Como votar nas eleições de 2018 de forma consciente

Como votar nas eleições de 2018 de forma consciente

- em Links
0

Aprenda a utilizar a tecnologia para votar de forma consciente nos candidatos para as eleições 2018 do Brasil, contra a corrupção.

Não existe brasileiro que não queira uma melhor educação, saude e segurança para todos. Bem como ninguém quer que a corrupção e a desigualdade aumentem.

Infelizmente acredito que o Brasil vive um momento de sentimento de injustiça, em que a gestão aliada a corrupção determinaram um mecanismo que incentiva mais corrupção e injustiça.

Brasil, um país de todos, com tudo para dar certo: recursos, pessoas e garra

Honestidade na política e eleições no Brasil

Ética deve prevalecer e ser o primeiro filtro. Dado que todos queremos o bem do Brasil, discordando apenas como devemos fazer para chegar lá e quais as prioridades, devemos defender as idéias e não as pessoas. Qualquer um que tenha comprovado passado de criminalidade, em especial de corrupção, não deve ser valorizado. Lembro ainda que muitas vezes a justiça é lenta e tem seus próprios problemas, portanto usem o bom senso. O dito popular de onde há fumaça há fogo nunca foi tão relevante.

Não ser corrupto, não ser ladrão, deve ser o primeiro filtro nesse processo decisório. Felizmente a Lei da Ficha Limpa ajudou bastante nesse sentido.  Mas ainda há muito o que pode ser feito para reduzir ainda mais o crime de corrupção, pois ele infelizmente destroí de forma silenciosa, rouba recursos da educação das crianças e mata pacientes nos hospitais, tira sonhos dos brasileiros.

Novos projetos de lei devem ser incetivados em peso pelos brasileiros, como o projeto Unidos Contra a Corrupção .

Projeto Unidos Contra a Corrupção traz inovações globais com comprovação internacional para o Brasil, permitindo

Tecnologia e Justiça social

Diversos motivos fizeram eu reduzir meu esforço e dedicação em compartilhar as notícias e tutoriais aqui no Veja Isso. Mas acredito que esse momento pré-eleições é quando a tecnologia tem o maior poder de impactar as vidas das pessoas: agregando dados difíceis de serem obtidos, transforma uma vastidão de informações em algo fácil de ser consumido e de ser decidido por alguém.

As redes sociais como Facebook, Whatsapp fazem um papel fundamental de difundir informações.  Apesar de que, em alguns momentos tais informações podem ser falsas – as famosas Fake News – prestam muito maior serviço em mobilizar as pessoas e engajar para tomar alguma ação, em especial nesse momento cívico que determina os próximos anos.

Porém algumas ferramentas que surgiram por brasileiros de bem nos últimos anos vão ajudar de forma significativa a compreendermos e tomar a melhor decisão possível sobre o nosso voto, além de cobrar nossos candidatos

Ranking dos Políticos

Ranking dos Políticos usa a tecnologia isenta para reduzir a corrupção, reduzir os privilégios e incentivar o voto consciente

O Ranking dos Políticos é um dos mais completos sites para acompanhamento dos deputados federais e senadores. Todo o processo é transparente, você consegue ver todas as informações públicas do parlamentar, além dos motivos por ter ganhado ou perdido pontos.

Exemplo de Deputado Federal e sua avaliação simplificada\

A avaliação é bem completa, englobando a presença nas sessões (trabalho em si), quantidade de privilégios, se há processos judiciais e ainda a qualidade legislativa.

Unidos Contra a Corrupção

Criado pela equipe que desenvolveu inicialmente o projeto de lei conhecido como 10 medidas contra a corrupção. Esse site e apps para Android e iPhone enfatizam a escolha de candidatos que tem um passado limpoque queiram aderir as novas medidas contra a corrupção.

Gazeta do Povo Especial Eleições 2018

A equipe do Gazeta do Povo, parabéns pelo trabalho em agregar um resumo fácil de cada candidato.

Exemplo de Lâmina do site Gazeta do Povo para as Eleições 2018

(Disclaimer: sou simpatizante as idéias do Partido Novo)

Além de demonstrar as principais notícias a respeito do candidato, postaram links para vídeos dados, bem como para as propostas em PDF que foram divulgadas e um resumo dessas propostas.

Programa do Governo para Download e um resumo das propostas dos candidatos

Quem me Representa?

Esse site compila todas as votações feitas, enfocando suas opiniões, como os deputados votaram e como o partido determinou a votação. Única ressalva é que ele não é atualizado de forma frequente e automático diferentemente dos demais.

Quem me Representa torna seus votos em interpretação dos demais deputados e dos partidos

 

 

Discussões políticas no Brasil

Tomar decisões não são nada fáceis, ainda mais quando são abstratas e com inúmeros pontos a serem ponderados.  Daniel Kahneman em seus estudos mostrou que é uma vantagem tanto quanto desvantagem nossos sistemas decisórios no sistema 1 e sistema 2. Por isso muitas vezes as discussões políticas no Brasil não envolvem o plano de governo, a probabilidade dele se tornar concreto, as capacidade da equipe econômica e etc.

Quem tem diploma superior completo tem o dever cívico de não escolher um candidato por simples afiliação pelas idéias do debate, mas sim pelo plano governo.

Também acho que com certeza teremos um presidente, senadores e deputados. Portanto temos que fazer nosso esforço em selecionar aquele que mais nos representa e mais bem representa o futuro do Brasil que queremos.
Voto Nulo e em Branco são um desserviço ao Brasil, em especial de quem tem ensino. Faça sua escolha, faça uma escolha, seja ela qual for, em especial enquanto o voto ainda é obrigatório.

Sugestão de Passo a passo de como votar nas eleições de 2018

  1. Identificar a excluir candidatos que tenham sido condenados pela Ficha Suja
    O racional de uma pessoa de bem é: apesar de eu gostar de uma determinada idéia, não preciso que seja essa pessoa corrupta fazendo ela acontecer, tem outras, inclusive pode ser você!
  2. Identificar e excluir candidatos que não apoiem as medidas contra corrupção
    O racional de uma pessoa de bem é: porque raios alguém seria contra medidas contra corrupção? 
  3. Ponderar de forma extremamente negativa (evitar ao máximo escolher) candidatos que estejam coligados ou filiados a partidos os quais os presidentes e grandes coordenadores estejam condenados pela Ficha Suja.
    O racional de uma pessoa de bem é: se você suspeita que alguém estaria roubando, você continuaria amigo dessa pessoa, sendo que você pode se juntar a outros amigos?
  4. Utilizar os sites acima para identificar o que um determinado candidato já fez no passado. Recomendo para presidente a enquete do Ranking dos Políticos.
    O racional de uma pessoa de bem é: quero com poucas perguntas críticas chegar a uma sugestão de quem eu devo votar.
    Tome apenas cuidado com o viés ideológico das enquete e não use apenas a enquete para tomar sua decisão.
  5. Veja quais as propostas para o futuro, qual o plano de governo do candidato
    O racional de uma pessoa de bem é: quero entender o que essa pessoa ve para o futuro, quais as prioridades e como ele nos pretende levar até lá.
  6. Pontue se existe uma chance real do plano desse candidato ocorrer, usando para isso experts e especialistas da área
    O racional de uma pessoa de bem é: do que ele está prometendo isso é factível? Algumas coisas são fáceis de entender como falsas, por exemplo “Prometo 1 milhão de dolares para cada brasileiro”; porém outras são mais complexas como “Prometo zerar a dívida pública em 2 anos”, seria isso factível?
  7. Ao ler as notícias, essa pessoa está tentando me convencer de alguma coisa, qual o viés ideológico que ela tem? Qual a fonte dessa notícia? Ela está sendo reproduzida em outros sites, se não, por quê seria isso?
    O racional de uma pessoa de bem é: todos temos opiniões, porém essa é mais um fato ou mais uma opinião? Qual a ideologia por trás disso. Se for de direita, leia uma fonte de esquerda.
  8. Por último, porém não menos importante, a idéia de mundo, visão de sociedade e comportamento.
    O racional de uma pessoa de bem é: ter uma pequena sugestão de como tal candidato seria no seu mundo.

Infelizmente as decisões sobre as eleições 2018 no Brasil serão complexas e muito difíceis. Sempre alguém vai deixar algo a desejar, seja pela equipe, pela inexperiência, pela visão de mundo ou pelo comportamento como pessoa. Façam do seu voto a melhor arma para ajudar o Brasil a ser um lugar melhor para o futuro de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *