Como Fazer Manutenção de Mac – Consertar erros no Macbook e iMac

Como Fazer Manutenção de Mac – Consertar erros no Macbook e iMac

- em Tutorial
3

Aprenda como consertar erros no MacBook e iMac, resolver lentidão no Mac. Os 3 melhores programas para fazer manutenção de Mac.

O sistema operacional Mac OS X, o qual é usado em todos os computadores da Apple, que incluem MacBook Pro, MacBook e iMac, é excelente, por inúmeros motivos.

No entanto, nenhum sistema operacional é perfeito, por isso, você vai encontrar erros e bugs, mesmo no seu Mac que você pagou caro. A interação do programa com o sistema, atualizações, danos ambientais (temperatura, umidade) vão, com o tempo, danificar seu Mac.

Como consequência desses erros, pode haver uma fragmentação de arquivos e erros na escrita e leitura deles, causando os problemas de lentidão no seu Mac, que podem ser facilmente arrumados com uma simples manutenção.

Quando eu devo fazer a manutenção do Mac?

Nós já explicamos quais as 5 causas de Mac Lento, pois é importante saber quais os principais erros e falhas. Após identificar e corrigir essas causas de lentidão, se mesmo assim seu computador continuar lento, essa é a maior indicação de manutenção. Além desta, vale a pena lembrar:

PinWheel of Death - O guardassol colorido do Mac Os X e o principal indicador de um Mac Lento
PinWheel of Death – O guardassol colorido do Mac Os X e o principal indicador de um Mac Lento
  • Quando a PinWheel of Death (O guardassol colorido de espera) ficar aparecendo constantemente
  • A cada seis em seis meses
  • Você instalou ou 10 instalou uma grande quantidade de programas – Usualmente após realizar um backup / restauração do Time Machine
  • Um usuário foi removido ou adicionado ao sistema
  • Você continua com lentidão mesmo após aprender a consertar as 5 causas de Mac Lento

Como fazer backup do seu Mac, iMac ou MacBook

  1. A primeira coisa que você deve fazer é realizar o backup do seu computador. Para isso, conecte um agradei externo como mesmo espaço em disco ou mais do que eu seu computador iMac ou MacBook.
  2. Clique em configurações preferências do sistema
  3. Na última coluna em sistema, clique em timer Machine.
    Tela de configuração do Time Machine - é muito fácil aprender como fazer backup do seu Mac, iMac ou MacBook
    Tela de configuração do Time Machine – é muito fácil aprender como fazer backup do seu Mac, iMac ou MacBook
  4. Com o HD externo conectado ao seu Mac, clique em selecionar disco. Uma janela irá abrir e nela você agradei externo deverá aparecer. Clique nele clique em OK.
    Janela indicativa de seleção do HD Externo para realizar o TIme Machine - Opção que só precisa ser configurada uma vez
    Janela indicativa de seleção do HD Externo para realizar o TIme Machine – Opção que só precisa ser configurada uma vez
  5. Caso ele recomende formatar, formate seu agradei externo.
  6. O backup deverá começar automaticamente embaixo do ícone Taila Machine, você verá as perecerão ligado ou hora.
  7. Um ícone com o Relógio com sentido ao contrário deverá aparecer no canto superior direito. Quando ele parar de mexer significa que terminou o Backup!

Pronto, você vai ter conseguido com sucesso realizar o backup do seu iMac e MacBook toda vez que conectar esse mesmo HD externo.

Como Fazer Manutenção de Mac – Consertar erros no Macbook e iMac

Após realizar o backup do seu computador, agora você deve baixar os programas para consertar erros no MacBook e iMac.

Onyx – O todo poderoso da manutenção nos Macs

Grátis, ele é sem dúvida o melhor App para cuidar do seu Mac. Sua praticidade reside na sua facilidade em fazer tudo para você, automaticamente.  Como seu próprio site diz, ele é um canivete suíço das ferramentas de manutenção, sendo usado até pelos Genius da Apple no Genius Bar. A quantidade de opções e alterações que você pode fazer com esse programa é íncrível. Mas o melhor é que ele é feito para quem não tem a menor idéia de como arrumar com computador, portanto sua aba manutenção é tudo o que você precisa saber.

Onyx a melhor ferramenta para fazer manutenção de Mac
Onyx a melhor ferramenta para fazer manutenção de Mac
  1. Primeiro, você vai precisar baixar o Onyx a melhor ferramenta para fazer manutenção de Mac.
  2. Logo quando você instala e abre o programa, ele já vai pedir, antes de tudo, fazer duas verificações do estado do disco rígido. Aperte OK para ambas e não use seu Mac enquanto elas estiverem fazendo.
  3. Depois, ele vai pedir sua senha do seu usuário do Mac. É normal e esperado, pois ele vai precisar fazer modificações nas configurações e nos arquivos do sistema operacional.
  4. Clique agora na aba Automatation (um martelo com o botão Play).
  5. Marque todas as opções, com exceção da antepenúltima: “Automatically  saved versions of documents” (conforme mostra a figura)
  6. Agora clique em executar e espere ele terminar todo o trabalho. Atenção: não utilize seu Mac enquanto ele estiver fazendo a automação anti erros.
  7. Após terminar, todas as suas thumbnails e arquivos do Spotlight estarão indexando, portanto eu ainda recomendo aguardar pelo menos 10 minutos antes de retomar o uso do Mac.

Esse é o melhor programa para cuidar do seu Mac, iMac e MacBook. Simples e prático, ele vai conseguir tudo o que você precisa com um único clique e o melhor de tudo: grátis!

Drive Genius o Desfragmentador de Mac

Atenção: Se você tem um Macbook Air com SSD ou Macbook Pro com SSD, ou ainda um iMac com Fusion Drive, ignore e NÃO utilize esse programa.

Drive Genius é o desfragmentador perfeito para Mac. Utilizado também pelos Genius bar, ou seja, pelas pessoas que são pagas para fazer manutenção de Mac na Apple no seu plano Apple Care, esse app é pago, mas é um dos únicos que consegue rearranjar os arquivos no sistema de arquivos do Mac Os X melhor do que o próprio sistema, que faz isso automaticamente.

Drive Genius o melhor programa para desfragmentar computadores rodando Mac OS X com disco rígido
Drive Genius o melhor programa para desfragmentar computadores rodando Mac OS X com disco rígido

Para isso, recomendo utilizar primeiramente o Onyx e logo na sequência, sem nem usar o computador, rodar o Drive genius a partir de um eDrive. Como esse app é pago e com suporte, fica aqui apenas a dica de que esse programa existe e é excelente para consertar erros de fragmentação de arquivo e lentidão em disco rígidos de Macs.

Sumário

Após identificar que existe necessidade de fazer manutenção de Mac no seu iMac ou Macbook, utilize o Onyx gratuitamente para consertar erros no sistema e fazer seu Mac ficar mais rápido. Caso queira ir mais além, utilize o Drive Genius para desfragmentar seu disco rígido da melhor maneira possível.

 

3 Comments

  1. Caroline Jacintho

    Gostei muito do tutorial sobre como Fazer Manutenção de Mac, muito prático e simples as explicações.

  2. Pingback: Por que o computador trava - 5 principais motivos e como resolver

  3. LEOPOLDO CHEROBIN

    BOA NOITE,MEU MACBOOK PRO ESTA DANDO PAU,ESTA FALANDO Q TEM 600GB USADO MAS É IMPOSIVEL ISSO,ELE FICA DESLIGANDO E ESTA LENTO,COMO POSSO RESOLVER ISSO?? OBRIGADO MESMO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *