Como rastrear celular roubado do Android com app oficial do Google

Como rastrear celular roubado do Android com app oficial do Google

- em Celular
6

Tudo sobre o Gerenciador de Dispositivo Android, o rastreador oficial do Google para celular e tablet. Guia para configurar como rastrear celular roubado.

Antes tarde do que nunca, o Google lançou sua solução de rastreador de celular e tablet grátis, completamente integrado ao sistema, enquanto o iPhone já possuia desde 2010 a função de rastrear (os quais detalhamos no artigo para proteger iPhone de roubo e como rastrear iPhone roubado). Sua vantagem é estar linkada a sua conta de gerenciador do sistema (a qual você usa para comprar apps e configura o calendário e email padrão).

O rastreamento do aparelho pode parecer paranóia para os americanos preocupados com a privacidade e o PRISM, para nós brasileiros é uma necessidade devido o alto custo dos celulares e a sua facilidade de serem roubados.

O que é e para que serve o Gerenciador de dispositivo Android (Android Device Manager)?

Como rastrear celular roubado do Android com app oficial do Google o Gerenciador de dispositivo Android
Como rastrear celular roubado do Android com app oficial do Google o Gerenciador de dispositivo Android

Gerenciador de dispositivo Android é um serviço gratuito do Google integrado ao seu celular Android e sua conta de gerenciador do sistema, sem precisar de atualização do dispositivo.

Suas funções primordialmente são três:

  • localizar celular roubado ou perdido – a idéia anunciada pelo Google é de encontrar o celular quando você o perde, seja em casa, no escritório, no taxi. Mas sabe-se que outra funcionalidade é rastrear e tentar recuperar um aparelho roubado,  até mais importante do que a primeira, não só para afastar e diminuir as intenções de furto como também para verdadeiramente recuperar o dispositivo
  • soar alarme ou som do aparelho mesmo no silencioso – mesmo se o volume estiver no mínimo, assim que o aparelho receber a notificação para soar o alarme a partir do Gerenciador de dispositivo Android ele vai tocar.
  • proteger seus dados pessoais e informações – se você teve o aparelho roubado ou não encontra ele, dar o aval para que todos os seus dados, fotos, apps e informações pessoais sejam apagados é de fundamental importância, afinal você não quer dar, junto com o seu celular, as fotos de sua familia, localização da sua casa, agência e conta do banco e etc

São requisitos mínimos para conseguir utilizar o localizador de dispositivo Android:

  • Celular com versão Android 2.2 ou superior (ou seja, mais de 90% dos donos de smartphones Android)
  • Conexão de internet – para enviar e receber a localização

O uso do Wifi não é necessário, mas melhora de forma substancial da geolocalização do aparelho pela rede de aGPS mais wifi, apesar de consumir mais a bateria.

Recomendamos também a leitura do artigo sobre como bloquear celular com IMEI, altamente relevante sobre o assunto.

Como rastrear celular roubado e configurar corretamente o Gerenciador de dispositivo Android para rastrear celular roubado

Configurações no celular indicando que o rastreador oficial do Google, o Gerenciador de dispositivo Android está habilitado
Configurações no celular indicando que o rastreador oficial do Google, o Gerenciador de dispositivo Android está habilitado
  1. Primeiro, verifique se a função já está disponível para o seu aparelho. Clique em configurações e selecione segurança
  2. Clique em administração do aparelho ou dispositivo
  3. Clique em administradores do aparelho
  4. Se você ver a função “Gerenciador de dispositivo Android” ou “Android Device Manager”
  5. Marque a opção para habilitar a função
  6. Depois de configurado no celular, está na hora de ir para a página de internet do Gerenciador de dispositivo Android para testar. Recomendo ou mandar uma mensagem ou clicar em ring para fazer soar o dispositivo.
  7. Uma mensagem irá notificar que os seus dados de localização serão enviados para o Google e ainda solicitando que, se o seu celular for roubado, entre em contato com a polícia e não tente recuperar o celular você mesmo.

Como travar um celular roubado ou mudar a senha

Agora o Android Device Manager permite que você execute funções no seu celular a distância. Isso permite que você trave o celular, impedindo que qualquer pessoa use até que você desbloqueie o aparelho. Outra grande utilidade é a de trocar a senha usando sua senha do Google – caso você esqueça a chave do desenho do Android que desbloqueia seu aparelho.

Travar celular Android remotamente usando o Android Device Manager oficial do Google
Travar celular Android remotamente usando o Android Device Manager oficial do Google

Para travar seu celular ou tablet é muito simples:

  1. Primeiro visite o site do Android Device Manager
  2. Entre com o login e senha do Google que gerencia o celular ou tablet que você quer travar
  3. Clique no celular que você quer alterar
  4. Aperte o botão Lock ou Travar
  5. Você será perguntado se quer adicionar uma nova senha para bloquear o aparelho
  6. Assim que o celular ou tablet se conectar a internet ele receberá essas instruções e ficará bloqueado

Lembrando que se o celular ou tablet foi formatado antes de você bloquear, você não mais conseguirá fazer nenhuma modificação no Android Device Manager ser transmitida ao aparelho

O problema da autenticação em dois passos

Para quem usa a autenticação em dois passos, você tem que guardar a  folha de backup em dois lugares diferentes, pois se você perder o seu celular e não estiver logado em um computador, pode não conseguir acessar a conta do Google com facilidade.

Apesar disso, você vai conseguir recuperar caso perca, pois você pode receber o SMS em outro celular ou no telefone de caso cadastrado ao criar conta Google

Qual o melhor programa para rastrear celular roubado?

Existem pelo menos uma dezena de apps que rastreiam o celular, de antivírus a rastreadores pagos. Nós do Vejaisso.com recomendamos 4 apps descritos cada um em seu artigo:

Mesmo assim você não está seguro, pois os ladrões podem utilizar dispositivos para bloquear o sinal que o celular emite, tal como o OFF Pocket! ou ainda utilizar a formatação com novo root para bloquear até mesmo os melhores programas, como o Cerberus.

Sumário

Apesar de atrasado comparativamente com a concorrência, fica disponível para todos o rastreador oficial do Google para celular e tablet, conseguindo rastrear celular roubado e tablet.

Fonte: Google Android Blog

6 Comments

  1. gostaria de saber como eu faço para rastrear o meu celular roubado

    1. O celular do meu filho foi roubado é um moto g como faço pra local
      izar

  2. Para o futuro – escolha um destes aplicativos para ter seguranca rastreador-de-celular.com

  3. Meu celular foi roubado e um galaxy win como faco pra rastrea-lo

  4. Elisabeth c Almeida A

    Meu celular foi roubado hoje por volta das 18 : 30 na região da 25 de março me ajudem a achalo pois ainda estou pagando.

  5. Valeria Almeida

    Quero rastrear celular roubado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *