5 causas de Mac Lento: Como consertar um Mac Lento

5 causas de Mac Lento: Como consertar um Mac Lento

- em Tutorial
4

Descubra quais são as 5 principais causas de Mac Lento e porque seu iMac e MacBook estão devagar e aprenda como consertar um Mac Lento.

O sistema operacional Mac OS X é o sistema mais estável e prático da atualidade. Seu jeito de instalar programas, desinstalar e a forma de fazer backup são muito superiores ao do Windows, mesmo a do recém lançado Windows 8.

No entanto, mesmo tendo um Mac, que custou muito mais do que um PC Windows,  ele pode sim ficar lento, mesmo sem ter vírus ou malware, uma das principais causas de travamento e lentidão no Windows.

Se seu Mac está lento, recomendo que você siga o nosso tutorial para aprender as causas de Mac Lento e as soluções.

5 Causas de Mac Lento

Pouca memória RAM  e Processador

O sistema Mac OS X consegue rodar muitos programas ao mesmo tempo, sem travar. No entanto, quando pensamos nos novos computadores MacBook Pro tela de retina e no iMac com tela de 27 polegadas temos programas rodando com arquivos muito maiores, além de ocupar muito mais da tela com o processamento gráfico.

Suspeite de pouca memória RAM quando você tem muitos programas sendo usado ao mesmo tempo, em especial os navegadores Internet e os vídeos em Flash dentro deles.

Uso de memoria RAM e poder de processamento podem deixar seu Mac Lento, seja por um bug no programa, Malware por App Pirata ou um programa que precisa de muito processamento
Uso de memoria RAM e poder de processamento podem deixar seu Mac Lento, seja por um bug no programa, Malware por App Pirata ou um programa que precisa de muito processamento

 

Solução 1: Fechar programas e abas do navegador de internet que provavelmente estejam consumindo muita memória RAM. Lembre-se que alguns programas não fecham quando clicamos no botão vermelho, por isso eu recomendo fechar sempre clicando no canto superior esquerdo, no nome do programa e então em Quit.

Solução 2: Utilize o Activity Monitor (Gerenciador de Atividade) para ver quais programas estão consumindo memória e processamento.

  1. Para abrir ele, vá em Aplicativos, Utilidades e Gerenciador de Atividade (Activity Monitor).
  2. Na parte inferior, selecione o segundo botão “Memória do Sistema”
  3. Note que vai aparecer um gráfico de Pizza mostrando em verde e memória livre, em Azul a memória usada mas inativa, em amarelo a memória ativa e em vermelho e memória “Wired”
  4. Na parte superior da coluna, onde mostram-se os programas, você pode selecionar “Real memory” (memória real) para selecionar os programas que mais estão consumindo memória e então fechar esses programas.
  5. Após identificar um programa que está consumindo memória demais, clique com o lado direito e selecione Quit.
  6. Se ele não fechar, opte por “Forçar fechar” (Force Quit). Tente nunca optar por forçar fechar, pois isso pode causar mais danos deixar seu computador ainda mais lento.

Solução 3: Para quem usa Google Chrome, um dos 10 melhores programas para Mac OS X, recomendo instalar o plugin Kill Flash, que impede abrir vídeos em Flash, excluindo os vídeos do YouTube. Com isso, seu navegador dificilmente vai consumir quantidades absurdas de memória e sua navegação não vai ficar prejudicada. Se você quiser ver um conteúdo com Flash, clique e ele vai começar a carregar na hora!

Programas e Apps piratas

Diferentemente do Windows, onde o programa para ser instalado precisa se cadastrar no registro do Windows e adicionar arquivos dentro da pasta do sistema, no Mac instalar um programa é tão fácil quanto arrastar para para pasta de aplicativos. Além disso, poucos são os programas que requerem CD Key ou Serial, o que facilita a  disseminação de programas piratas.

Programas Piratadas e Apps Modificados também são uma das principais causas de Mac Lento, mesmo em iMac e MacBook Modernos
Programas Piratadas e Apps Modificados também são uma das principais causas de Mac Lento, mesmo em iMac e MacBook Modernos

No entanto, uma grande quantidade desses programas foi modificada por grupos de hackers, que modificaram parcialmente o código do programa para transmitir informações de forma maliciosa. Essa portanto é uma das principais causas de travamento nos computadores que usam programas piratas, pois ao invés do programa focar em editar uma foto ou processar os gráficos dos jogos, ele também está consumindo recursos para explorar seu computador de forma maliciosa.

Felizmente, a grande maioria dos programas já está tendo um preço bem acessível para consumidor final, com a grande exceção do Adobe Photoshop e outros programas profissionais de edição de foto em vídeo profissional como Aperture e Final Cut Pro X, que hoje já não devem ser apenas exclusividade dos profissionais.

Solução: não usar programas pirateados ou baixados da internet. Compre apenas programas oficiais da Mac App Store, pois eles foram testados por uma equipe verificou a qualidade a quantidade de erros e travamentos, deixando seu Mac Lento.

Lembrando que nós já escolhemos os 10 melhores programas para Mac OS X, sendo quase todos eles grátis.

Multitasking, atualização de software indexação do Spotlight

Outra causa que pode deixar os seu Mac lento é o multitask. Qualquer computador vai ficar devagar se o processador tiver que processar dois programas ao mesmo tempo. Especialmente quando os programas estão fazendo uso intenso do computador, como Spotlight, Renderização de vídeo e Foto ou jogos.

O próprio sistema operacional pode fazer isso em duas ocasiões: quando ele está  indexando todos os seus arquivos conteúdos para conseguir pesquisar mais rapidamente quando você necessitar no Spotlight;  ao outra ocasião e quando ele quer atualizar o sistema. Em ambos os casos isso é algo tão rápido simples que eu recomendo apenas esperar alguns minutos até que sistema termine.

No entanto, algumas pessoas que utilizavam anteriormente Windows, instalando programas antivírus no Mac, sendo que esses não são necessários e ainda consomem os recursos da sua máquina deixando seu Mac lento.

MultiTasking, atualização do Spotlight e Atualização do Mac Os X podem deixar seu sistema lento, especialmente se houver programas antivírus
MultiTasking, atualização do Spotlight e Atualização do Mac Os X podem deixar seu sistema lento, especialmente se houver programas antivírus

Solução: Desinstalar programas de antivirus e de segurança, pois os Macs não podem ser infectados por vírus como no Windows (os únicos “vírus” dependem da ser da aceitação do usuário, ou seja, você tem que aceitar!). No caso de atualização do sistema e da re indexação da pesquisa Spotlight, recomendo apenas esperar pois não deve demorar mais do que alguns minutos.

Pouco espaço no Disco

Qualquer computador com pouco espaço em disco vai ficar mais lento. Isso ocorre porque o sistema tende a priorizar arquivos mais usados para a faixa de leitura do disco onde ele é mais rápido. No entanto, se não há espaço para remanejar os arquivos, eles podem ficar fragmentados e acabar deixando seu Mac Lento.

Pouco espaço no disco leva a fragmentação dos arquivos e menor performance de leitura e escrita do disco rigido - Elimine arquivos do disco, transfira para discos externos ou compre um SSD
Pouco espaço no disco leva a fragmentação dos arquivos e menor performance de leitura e escrita do disco rigido – Elimine arquivos do disco, transfira para discos externos ou compre um SSD

Solução: Para novos iMacs e Macbooks Pro e Macbook Air, recomendo a compra de SSD, pois eles não sofrerão nunca com esse problema, além de serem até 4 vezes mais rápido que o disco rígido. Para quem não tem essa opção, recomendo a compra de um disco externo para passar seus filmes e seriados, arquivos que costumam ser grandes e não costumam ser acessados o tempo todo.

Solução 2: Para quem não quer gastar em um disco de estado sólido (SSD) ou um disco rígido externo (HDD), recomendo utilizar um programa para limpar arquivos duplicados (como Gemini) e arquivos grandes no computador (como Drive Genius).

Está na hora de trocar seu Mac

É verdade que os Macs costumam ter maior durabilidade do que os seus concorrentes PCs. Isso é óbvio dado preço mais que é pago pela escolha precisa das peças, placa mãe, placa de vídeo, pente de memória pela Apple. No entanto, não existe milagre no mundo da tecnologia: não existe computador que aguente as inovações em programas e jogos ao longo dos anos sem uma atualização.

Portanto, se os seu Mac está lento você verificou que todas as soluções acima não encontrou nenhum problema no seu Mac ou motivo óbvio porque seu Mac está lento e você já tem o  seu Mac, iMac ou MacBook Pro tem mais do que dois a três anos, talvez esteja na hora de trocar seu Mac.

Talvez esteja na hora de trocar seu Mac - Os programas e seu uso estao precisando de mais do que seu iMac ou Macbook podem oferecer, mesmo sem causas de Mac Lento
Talvez esteja na hora de trocar seu Mac – Os programas e seu uso estao precisando de mais do que seu iMac ou Macbook podem oferecer, mesmo sem causas de Mac Lento

Você com certeza vai ouvir histórias de pessoas que usam o mesmo Mac há mais do que cinco anos. Fique tranquilo ao saber que essas pessoas costumam utilizar seus Macs de uma maneira muito superficial, usando apenas um navegador de internet e programas de edição de texto planilhas, enquanto que você que está sentindo que seu Mac está lento, provavelmente está querendo fazer edição de fotos, edição de vídeos jogar jogos, coisas que exige muito mais do computador e processador e memória.

Como Consertar um Mac Lento

Resumindo, consertar um Mac Lento, que não tenha problemas de hardware, ou seja, que tem seus pente de memória funcionando como deveriam, processador normal e disco rígido com leitura, os passos para consertar um Mac Lento são:

  1. Não usar programas piratas. Dar preferencia para comprar programas pela Mac App Store onde os programas são verificados antes de serem liberados para a venda.
  2. Desinstale seu Antivírus. Se não se sentir satisfeito e quiser manter ele, remova a pesquisa de vírus em tempo real.
  3. Use o Multitasking com moderação. Mais de 10 abas abertas no Chrome ou Safari vão fazer seu computador ficar mais lerdo e consumir muita memória.
  4. Utilize o Monitor de Atividade para identificar programas que estão usando muito processamento e memória.
  5. Terceirize o espaço em disco com um HD externo ou invista em um SSD, se possível com Fusion Drive.

Saiba quais as 5 causas de Mac Lento para aprender a deixar seu iMac ou Macbook Pro ou Macbook Air e  rodando como novo. Consertar um Mac Lento requer saber os motivos da lentidão, que podem ser investigados usando o monitor de atividade do Mac Os X.

4 Comments

  1. Pingback: doMelhor.net / Principais motivos de um Mac estar Lento e como resolver

  2. Pingback: Como Fazer Manutenção de Mac - Consertar erros no Macbook e iMac

  3. Christian Moroni

    Muito Boooom!!!

    Obrigado pelas dicas cara!!!

    Gosto demais delas! Sempre ajuda!!!

  4. pode-se fazer FDISK em uma unidade de SSD como se faz em um HD comum ,com o disco do Windows 95???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *