Como comprar tablet – As dicas para descobrir qual o tablet comprar

Como comprar tablet – As dicas para descobrir qual o tablet comprar

- em Celular
1

As principais dicas para descobrir o melhor e qual tablet comprar para você no seu orçamento. Como comprar tablet que será perfeito para você.

Os tablets são excelentes dispositivos, tanto por sua portabilidade quanto por sua funcionalidade. No final do ano, os tablets venderão mais que os notebooks e, em 2015, mais que os computadores em geral.

Nós já descrevemos Por que você deve comprar um tablet, mas atualmente com uma infinidade de escolhas e opções, sentimos que todos precisam de um guia para comprar o tablet que vai tornar suas vidas mais completas e ser mais útil, ao menor custo.

As dicas para descobrir qual o tablet comprar: Como comprar tablet

Devido a diversidade de tamanhos, sistemas e modelos, acreditamos ser necessario ter um guia Como comprar tablet - As dicas para descobrir qual o tablet comprar
Devido a diversidade de tamanhos, sistemas e modelos, acreditamos ser necessario ter um guia Como comprar tablet – As dicas para descobrir qual o tablet comprar

Existem muitos pontos a serem pensados antes de comprar o tablet dos seus sonhos, e nós iremos guiar, em linhas gerais, por todos eles, para que você não gaste nem demais nem compre o produto errado para você.

Intenção de uso e utilidade

Um tablet serve para muitas coisas, como ler livros, estudar, ver filmes, navegar na internet, responder emails, jogar jogos, conversar com os amigos e muito mais. No entanto, não é apropriado para a edição de vídeos, de imagens, jogos multiplayer estilo console, além de edição de textos longos.

Sabendo disso, algumas perguntas devem ser pensadas cuidadosamente, pois isso irá determinar todas as respostas subsequentes:

  • por que eu preciso de um tablet?
  • para o que eu vou usar ele?
  • o que eu espero que eu fazer com ele?
  • só eu vou usar ou minha familía vai usar também? Eles tem alguma necessidade particular?

A resposta honesta a essa pergunta deve ser o seu guia na escolha de um tablet, afinal dependendo para que você for usar, você deverá comprar uma marca, tamanho, sistema operacional de tablet. O exemplo de tablet para jogo vai requerer o melhor tablet em termo de processador e placa gráfica, enquanto que um tablet para ser portátil e usado como estudo e anotações requer leveza e dimensões reduzidas.

Não irei comparar o Kindle, Kobo e demais leitores de ebooks pois já os comparamos no artigo Top 5 leitores de eBooks para Brasil, e eles, em geral, não permitem outras funções além da leitura, o que os limita, sendo que eu os considero caros na comparação com os demais tablets não e-readers para o Brasileiro: vale muito mais a pena comprar um tablet não e-reader e instalar o app do Kindle, Saraiva, Livraria cultura nele.

Diga-me seu smartphone e te direi qual será seu tablet

Pule essa pergunta se você não tem um celular smartphone Android, iPhone ou Windows Phone.

Existem muitas vantagens em ter um tablet do mesmo sistema operacional do seu celular, pois não apenas a sincronização de ambos será melhor, como também você poderá aproveitar apps comprados para o celular que funcionarão no tablet, além de você já ter familiaridade com o sistema.

No sistema da Apple, por exemplo, muitos apps custam de 1 a 10 dolares, porém você só precisa comprar uma única vez, que ele irá funcionar no seu iPhone e no seu iPad. O mesmo ocorre para o sistema do Google e do Windows.

Se você não quer um tablet do mesmo sistema operacional que o seu celular, provavelmente o seu celular também já não supre as suas necessidades de forma geral. Pense com cuidado nas vantagens e nas desvantagens de ter um tablet com sistema operacional diferente do seu smartphone. O barato as vezes sai caro.

Sistema operacional

As lojas do iTunes App Store, Google Play do Android e Windows Phone da Microsoft oferece apps diferentes nao apenas em estilo mas em funcionamento, sendo as duas primeiras as mais maduras
As lojas do iTunes App Store, Google Play do Android e Windows Phone da Microsoft oferece apps diferentes nao apenas em estilo mas em funcionamento, sendo as duas primeiras as mais maduras

Decidida a utilidade, sua necessidade, a correlação do sistema operacional do tablet vai depender do seu celular conforme descrito acima e do que você quer do sistema.

  • iOS do iPad – O sistema do iPad é integrado completamente com o iPhone e Mac, além de ter integração dos apps com o iCloud. Tudo simplesmente funciona, as atualizações são sempre enviadas assim que o sistema é atualizado e tem a maior loja de apps específicos e de jogos. Há ainda um controle dos apps, dificultando a presença de malware e apps phishing. Infelizmente, o sistema é travado para
    customizações como trocar o app do Email, o navegador padrão, além da integração entre apps.

  • Android – Sistema mais usado na maioria dos tablets, pois permite customização pelo fabricante, customização pelo consumidor, integração entre os apps. Existe uma grande quantidade de apps de qualidade no Google Play, porém nem todos são adaptados a todas as telas e resoluções de tablet disponíveis.

    A customização e integração fazem o Android o celular perfeito para quem quer extrair o máximo do smartphone, porém isso facilita a disseminação de
    Além disso, nem sempre o fabricante atualiza seu tablet para a última versão do Android, tanto por não ter intenção comercial, quanto pelo dispositivo não suportar as melhorias / novas funções.

  • Windows tablet – Muito promissor com seus live tiles e a realização de multitarefa, porém ainda tem um sistema não fluído e otimizado, além de contar com uma pequena quantidade relativa de apps.

Atualizações

Outro ponto a ser destacado é que as atualizações do sistema, tanto em questão de melhorias quanto em questão de novas funções, atualização de design variam amplamente entre os fabricantes:

iPad – Todos os iPads sempre recebem atualizações, porém as versões mais novas não recebem algumas das funções que ficam reservados aos novos modelos. Ponto positivo para a segurança.

Android – As atualizações dependem de cada fabricante, pois como cada um modifica e customiza o sistema, eles podem optar por atualizar ou não, após o lançamento da nova versão pelo Google. O único que sempre recebe as atualizações é a linha Nexus do próprio Google.
Você pode, no entanto, atualizar o sistema forçadamente ao realizar o Root.

Windows Tablet – Ainda não está claro como serão realizadas.

Preço – Comprar tablet dentro do orçamento

Muitos colocariam esse quesito como o seu primário limitante, porém acredito que a compra do tablet deve ser algo que deve ser feita corretamente e para o uso adequado, afinal não vale a pena comprar algo que não vai servir só para caber no orçamento.

Primeiro escolha o tablet, modelo e sistema, para depois verificar quais os tipos de tela, dimensões, armazenamento, wifi ou wifi com 3g que você pode pagar.

Se for sacrificar algo, primeiro que seja a o armazenamento do tablet. Não sacrifique 3G caso você queira, nem o tamanho da tela, pois ambos estão relacionados a usabilidade e intenção de uso. Se for sacrificar algo entre estes, opte por um modelo antigo ou ainda um aparelho usado.

Wifi ou Wifi com 3G

A resposta dessa pergunta depende da sua utilidade e uso habitual, afinal se você quer navegar na internet longe de redes wireless, pois não você tentou encontrar wifi grátis e não conseguiu, ou ainda a área é remota.

Infelizmente o custo do 3G adicional no tablet ainda é abusivo no Brasil, além do que há um consumo maior da bateria do tablet, mesmo não sendo significativo considerando as 7 a 10 horas habituais.

Espaço de armazenamento

Espaço em armazenamento dos tablets na maioria das vezes é suficiente na menor quantidade, mas muitos tablets já aceitam cartão SD para expandir posteriormente
Espaço em armazenamento dos tablets na maioria das vezes é suficiente na menor quantidade, mas muitos tablets já aceitam cartão SD para expandir posteriormente

Se existe algum ponto que você deve ser maleável em relação ao armazenamento do tablet. Como o preço aumenta significativamente conforme maior o espaço interno do tablet, sua funcionalidade e utilidade, aliadas ao preço e seu orçametno, deverão nortear sua escolha.

Quanto mais espaço, mais cômodo, mais apps, mais músicas e mais filmes você consegue carregar. No entanto, para a maioria das pessoas 16GB já é mais que suficiente para colocar quase toda biblioteca de música e de livros, além do que a maioria das pessoas só usa uns 20 apps realmente,

No entanto, o uso do tablet para jogos e para filmes, requer pelo menos 32GB ou a compra de um tablet com 16GB expansível em um segundo momento.

Tamanho do aparelho e da tela

Tamanho da tela do tablet e as dimensões do tablet devem estar relacionadas intimamente a utilidade do tablet para você a  fim de definir como comprar tablet perfeito
Tamanho da tela do tablet e as dimensões do tablet devem estar relacionadas intimamente a utilidade do tablet para você a fim de definir como comprar tablet perfeito

Enquanto que a Apple e a Amazon oferecem apenas poucas opções de tamanho de tablet e de tela, nos modelos Android o que menos falta são opções de tamanhos e modelos – o que traz muito benefício para nós consumidores.

Ao comprar um tablet maior, seu peso será consequentemente maior e menor será sua portabilidade em comparação com os demais, mas a vantagem é ter uma tela maior para ler, ver vídeos e jogar jogos. Além disso, tablets maiores costumam ter um processador maior e melhor. Lembro ainda que é muito mais parecido ao teclado o teclado virtual do iPad de 9,7 polegadas do que o do iPad de 7,9.

Já os tablets menores tem o ganho de portabilidade porém sua resolução é menor, seu espaço na tela é menor e não é tão comodo digitar quando nos tablets maiores.

Adicionais

  • Flash – apenas filtre tablets com essa função se for essencial, pois há uma nítida perda de performance e de bateria.
  • Cabo de conexão – você pretende usar o tablet como pen drive  USB? Se sim, é necessário optar por um Android ou Windows e que ele tenha conector microUSB – USB
  • Câmera – especialmente para estudantes e alunos, tirar fotos de anotações, slides, talvez seja algo relevante e prático, no entanto, para tirar fotos de grupos, nas viagens, o tablet definitivamente não é a melhor opção.

Quando é a melhor época para comprar?

Cada sistema operacional e cada empresa lanca o tablet em um momento, dificultando nao apenas a escolha do melhor modelo para voce mas tambem quando fazer essa compra
Cada sistema operacional e cada empresa lanca o tablet em um momento, dificultando nao apenas a escolha do melhor modelo para voce mas tambem quando fazer essa compra

Os tablets, tal como qualquer dispositivo eletrônico, tem seu hardware e software atualizados de forma anualmente ou semestralmente. Com isso, as empresas tem datas habituais de lançamento dos produtos. A fim de evitar comprar um tablet um dia antes dele ser atualizado e ser vendido, duas vezes mais rápido e melhor no dia seguinte pelo mesmo preço, recomendo ler o nosso artigo sobre Quando comprar celular ou tablet.

Como regra geral, opte por comprar perto do natal ou em janeiro se quiser comprar assim que lançar, optando por março a maio se quiser comprar com algum desconto.

Já tenho um tablet e vou atualizar

A pergunta que cabe é sua satisfação com este tablet. Se ele supriu suas necessidades, excelente, a compra de um novo do mesmo fabricante e sistema operacional será somente uma atualização de hardware e design.

Sumário

  1. Defina a utilidade, o que você espera e o que você quer que o tablet faça
  2. Escolha seu sistema operacional baseado no smartphone e na utilidade dele
  3. Opte pelo tamanho baseado no preço e funcionalidade, além da comodidade de portabilidade
  4. Decida entre Wifi e 3G, armazenamento e uso de adicionais
  5. Se o tablet estiver dentro do orçamento, ótimo, senão ou compre em outro momento ou sacrifique armazenamento e os adicionais até chegar no melhor preço

Com a infinidade de tablets que encontramos no mercado, desde tamanho de tela, resolução, armazenamento, sistema operacional, fica difícil não apenas decidir qual o tablet comprar, mas também quando e onde estou usando meu dinheiro de forma melhor. Utilize nosso guia para refletir e te ajudar a como comprar tablet.

1 Comment

  1. Pingback: Comparação: como escolher melhor processador e melhor placa de vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *