Como acelerar vídeos YouTube – Dicas para aumentar velocidade YouTube

Como acelerar vídeos YouTube – Dicas para aumentar velocidade YouTube

- em Links
2

Dicas para aumentar velocidade do YouTube de carregamento dos vídeos. Tutorial para aprender como acelerar vídeos YouTube e de carregamento de velocidade.

Cada vez mais buscamos entretenimento na frente do computador e o streaming de vídeos online, sendo a principal forma no Youtube.

O grande problema é que o streaming de vídeos online é uma das atividades que mais consome a banda de internet, tanto porque queremos ver os vídeos em alta qualidade de imagem e som tanto porque eles requerem uma banda contínua e estável. E infelizmente nem todo mundo tem isso em casa.

Dicas para aumentar velocidade YouTube

Para aumentar velocidade dos vídeos do Youtube, a primeira coisa que você precisa verificar é a sua conexão de internet e o seu computador. Nós já temos uma ampla coleção de explicações sobre causas de internet e wifi lentos e como melhorar a internet:

YouTube uma das principais fontes de entretenimento hoje em dia no PC muitas vezes requer umas dicas sobre Como acelerar vídeos YouTube
YouTube uma das principais fontes de entretenimento hoje em dia no PC muitas vezes requer umas dicas sobre Como acelerar vídeos YouTube

Resolvidos os programas com o seu computador e com a conexão de internet do seu computador, seja por otimizar o máximo os protocolos de download e upload TCP UDP conforme os programas acima o fazem, agora é hora de partir para as dicas específicas do YouTube.

Como acelerar vídeos YouTube

Avaliar a velocidade do seu provedor de internet e sua rede

O primeiro ponto que você precisa avaliar é saber como a sua conexão de internet se compara com a conexão das outras pessoas: sua internet é mais lerda do que a das outras pessoas? Para responder essa pergunta você precisa visitar a página de Velocidade de download de vídeo do YouTube.

Teste de velocidade de download de vídeo do YouTube realizado através da analise do provedor, cidade, estado, pais e mundo, comparados diariamente
Teste de velocidade de download de vídeo do YouTube realizado através da analise do provedor, cidade, estado, pais e mundo, comparados diariamente

O resultado é simples de interpretar: em amarelo você, em azul seu estado, em rosa o país e em cinza o mundo.  Essa análise é baseada no seu IP e não no seu computador, ou seja, você vai ver como o seu provedor de internet se comporta em relação aos demais no estado. Veja que no meu caso o provedor de internet é superior ao da média do estado e do Brasil.

Lembrando que você não precisa fazer nenhum teste, o YouTube testa continuamente os provedores de internet através do uso que é feito dos vídeos – cada vez que um vídeo é aberto a conexão é analisada.

Se o seu ISP (a linha amarela) não for melhor que o do restante do estado e do país, você já sabe onde você tem um dos problemas. Isso não significa que você não possa melhorar ainda mais usando as dicas para aumentar velocidade do YouTube abaixo descritas, mas isso será um limitante.

Habilitar os vídeos em HTML5 e bloquear os vídeos em Flash

A tecnologia Flash criada pela Adobe foi excelente, porém ela peca em agilidade e em consumo de memória. Por isso há bastante tempo eu bloqueio tudo que é em Flash no Google Chrome através da extensão Kill-Flash. Toda vez que algo em Flash aparecer no seu computador irá aparecer um botão escrito Flash para clicar e abrir o Flash.

Os passos acima forçam o YouTube a tentar abrir os vídeos em HTML5, que em geral tendem a ter um carregamento mais rápido e consumirem menos memória no navegador de internet, o que é excelente.

Videos do YouTube HTML5, Feather e outras dicas que podem aumentar velocidade do YouTube diretame ou indiretamente
Videos do YouTube HTML5, Feather e outras dicas que podem aumentar velocidade do YouTube diretame ou indiretamente

Mas você pode habilitar os vídeos do YouTube em HTML5 através da página experimental do YouTube, o que obriga o Youtube a utilizar o HTML5 sempre que ele estiver disponível – fato que costuma acontecer sempre exceto em vídeos com poucas visualizações.

YouTube Feather para deixar seu YouTube leve e rápido

YouTube Feather é um teste para tentar deixar o YouTube mais rápido por remover grande parte de suas funções, mantendo basicamente a visualização do vídeo em alta velocidade e alguns vídeos relacionados.

Todo o restante, comentários,  curtir e não curitr o vídeo e algumas outras funções são desabilitadas de modo a  diminuir a quantidade de dados para carregar a página e assim carregar mais rápido. Infelizmente essa função não teve boa aceitação e somente quem entrar na página do YouTube Feather pode tentar carregar os vídeos mais rapidamente.

Para quem não costuma ler os comentários nem curtir os vídeos, essa é sem dúvida a melhor opção.

Qualidade do vídeo do YouTube

O YouTube atualmente já analisa a qualidade da sua conexão e, se ela estiver lenta demais para carregar, ele automaticamente muda a qualidade do vídeo dentre as opção.

Determinar a qualidade do video manualmente pode resultar em menor consumo de banda e videos de carregamento mais rápido se você selecionar uma qualidade menor
Determinar a qualidade do video manualmente pode resultar em menor consumo de banda e videos de carregamento mais rápido se você selecionar uma qualidade menor

Mas eu tenho costume de assim que abrir um vídeo, determinar manualmente a qualidade do vídeo que eu quero. Para fazer isso, no canto inferior direito do vídeo você verá uma engrenagem. Clique nela e selecione dentre as opções que indicam, quanto maior, maior qualidade e mais tempo para carregar

Propagandas um mal que vem para bem

Infelizmente, outra forma que consome uma pequena quantidade da sua conexão no primeiro momento são os anúncios de texto e de imagem que são exibidos junto com as páginas do YouTube. Desabilitar eles é não dar recursos para o produtor do vídeo que você quer ver e gosta de ver, ou seja, determinando a morte e não mais incentivando esse a produzir conteúdo.

No entanto, se ainda achar que vale a pena não ver a propaganda com o risco de não mais ver vídeos daquele canal, utilize o Adblock Plus um bloqueador de anúncios para Chrome, Firefox, Android e Opera.

Networking, Throttling dos provedores de Internet e do YouTube

Networking é um que o YouTube sofre por transmitir uma vasta quantidade de dados, diariamente para todos os lugares do mundo. Isso significa que eles precisam ter em multiplos locais, o mesmo arquivo, disponível o mais próximo de você o tempo todo. Dito isso, temos uma situação que beira o impossível, mas o Google consegue fazer isso com as buscas (afinal os resultados aparecem em 0,0002 segundos!), mas com os vídeos não é tão fácil. A eventual solução é trocar servidor DNS o que não necessariamente vai funcionar.

Throttling de velocidade de download pelo provedor ou pelo YouTube podem ser causas de lentidão
Throttling de velocidade de download pelo provedor ou pelo YouTube podem ser causas de lentidão

Throttling é a limitação intencional da banda de internet, que pode ocorrer pelo seu provedor de internet, limitando a velocidade dos vídeos do YouTube, pois eles sobrecarregam a rede ou pelo próprio YouTube, que tem que dar prioridade para os vídeos e canais de destaque. Quem nunca percebeu que os anúncios carregam instantaneamente e os vídeos mesmo demoram para carregar??

Sumário

Acelerar vídeos YouTube não é uma tarefa fácil, pois cada um dos vídeos pode ter entre 10mb e 200 mb, sendo que já estamos acostumados com carregamento quase instantâneo do streaming online dos vídeos. Utilize nossas dicas para aumentar velocidade do YouTube e da sua internet em geral.

2 Comments

  1. charles lins

    A matéria é legal, mas o popup que aparece a todo instante na rolagem da página é algo chato de mais. Mesmo já seguindo no G+ aparece a toda hora. Vou pensar duas vezes em ler artigos aqui.
    Pena, pq o blog é muito legal, falta inteligência ao plugin do popup.

    1. Valeu o Feedback Charles, vou adicionar um cookie para mostrar uma vez só por IP.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *