Como saber se seu email foi aberto e lido – Rastrear e-mails

Aprenda a rastrear seus e-mails para ver se foram abertos e lidos com um clique! Saber se o email foi aberto e lido fácil e grátis!
O email é um meio de comunicação assíncrono, ou seja, você manda sua correspondência virtual e a pessoa que recebe pode ler e responder quando quiser. Infelizmente, muitas vezes o email é a nossa única forma de comunicação e nós precisamos ter uma resposta o mais rápido possível, sendo extremamente importante saber ao menos se a pessoa recebeu o email e se ela ao menos o abriu.

Eu acho 72 horas um tempo aceitável de resposta, com óbvia preferência para menos de 6 horas de resposta, afinal se você manda email no período da tarde, receber o email no período da manhã do dia seguinte é o melhor. Mas infelizmente nem todo mundo consegue responder tão rápido assim, por isso eu opto por reenviar um email apenas se passaram 72 horas e não obtive resposta.

Mas agora é possível saber se o email foi aberto e lido e rastrear todo os emails que você mandar, grátis.

O site RighInBox criou um plugin para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox que automaticamente se integra com o Gmail. Infelizmente no momento apenas quem tiver um email @gmail.com poderá usar o RightInBox, mas você pode fazer uma conta no Google de graça (nós comentamos Como criar sua conta no Google e Google+).

  • Rastrear e saber se o email foi aberto e lido com um clique (após instalar o plugin no navegador)
  • Recibo de leitura enviado diretamente para o sua caixa de entrada na hora que ele é aberto
  • Descubra onde o email foi aberto – sim o local no mapa do computador que abriu
  • Grátis para o rastrear até 10 emails por mês
  • Permite agendar emails para serem enviados quando você quiser
  • Compatível com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari
Clicar no botão track na tela compor email para saber o e-mail foi aberto e lido

Clicar no botão track na tela compor email para saber o e-mail foi aberto e lido

Como rastrear seus emails e saber se foi aberto ou lido

Antes de tudo, você precisa ter uma conta no Gmail para usar esse site. Você pode criar grátis sua própria conta @gmail.com. Ou ainda existem outros dois sites grátis para verificar se o email foi recebido Se você não tem uma do gmail ou envia os emails pelo celular, você pode verificar se o email foi lido simplesmente mandando um email para um endereço fantasma!

  1. Primeiro, você vai precisar baixar o plugin para saber se o email foi aberto
  2. Agora ele vai perguntar se você permite o acesso a sua conta do Gmail. Aceite.
  3. Pronto, você vai ver a mensagem “Right Inbox for gmail is ready”
    Confirmacao que o Right Inbox foi instalado na sua conta do Gmail corretamente
  4. Toda vez que você for criar um email você vai ver duas novas opções, Send Later em azul e uma opção para rastrear o email (primeira imagem do artigo)

Simplesmente aperte o botão track toda vez que você quiser rastrear o e-mail.

Se você quiser mandar seu email em outro momento, por exemplo, escrever o email hoje para ser enviado apenas amanhã, você pode clicar em Send Later que ele vai ser agendado quando você quiser.

Quando a pessoa abrir, você vai receber uma notificação por email com o nome de quem recebeu, o dia que foi enviado a correspondência, o título, quando foi aberto e um link para o mapa onde se encontra, aproximadamente, o computador de quem abriu.

Exemplo de notificação de email recebido e lido - Note a hora precisa e a localização ate com mapa

Exemplo de notificação de email recebido e lido – Note a hora precisa e a localização ate com mapa

Sua única desvantagem é que você precisa acessar o navegador de internet e ter uma conta do Gmail. Se você não tem uma do gmail ou envia os emails pelo celular, saiba que você pode verificar se o email foi lido com esse site.

Righ Inbox é uma excelente e prática opção para quem quer saber se o email foi lido, e rastrear o seu email de graça para quem envia até 10 emails por mês. Não só isso, você consegue agendar os seus emails para serem enviados em uma data futura, permitindo um controle completo do enviar e receber além de ser avisado a respeito da leitura.


2 comentários

  1. Obrigado por compartilhar essa dica para saber se o meu email já foi lido ou não. Muito útil!

    Aracy /
  2. Obrigada pela grande ajuda. Muito bacana vc compartilhar com as pessoas uma ferramenta tão importante.
    Valeu!

    Ruth Souto /

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>