8 passos para fazer se celular caiu na água – Salvar celular molhado

8 passos para fazer se celular caiu na água – Salvar celular molhado

- em Tutorial
26

Saiba o que fazer se deixou cair água no tablet e quer salvar celular molhado. 8 passos para fazer se celular caiu na água.

Deixar um equipamento eletrônico cair na água pode parecer o fim do mundo para muitos, mas, se você agir rapidamente e você pode salvar o seu aparelho de telefonia.

A água destroi o aparelho de duas formas: oxidando os circuitos, impedindo que eles funcionem adequadamente e criando diretamente curtocircuito, afinal, a água é um bom condutor de eletricidade.

Mas se você deixou cair seu celular na privada ou se o seu celular caiu na água, siga os passos abaixo para tentar salvar celular molhado.

8 passos para fazer se celular caiu na água

Para tentar recuperar um celular molhado, você tem que ser rápido, ativo e tomar todas as medidas adequadamente.

O que fazer se celular caiu na água - Salvar celular molhado usando esses 8 passos
O que fazer se celular caiu na água – Salvar celular molhado usando esses 8 passos

Tire o celular ou tablet da água o mais rápido possível

Retirar o celular da água o mais rápido possível, sem entrar em pânico é seu primeiro passo. Quanto maior o contato com a água, maior será o dano no celular ou tablet.

Se o celular caiu na privada, não tenha nojo (pais e mães sujam as mãos com cocô e xixi e continuam vivos, então sem nojo!), coloque a mão na privada e retire o celular, depois você lava a mão!

Limpe-o imediatamente com um pano ou papel higiênico

Depois de retirar o celular ou tablet do contato com a água, limpe-o imediatamente com um pano para remover a maior parte da água.

Se o seu celular tiver uma traseira removível, retire a parte de traz após dar uma primeira secada no aparelho. Agora, utilize um pano para remover a pequena quantidade de água que deve ter entrado em contato com a bateria, SIM card e a parte posterior.

Nos iPhone, iPod e iPad, não tente remover a bateria, simplesmente limpe muito bem o buraco do fone de ouvido e a parte inferior da bateria com um cotonete.

Desligue o aparelho se ele não tiver desligado

Se o aparelho não desligou após entrar em contato com a água, isso é um bom prognóstico: significa que a água não determinou curto circuito, levando a uma dano primário. Para evitar maior dano, desligue-o.

Não ligue o celular por pelo menos 24 horas.

Não utilize um secador – Resista!

O secador oferece dois grandes riscos para o seu celular: aquecer ele e levar a bateria a explodir; além de empurrar a água para dentro em contato com a placa mãe e processador do smartphone.

Portanto, não utilize secador por nada! Acredite, vai prejudicar mais do que ajudar a secar seu celular ou tablet molhado.

Resista a tentação de usar o secador para secar o celular - Você pode explodir a bateria e ainda empurrar a agua mais para dentro
Resista a tentação de usar o secador para secar o celular – Você pode explodir a bateria e ainda empurrar a agua mais para dentro

O que você pode utilizar é um aspirador de pó para tentar sugar as microgotíulas de água, especialmente útil em celulares com teclado, no conector do fone  de ouvido e nos conectores microUSB, 30 pinos do iPhone e lightining do iPhone 5.

Remova todas as peças do aparelho

Se o seu aparelho tem uma traseira com bateria removível, cartão MicroSD, cartão SD e SIM card, remova-o e deixe-o separadamente, secando-os os máximo possível, mesmo que você não veja gotículas de água.

Desmontar e secar todas as pecas do celular molhado pode aumentar suas chances de fazer ele funcionar após cair na água
Desmontar e secar todas as pecas do celular molhado pode aumentar suas chances de fazer ele funcionar após cair na água

Mas atenção: Não tente fazer o mesmo com smartphones construídos em bloco como o iPhone e tablets como iPad, pois abrir esses aparelhos vai remover a garantia pela Apple.

Deixe o celular molhado em uma substância que absorve a água

Como você já deve ter vistos nos restaurantes na praia, costuma-se colocar alguns grãos de arroz no saleiro, para impedir que o sal fique em “pedra”. E você pode utilizar a mesma solução no caso do celular.

Deixe o celular molhado em uma substância que absorve a água, no caso o arroz, uma das melhores coisas a fazer se celular caiu na água
Deixe o celular molhado em uma substância que absorve a água, no caso o arroz, uma das melhores coisas a fazer se celular caiu na água

Utilize um saco plástico com arroz e coloque o seu celular inteiro ou, de preferência, desmontado, inteiramente no saco de arroz. O arroz vai puxar a água, fazendo com que tenha menor quantidade de água para oxidar o celular posteriormente.

Deixe este recipiente em algum lugar discretamente quente, como junto a uma janela, em cima de uma televisão antiga.

Se tiver acesso, recomendo deixar o seu celular em um pote de sorvete ou em um Tupperware repleto de arroz, e enquanto isso, procurar em alguma casa de construção ou eletrônico para comprar um Dessecante. Sabe aqueles saquinhos pequenos que vem quando você compra um computador, celular, dentro da caixa? Isso é um dessecante, uma substância que tem altíssima afinidade por absorver água, como gel de sílica, cloreto de cálcio e sulfato de cálcio.

Dessecantes como Gel de Silica ajudariam ainda mais a absorver a água do celular molhado, mas não são faceis de achar para comprar
Dessecantes como Gel de Silica ajudariam ainda mais a absorver a água do celular molhado, mas não são faceis de achar para comprar

Espere 24 horas antes de ligar seu celular

Apesar da ansiedade de saber se o celular vai ou não funcionar novamente, resista. Esse é o tempo que foi investigado como melhor para religar o aparelho após seguir as medidas acima, afinal o arroz ou substância dessecante não vai absorver na hora, ela vai levar um tempo para sugar a água.

Verifique os danos

O primeiro lugar para verificar se você já pode testar ligar o celular é na tela. Se ela ainda estiver embaçada ou com gotículas de água, talvez ainda seja melhor esperar um pouco.

Nos novos smartphones, existem sensores de danos por água, que nada mais são que reagentes que mudam de cor, do branco para o vermelho e  costumam se localizar nas seguintes posições:

  • no buraco do conector do fone de ouvido
  • junto ao conector da bateria (USB ou 30 pinos)
  • atrás da bateria

Portanto, utilizar uma lanterna e uma lupa pode dar dados importantes sobre o quanto foi danificado pela água no seu celular ou tablet

Meu celular molhado não quer ligar e eu fiz todos os passos acima, o que eu faço?

Minha recomendação é desmontar por completo o celular e utilizar um cotonete para limpar com delicadeza as peças. Caso você não se sinta confortável, procure uma assistência técnica para fazer isso para você.

Lembre-se que molhar o aparelho é causa para perda da garantia, não sendo coberto por nenhum fabricante, portanto se eles te ajudarem, sinta-se feliz, senão sinto muito, mas não há nada para fazer.

Sumário

Esses foram 8 simples passos que você deve fazer se celular caiu na água. Seguindo-os com tranquilidade, você aumenta substancialmente as chances de fazer o seu aparelho funcionar novamente. Caso ainda não funcione ou você não se sinta seguro em seguir os passos acima, leve-o em um técnico especializado para fazer a manutenção e avaliar os dados no seu tablet ou celular molhado.

26 Comments

  1. Eu já tive um celular afogado e mesmo não tendo um apoio técnico, fiz alguns dos procedimentos citados. Eu o desmontei quase por inteiro e coloquei no sol, ao ar livre. Pequei, pela ansiedade de recarrega-lo em pouco tempo de espera. A bateria começou a fumaçar então, eu refiz tudo de novo, só que com um espaço de tempo maior. Por mais difícil que pareça, deu certo.

    1. Interessante, eu jamais chutaria que funcionaria após sair fumaça da bateria Francisco.
      Mas que bom que deu certo!

  2. O meu ipad caiu na agua e depois eu liguei ele por 5 segundos no máximo, ele corre algum risco???

  3. Meu celular caiu na agua Mas tirei a bateria e sequei so n deixei no arroz e tal mas ele ta ligando normal funciona td normal so q tem q reiciar pra ele começar a carregar. Pode ser q ele danificou de vez?

  4. entrou arroz na parte obde a gente coloca o iphone 5 para carregar e eu nao sei o que fazer

  5. Meu celular caiu na privada fico pelo uns 20 minutos e eu coloquei no arroz depois de uma hora liguei mas só funciono a lanterna da camera o que fazer será que queimo

  6. Eu derrubei sorvete no meu celular. Tudo funciona normal, o único problema e que fica aparecendo que o fone esta conectado, mas na verdade não esta. Tem algo que eu possa fazer?

    1. Ele está com curto circuito na entrada do fone de ouvido. Desligue-o e tente limpar com álcool (cotonete e algodão). Seque com cotonete e depois de esperar secar ainda mais naturalmente tente ligar novamente.
      Infelizmente todo o procedimento acima é arriscado e pode danificar ainda mais seu celular.

    2. tente limpar o buraco do fone com um cotonete ou algo mais fino se possuir.

      1. Olá,Felipe! Por favor, me ajude. Meu cel caiu no vaso sanitário, e no desespero deixei que outra pessoa me ajudasse secando com o secador e sacundindo pra sair a água. Só agora sei que tudo isso não se deve fazer. Mesmo assim no dia seguinte coloquei no arroz e após 4 dias ligue mas aparece uma mancha da metade do cel pra parte de cima, como uma nuvem e fica vibrando descontrolado qdo recebo notificações. Por favor, o que eu faço?
        Grata, Adriana

  7. Rômulo Pinheiro

    Muito bom mas realmente fica um dia ou mais que um dia?

  8. Obs: Eu esperei quatro dias pra ligar, está carregando…É PERIGOSO DEIXAR CARREGANDO?

  9. Alciene Bastos

    alguém me ajuda … Meu tablet caiu na água, da para ligar e desligar olhando parece ate q estar funcionando bem , mais o touch n estar ,ñ da para tocar na tela pois ñ funciona nd mais com o dedo e este tablet faz 1 mês q ganhei e ele ñ e do brasil e de Portugal

  10. Gente adorei a dica do secador meu celular esta funcionando perfeitamente e a água saiu adoreei!!??❤

  11. meu tablet molhou e o tochs dele ñ estar funcionando, comprei um teclado pequeno próprio para tablet funcionou mais com o dedo ñ , oque eu posso fazer para resolver esse problema ?

  12. meu celular caiu no vaso do banheiro , tirei rapidao mas molhou abrir sequei muito rápido , funcionou legal desliguei a noidisparou o vibracall , deixei a bateria acabar liguei ele so no no outro dia o vibracall parou , so que a camara nao funciona a mensagem e que tem reiniciar faço isso mas nao resolve me ajuda ai o

  13. meu celular caiu na patente e um j7 prime não sai a bateria eu peguei e sequei rápido mas o botão que liga e desliga não funciona não sei o que fazer alguém pode me ajuda por favor

    1. Gabriela Velasqu

      o mesmo aconteceu comigo! o meu J7 caiu na piscina ontem, sequei por cima e coloquei no arroz, dei uma secada no ventilador agora, e ainda não liga! quando coloco pra carregar ele parece fazer um chiasso na entrada do carregador porém não carrega, oque eu faço? levo diretamente na assistencia ou aguardo mais uns dias?

      1. Jéssika Dayana

        Olá Gabriela, alguém te respondeu? seu celular funcionou? o meu também caiu ontem na Piscina, tirei rapidamente, ele ainda funcionava normalmente e não desliguei até descarregar e agora não liga mais…

  14. Olá Felipe , caiu algumas gotas de chuva no meu celular só que depois disso a tela dele fica branca principalmente quando coloco ele pra carregar o que eu fasso???

  15. Oi acidentalmente eu derramei café na mesa e meu celular j7 premier estava lá e caiu algumas gotas no lado da saída de som e eu sequei e agora está baixo de mais será que com o tempo ele voltar a almentar?Acho que nem posso detectar o seguro pós creio que eles não cobrem mal uso né?

  16. meu celular caiu no xixi. alguma chance de recuperar ?

  17. meu Celular caiu na privada eu de cara tirei tudo capa, bateria, card e chip. Balancei ate sair toda água. Mas apos secar ele não quer carregar. oque posso fazer?

  18. Aparecida Morais eu estava com um copo d`água na mão, deixei sacudir um pouquinho e com meu iphone 5s na outra mão, caiu algumas gotas no visor com pelicula e capinha, sequei rápido , mas gostaria de saber se traz danos , se pode entrar para dentro, mesmo sendo bem pouquinho não foi o copo inteiro!
    Só que desliguei e não o liguei ainda, para saber primeiro! Grata!

  19. meu celular J5 caiu na piscina foi deixado na farinha por unas 10 a 15 minutos aproximadamente e em seguida ligado, secaram com secador ligaram ele daí ligou e depois desligou e não pegou mais. O que faço ?

  20. Luiz Carlos de souza

    Caro Felipe, preciso abrir um programa com as extensão PCB (print circuit board), gostaria de saber se é possível você me dar uma ajuda. Ele é importante para que possa ler alguns esquemas eletrônicos. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *