Como aprender a programar pela internet grátis – Curso completo

Como aprender a programar pela internet grátis. Curso completo para aprender a programar Javascript JS, HTML e CSS internet grátis.

Uma das ferramentais fundamentais para esse século é o uso do computador. Saber usar as ferramentas e os programas te dá uma vantagem gritante sobre quem não sabe usar o PC.

Uma linguagem de computador nada mais é do que uma forma estruturada de fazer ordens e obter respostas. Tal como na nossa linguagem nós falamos “Eu amo você” e não “Você amo eu” (querendo dizer o mesmo que a anterior), a mensagem tem uma forma correta de ser construída e os computadores também tem uma linguagem particular para entender essa mensagem.

E essa habilitadade de programar um computador está diferenciando esta geração de profissionais (vide Bill Gates com o C e o Mark Zuckerberg com o PHP), que estão fazendo fortuna e mudando a forma que interagimos com o mundo.

Como aprender a programar pela internet grátis

Antigamente os cursos de programação das grandes escolas de computação custavam uma fortuna, e ainda custam as linguagens mais modernas como o iOS e XCODE para iPhone e Android. Por isso foi criado o Codeacademy, um curso de programação online e grátis.

Como aprender a programar pela internet grátis - Curso Completo

Como aprender a programar pela internet grátis – Curso Completo

Programar com certeza vai ajudar e fazer parte do dia da dia das crianças de hoje em dia e é fundamental para quem quer aprender como hackear, tal como falamos no nosso tutorial sobre como virar um Hacker, tutorial: aprender a hackear.

Esse curso é completamente grátis e interativo, ou seja, desde o primeiro momento você está programando, digitando linhas de código na própria página de internet!  Ou seja, você vai conseguir aprender a programar usando seu próprio navegador! Veja as características do curso

  • grátis
  • completamente interativo e hands-on, sem aulas, apenas programação desde o primeiro minuto
  • prático e rápido
  • com guias, glossário
  • avaliação do desempenho contínua
  • conquistas e medalhas de esforço
  • diretamente no navegador de internet
  • não precisa instalar nada no computador
  • engloba Javascritpt (JS), HTML, CSS e a lógica de programação além de Ruby
  • Agora também inclui um curso sobre Python

Java e Javascript é a linguagem mais utilizada na internet, sendo que você pode se considerar formado depois de apenas algumas lições, visto que você vai aprender não só como funciona, mas também vai ser obrigado a ir atrás de outras informações fora do site, permitindo que você seja autosuficiente.

São mais de 2000 aulas de acordo com os autores do site e exitem milhares de pessoas ajudando a criar aulas sobre os mais diversos assuntos.

Você vai poder aprender a programar nas seguintes linguagens de programação:

  • Lógica de programação – O Básico para qualquer linguagem de computador para aprender como programar pela internet
  • Javascript JS
  • HTML – Páginas da Web e design
  • CSS – Estilo e design das páginas de internet e Celular
  • Ruby – Primeira linguagem direcionada a objeto do site

Com o curso básico de HTML não apenas você vai conseguir entender o que e como criar sua própria página de internet e fazer modificações nos sistemas de publicação mais comuns como Blogger, WordPress ou Tumblr.

Programar Java, Javascript, HTML, CSS, Logica de programacao pela internet gratis

Programar Java, Javascript, HTML, CSS, Logica de programacao pela internet gratis

Apesar de ser em inglês, quase tudo é intuitivo. Não se iluda pensando que você precisa fazer e ler aquilo em inglês para entender o que é proposto. Apenas siga o modelo e tire suas próprias conclusões! Lembre-se que as crianças aprender uma língua, falar e escrever sem saber nada, então aventure-se em aprender uma nova língua de computador.

Não precisa baixar nenhum curso de computação, fazer download de nada para aprender a programar, simplesmente visite o site Codeacademy para aprender a programar pela internet grátis e virar um hacker de PC.

iTunes U e os cursos de programação grátis

iTunes U permite baixar cursos completos das melhores faculdades do mundo inteiro, como Stanford, MIT e Harvard - Tanto para Windows, Mac, iPhone e iPad

iTunes U permite baixar cursos completos das melhores faculdades do mundo inteiro, como Stanford, MIT e Harvard – Tanto para Windows, Mac, iPhone e iPad

O iTunes U é uma das primeiras ferramentas da web, além da Khan Academy que descrevemos no artigo assistir aulas online, que promove livremente a distribuição de conteúdo, aulas e cursos pela internet. O melhor de tudo é que você usa o próprio iTunes para encontrar os cursos e baixar para o seu computador, tanto no Windows, Mac, iPhone, iPod e iPad. E ainda pode converter e passar esses vídeos mesmo se tiver um celular ou tablet Android.

Eu recomendo os seguintes cursos no iTunes U (em inglês):

Piazza O criador de cursos virtuais e aulas na internet

Piazza é hoje uma das plataformas de cursos online mais utilizada, pois tal como o iTunes, não apenas disponibiliza aulas, mas também permite criação de forum e chat entre os alunos e professores, verificação de lição de casa e muito mais.

Piazza permite que professores e alunos estejam em contato compartilhando suas duvidas e respostas, além de avaliar desempenho, distribuir artigos e mais

Piazza permite que professores e alunos estejam em contato compartilhando suas duvidas e respostas, além de avaliar desempenho, distribuir artigos e mais

Muitos consideram hoje o Piazza a versão evoluida do Moddle um gerenciador de cursos grátis e de código aberto, precursor nesse campo.

Outros recursos disponíveis na internet para aprender a programar

A lista abaixo de links é mais do que extensa, cobrindo de forma simplificada cada uma das linguagens de programação com artigos relevantes. A lista é uma recomendação, um onde começar a obter informações a respeito de uma linguagem. Cada lingua te permitirá e limitará de uma determinada forma.

A escolha da linguagem de programacao para começar ou se aprofundar ao aprender a programar pode depender do que você quer fazer e das oportunidades de mercado

A escolha da linguagem de programacao para começar ou se aprofundar ao aprender a programar pode depender do que você quer fazer e das oportunidades de mercado

No site TIOBE você tem um indicador de baseado nas pesquisas nos mecanismos de busca, livros publicados e mais, a fim de saber qual a linguagem de programação mais popular / usada

Graphics Programming

Language Agnostic

Android

Autotools

ASP.NET MVC

Assembly Language

Bash

C / C++

C#

  • See .NET below

Clojure

CoffeeScript

ColdFusion

DB2

Delphi / Pascal

Django

Emacs

  • GNU Emacs Manual, 16th Edition, v. 22
  • An Introduction to Programming in Emacs Lisp, 3rd Edition

Erlang

Flex

F#

Forth

Git

Go

Grails

Haskell

HTML / CSS

Java

JavaScript

JavaScript (Node.js specific)

LaTeX

Linux

Lisp

Lua

Mathematica

Maven

Mercurial

Nemerle

  • See .NET below

.NET (C# / VB / Nemerle / Visual Studio)

NoSQL

Oberon

Objective-C

OCaml

Oracle Server

Oracle PL/SQL

Parrot / Perl 6

Perl

PHP

PowerShell

Prolog

PostgreSQL

Python

R

Ruby

Ruby on Rails

Scala

Scheme

Sed

Smalltalk

Subversion

SQL (implementation agnostic)

Teradata

Vim

Websphere

Windows Phone

Sumário

Utilizando esse curso você vai conseguir aprender a programar pela internet grátis, saber como criar páginas de internet, criar javascripts, pequenos programas em java e entender como funciona a lógica de programação. Aproveite o curso para aprender a programar grátis, sem gastar nada, diretamente no seu navegador de internet.


3 comentários

  1. Gostei muito desse site, é um bom começo e fácil para quem quer aprender a hackear. Infelizmente percebi que o caminho vai ser bem longo, mas estou gostando de criar minhas próprias coisas, isso me faz pensar fora da caixa quando penso no meu trabalho.
    E o inglês é bem técnico, portanto dá para entender!

    Charada ?? /
  2. Ola eu gostaria muito de aprender a fazer programas para telefones nokia x2

    Hibraim joão /

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>