que, saber os dados originais da foto?

  2. Pingback: Identificar fotos manipuladas no Photoshop - Essa foto é montada?

  3. Oi Felipe por favor me ajuda a saber se a foto do meu filho foi editada, tirei uma foto dele e apareceu uma mulher na foto, posso lhe enviar a foto pra testar pra mim? Por favor isso tá tirando minha paz.

  4. Mislene poeys

    Oi bom dia preciso saber se essas fotos são montagem isso vai definir o meu futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *