6 dicas como usar o tablet para estudar melhor e aprender melhor

Como utilizar tablet iPad e Android para aprender melhor e estudar melhor. 6 dicas como usar o tablet para estudar melhor, ir bem nas provas e concursos.

Os tablets revolucionaram a forma como consumimos conteúdo, tanto o iPad quanto o Android. Desde páginas da internet, como artigos científicos, livros e vídeos.

Uma das áreas que mais se beneficiou com a chegada dos tablets foi na área da educação. Escolas, faculdades e cursos estão fazendo uso dos tablets para distribuir material para seus alunos, seja na forma de apostilas, livros,aplicativos ou vídeo aulas.

6 dicas como usar o tablet para estudar melhor e aprender melhor

Para quem não tem um tablet, recomendo ler nosso artigo sobre os 3 melhores tablets para comprar em 2012, afinal antes de usar o tablet para estudar melhor, recomendo escolher o tablet mais adequado para o seu uso. Saiba desde já que eu dei 3 bons motivos por que você deve comprar um tablet para seu filho.

6 dicas como usar o tablet para estudar melhor e aprender melhor

6 dicas como usar o tablet para estudar melhor e aprender melhor

Defina um objetivo claro para o tablet

Definir um objetivo simples claro para tava leite é o primeiro passo, pois dele deriva a utilidade que vai ser feita desse gadget. Qual o problema o tablet resolve? No que o iPad vai te ajudar? O que você ganha usando o Android? Essas perguntas são cruciais não só no momento da compra do tablet mas também na sua funcionalidade além de ver vídeos no YouTube, navegar na internet e ler emails.

Para maioria das pessoas, será a leitura de livros apostilas em PDF. No entanto, como um iPad e androide, é possível fazer muito mais, como compartilhar esse socializar o conteúdo, gerar conversas e discussões através do Google Hangout LIINJKK.

  • Ler livros e apostilas
  • Navegar na internet para tirar dúvidas e fazer pesquisas
  • Produção de consumo. Produção de conteúdo com câmera, texto em som
  • Compartilhamento e socialização com os colegas de classe B Turma
  • O uso de aplicativos específicos para melhorar ilustrada estimula o aluno
Definir o objetivo do tablet, qual o problema ele se propõe a resolver, no que ele vai te ajudar é o primeiro passo

Definir o objetivo do tablet, qual o problema ele se propõe a resolver, no que ele vai te ajudar é o primeiro passo

Conheça as limitações dos tablets

Para grande maioria das pessoas, o iPad e o Android resolvem um grande problema: acesso à internet e muitos aplicativos úteis com grande portabilidade e duração de bateria. No entanto, a ausência do teclado e mouse dificulta a produção de conteúdo, afinal, temos menos ferramentas as mãos e uma única tela que terá que fazer tudo, desde mostrar o teclado como servir como mouse.

Além disso, muito do que criamos são remixes, cópia e cola de algum lugar, tomando algo como inspiração, na grande maioria das vezes de grandes sites, como Wikipedia. Portanto, ter duas telas ou uma tela que é divida ao meio facilita muito algo que os tablets não tem com sucesso (é digno de nota o Samsung Tab Note 10.1 um dos 3 melhores tablets para comprar em 2012, que apresenta duas telas, mas somente em aplicativos específicos).

Portanto criar apresentações no PowerPoint e escrever artigos e documentos de texto continua sendo muito mais rápido e prático quando feito no computador. Portanto, se o seu objetivo é estudar melhor e aprender melhor, tendo mais tempo e usando a ferramenta correta no hora certa vai te pemitir sobrar mais tempo para estudar e para o laser.

Utilize aplicativos específicos para tomar notas

Conforme passa o tempo, cada vez menos pessoas como notas durante as aulas recursos. No colégio e no ensino médio, todo mundo anota aula no caderno. Já na faculdade, menos da metade das pessoas faz anotações em cursos e ainda mais caro.

Com os tablets, esta realidade deve mudar, afina fazer anotações faz parte do processo de aprendizado, facilita a retenção do conteúdo vai te fazer aprender mais rápido. Usando tablet, você consegue não apenas fazer anotações que podem ser facilmente encontradas posteriormente, mas também tirar fotos do os slides do material, criando seu próprio material de estudo. Apesar de exigir um esforço no momento da aula, posteriormente fica tão mais fácil revisar o conteúdo e estudar para a prova que fazer anotações torna-se o melhor método para aprender melhor e a melhor dica de como usar o tablet para estudar melhor.

Usar Apps como SpringPad para fazer anotações pode ser cansativo durante a aula mas facilita para aprender melhor, permite revisar masi fácil e estudar para provas: a melhor dica sobre como usar o tablet para estudar melhor

Usar Apps como SpringPad para fazer anotações pode ser cansativo durante a aula mas facilita para aprender melhor, permite revisar masi fácil e estudar para provas: a melhor dica sobre como usar o tablet para estudar melhor

Os dois mais conhecidos, que funcionam tanto em iPad quanto em Androide, são o Evernote e o Springpad. O Springpad tem a vantagem de permitir o compartilhamento edição de notas com os amigos sem pagar nada enquanto que o Evernote, apesar de melhor na edição na gravação de notas, precisa ser pago para ser usado colaborá ativamente com os amigos.

Complemente seu material de estudo com tablete não o contrário

Apesar de ser um impulso nosso querer que eu tava leite faça tudo, infelizmente isso ainda não é possível, em especial para nós brasileiros falantes do português. Nem todos os livros estão disponíveis na internet para os tabletes, além disso ainda não é fácil utilizar um iPad como único instrumento de estudo, anotação produção de conteúdo.

Utilize o iPad e Android tablet como complemento do material de estudo e não como um faz tudo, pois ainda não sao capazes de realizar todas tarefas

Utilize o iPad e Android tablet como complemento do material de estudo e não como um faz tudo, pois ainda não sao capazes de realizar todas tarefas

Ouriço, eu reforçam que os tabletes ainda possuem limitações que ele eles devem complementar o seu curso, reunião ou contrário.

Utilize as bibliotecas recursos virtuais para aprender

Já é possível aprender a programar pela internet sem pagar nada para quem tem um iPad sabe que o iTunes U ou é um melhor lugar para aprender baixar cursos de todas as áreas gratuitamente.

iTunesU - A maior biblioteca de cursos e aulas online das melhores universidades do mundo como Harvard e MIT, tudo com um clique e grátis

iTunesU – A maior biblioteca de cursos e aulas online das melhores universidades do mundo como Harvard e MIT, tudo com um clique e grátis

Seu único problema é que a grande maioria dos cursos encontra-se apenas em inglês. Apesar disso, para que entendo um pouco de inglês, ter acesso a aulas recursos de professores das faculdades mais famosas do mundo, como Harvard e Haiti é uma grande vantagem.

Mas existe uma ampla gama de sites que oferecem cursos e aulas em portugues para aprender diretamente pelo tablet:

Escolha escolas ou faculdades que desenvolvam e façam uso dos tablets como material didático e de classe

Apesar de muitas faculdades recursos estarem oferecendo tablets ao realizar a matrícula, a grande maioria delas ainda não está implementando um aplicativo ou solução para distribuir as aulas, tarefas servir como ambiente de estudo: uma classe virtual.

Como Steve Jobs mesmo disse, o computador é a bicicleta da mente e o tablet é a bicicleta portátil então, pois a intenção é fazer com que você aprenda mais rápido e consiga estudar melhor com eles; mas para isso a sua faculdade ou escola tem que desenvolver um programa ou aplicativo que seja adequado as necessidades do curso.

Steve Jobs comparou a eficiência da energia usada para se locomover do ser humano e ser humano com uma bicicleta - o computador e a bicicleta para a mente

Steve Jobs comparou a eficiência da energia usada para se locomover do ser humano e ser humano com uma bicicleta – o computador e a bicicleta para a mente

Sumário

Utilize estas dicas como questionamentos afim de te ajudar como usar o Carlete para estudar em aprender mais rápido. Cada um tem seu jeito de estudar aprender, saber que lotado leite podem ter ajudar a consumir, ler, grifar, fazer anotações ei compartilhar com os amigos, mas que ainda possuem limitações.

Fonte: CurrentEditorials, Mashable


2 comentários

  1. Obrigado pelas dicas, realmente faz após ter comprado um tablet mais para ler, descobri que existem sim boas formas para estudar e aprender melhor com tablet usando algumas táticas.

    Carol Med /
  2. Uso o meu tablet pra estudo e apresentações no trabalho. Depois que comprei um, não troco por nenhum notbook, principalmente pela facilidade de carregá-lo pras minhas reuniões.

    Acho importante observar a marca e o processador pra garantir um bom desempenho. O meu é da Samsung e acho excelente! Se for por custo benefício, gosto muito dos Genesis e Foston também…
    O meu comprei pela internet, em um site que tem ofertas boas: http://www.tablet.com.br Chegou tudo ok, então valeu bastante a pena.

    Maurício /

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>