5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter

5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter

- em Tutorial
0

Como fazer seus posts, status e tweets serem mais compartilhados. 5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter.

Todo mundo gosta de se sentir importante. Antes da internet em dois computadores, tínhamos apenas a sensação subjetiva de importantância, mas agora através do botão curtir do Facebook, retweet do Twitter e o  +1 do Google +, nós conseguimos medir como precisamente ou quanto as outras pessoas gostam do que a gente tem para compartilhar.

Já se sabe que  algumas pessoas chegam a ficar deprimidas e  que já existem doenças relacionadas a não popularidade nas redes sociais. No entanto, conectar-se com as pessoas ele ser compartilhados é tanto arte quanto ciência, ou seja, existe um pouco de sorte e empatia mas também algumas coisas que você pode fazer que potencialmente podem aumentar suas chances de ser compartilhado.

Existem empresas  e pessoas que dedicam sim unicamente a entender o que faz uma artigo ser compartilhado enquanto o outro não (Kissmetrics, Seomoz entre muitas outras). E nós juntamos cinco dessas dicas para fazer os seus posts, atualizações de status e tweets serem mais compartilhados.

Essas dicas valem tanto para pessoas quanto para empresas, sites e blogs (aliás, você pode seguir o Vejaisso.com no Google+, Facebook e Twitter).

5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter
5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter

Adicione valor com as suas atualizações de status

Ser compartilhado é algo que todo mundo quer, no entanto, somente aquilo que os seus seguidores apreciam vai determinar quanto os seu conteúdo compartilhado .

O grande truque é se perguntar, antes de dizer qualquer coisa, porque eu quero compartilhar isso. O que é que quem ler vai pensar a respeito disso? O que ele vai ganhar com isso?

Mas, mantenha-se focado no os assuntos que você gosta ou que a sua empresa trabalha. Não adianta compartilhar fotos de gato, piadas para conseguir seguidores, , quando na verdade você quer falar sobre tecnologia em ciências aplicadas: seu público alvo simplesmente não está interessado nisso. Você até vai conseguir atrair muitas pessoas que gostam de piadas, fotos de gatos e coisas engraçadas, mas elas não vão estar interessadas no assunto principal do seu interesse, criando uma péssima comunidade.

Adicionar valor as suas atualizações de status e posts faz com que você se destaque dos outros. A dica é se perguntar o que o leitor ganha com isso, por que ele compartilharia?
Adicionar valor as suas atualizações de status e posts faz com que você se destaque dos outros. A dica é se perguntar o que o leitor ganha com isso, por que ele compartilharia?

Adicionar valor as suas atualizacoes de status e posts faz com que voce se destaque dos outros. A dica e se perguntar o que o leitor ganha com isso, por que ele compartilharia

  • Seja você mesmo
  • Mantenha o foco
  • Pergunte se o que é que o seu leitor ganha
  • Pergunte-se se você  mesmo compartilharia isso
  • Por que você quer compartilhar isso?

Conteúdo original, engraçado, informativo e objetivo

Compartilhe conteúdo original, engracado e objetivo para passar sua mensagem e aumentar suas chances de ser compartilhado, curtido, +1 ou retweetado
Compartilhe conteúdo original, engracado e objetivo para passar sua mensagem e aumentar suas chances de ser compartilhado, curtido, +1 ou retweetado

O conteúdo é a mensagem que você quer passar, que é diferente do valor que é adicionado ao leitor. O conteúdo diz respeito a informação que eu leitor vai receber, enquanto o valor é basicamente o que ele ganha com isso. Um exemplo seria comparar duas notícias sobre o mesmo assunto “Como usar o Google+” com  “Controle sua privacidade no Google+, aprenda como usar“; a última deixa bem mais claro o que ele ganha, apesar do conteúdo ser o mesmo.

Já está reconhecido que artigos com um toque de humor, originais, emocionantes obtém maior fixação nos leitores, ou seja, eles vão lembrar por mais tempo ele ainda tem maior chance de serem compartilhados. Todo mundo se lembra de algo que um professor engraçado costuma contar no colégio ou cursinho.

Portanto, embrulhe sua mensagem da forma engraçada, informativo e objetivo e você terá sucesso!

  • Escrever é a arte de cortar palavras
  • Quanto mais engraçado e divertido, mais sua notícia será lembrada e maior a chance de ser compartilhada
  • Seja objetivo, o tempo é muito precioso e você deve ser direto ao ponto

Timing é tudo, falar na hora certa e não perder a onda

Timing é tudo na internet: você não pode perder a janela de oportunidade para comentar uma notícia ou escrever sobre algo
Timing é tudo na internet: você não pode perder a janela de oportunidade para comentar uma notícia ou escrever sobre algo

O mundo não para e sempre há novos acontecimentos, novas notícias, novas informações acontecendo a cada minuto. As notícias e informações hoje em dia tem data de validade marcada, pois a internet acelerou divulgação e a nossa capacidade de consumir informações.

Por isso, é muito importante não perder o timing de um artigo ou notícia, pois não adianta falar sobre algo que todo já sabe ou que já foi, ninguém vai se interessar. Um exemplo seria falar sobre os favoritos das olímpiadas de Londres 2012 agora, quando já terminou a competição! Também não adianta republicar uma notícia simplesmente como um jornal: você tem que adicionar opinião, novos fatos, um novo jeito de olhar. Jornal por jornal eu prefiro as grandes marcas que fazem editoração do conteúdo, o blog, o seu status deve ter sua opinião impressa e se possível, ser pessoal, indo onde as grandes empresas não conseguem ser: ter uma identidade.

Formate para leitura dinâmica

Como eu já disse antes, a quantidade de informações que nós temos e queremos consumir diariamente cresceu e ainda está crescendo de uma maneira alucinante. Portanto, tendemos a ler reabsorver artigos fáceis de ler, como subdivisões, tópicos e imagens. Felizmente, é fácil identificar um artigo fácil de ler de um artigo complexo: longos parágrafos, poucas imagens, pouca ordenação e subdivisão é a formula do insucesso.

Por isso, sempre que possível, adicione uma imagem, um gráfico ou infográfico que auxilie no entendimento e foce no ponto, além de manter seus parágrafos curtos em sintetizados sempre que possível, tentando ao máximo resumir em tópicos.

Formate para leitura dinâmica - Note como o texto da bíblia é bem mais denso e difícil de ler do que um tutorial da internet do Vejaisso.com com fotos e bullet points
Formate para leitura dinâmica – Note como o texto da bíblia é bem mais denso e difícil de ler do que um tutorial da internet do Vejaisso.com com fotos e bullet points
  • Adicione uma foto por imagem
  • Adicione um gráfico ou Infográfico
  • Parágrafos curtos objetivos
  • Resuma em tópicos

Seja social e simpático, afinal é uma rede social

Não se esqueça que você está tentando compartilhar seus artigos em uma rede social, composta única e exclusivamente de pessoas. Mantenha isso sempre mente, não pensando apenas em números de compartilhamentos, +1, curtir ou retweet, mas sim nas pessoas que vão ler e ver o que você compartilha.

Portanto, interaja com as pessoas, responda os comentários, faça perguntas, procure ativamente pessoas com os mesmos interesses que os seus ou da sua empresa. Reitero que você deve criar uma comunidade, ou melhor dizendo, um círculo de influência, onde você comenta com as pessoas sobre um assunto porque você sabe que elas vão comentar devolta, interagir. Não adianta nada você ter milhares de seguidores que adoram andar de moto quando você quer na verdade, falar de carro, pois quando você falar de carros, será criticado e não terá o retorno que planeja.

Então seja você mesmo, o tempo todo, e crie uma comunidade social com os seus interesses, com pessoas com quem você realmente quer interagir e se relacionar.

Seja social: crie uma comunidade ao seu redor com os mesmo interesses e interaja, faça perguntas, comente, adicione pessoas
Seja social: crie uma comunidade ao seu redor com os mesmo interesses e interaja, faça perguntas, comente, adicione pessoas
  • Converse com as pessoas diretamente e ativamente – não demore para responder
  • Seja social
  • Faça perguntas
  • Responda a comentários
  • Compartilhe as coisas legais que os  outros postam
  • Crie uma comunidade com o foco nos seus interesses – não fale de cachorros na comunidade de gatos

Sumário

O OatMeal fez uma tira sátira a respeito de como receber mais “curtir” no Facebook, enfatizando páginas cheias de botões para curtir, gente implorando para receber um curtir, +1 ou tweet. A bem verdade é que você deve chamar a facilitar a ação das pessoas de gostar, mas seu objetivo deve ser criar algo incrivelmente legal e interessante, engraçado, emocionante que vai mexer com as pessoas e aí elas vão querer compartilhar!

Portanto, essas foram as 5 dicas para ser mais compartilhado no Google+, Facebook e Twitter,  entenda que parte é sorte, carisma e empatia, parte é ciência, saber quando compartilhar, como escrever, no que enfocar. Usando esses truques você vai conseguir fazer seus posts, status e tweets serem mais compartilhados nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *