O que é o Twitter, como usar e como responder

Written on December 20, 2007 – 11:26 am | by Felipe Veiga "Dent VII" |

Guia completo sobre o que é o Twitter, para que serve, como mandar mensagem, como responder a alguém e ainda como usar no MSN e no ORKUT.

Conheça o Twitter, a nova febre da internet, baseada no “slogan” que você coloca no MSN e nos scraps que você manda no orkut. Não fique de fora dessa moda!

O que é o Twitter?

O Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção.

MSN com mensagens em cinza igual ao do Twitter - MSN do Felipe Veiga do Veja Isso

Tal como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem um cinza que pode ser definida por você, o Twitter é uma cópia da mensagem em cinza, ele permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus amigos.

Parece bobo, mas é SUPER LEGAL, pois você fica atualizado no que o seu amigo está fazendo, o que ele está lendo e o que ele pretende fazer.

Por lá, vemos muito “Indo a academia”, “Estudando cálculo”, “Leia www.vejaisso.com sobre o Orkut”, “Acidente mata 320 pessoas em uma colisão na Marginal Tietê” e assim vai.

Para que serve o Twitter?

  • Para ler as notícias, em especial do Twitter da BBCBrasil e do Veja Isso
  • Para manter-se informado sobre tudo o que seus amigos estão lendo
  • Saber o que os seus amigos estão fazendo
  • Comentar sobre os outros
  • Mandar micro-scraps

Como usar o Twitter?

É bem simples, alias para alguns, simples demais.

Primeiro você precisa se cadastrar. É fácil e rápido (mas é em inglês, mas é bem basico! Tem muitos brasileiros usando!) . Coloque seu nome e na tela de usuário, coloque um nome fácil das pessoas lembrarem, pois caso elas queiram mandar uma resposta para você, elas irão precisar digitar seu nome e se seu nome for X.371T3.0, tenho certeza que você não irá receber tantos recados.

A única coisa que você tem que fazer é colocar uma mensagem que diz 1 O que você está fazendo, ou 2 Algo que você está vendo ou 3 Algo que você quer fazer ou até 4 Algo que você quer que os outros vejam.

twitter_onde_escrever_resposta
Campo onde você escreve uma das 4 opções acima sobre O que você está fazendo e atualiza

Você só pode colocar 140 caracteres (ou seja, 140 letras, sendo que a barra de espaço também conta!) como mensagem sua.

Essa mensagem vai ficar aparecendo como sua mensagem atual e será enviada para todos os seus seguidores (followers). O Twitter também é social, ou seja, você também pode guardar seus amigos, tornando-se assim um follower (seguidor). Toda vez que seu amigo mudar a mensagem dele, você irá receber a mensagem na sua página do Twitter.

Mesmo que você troque sua mensagem, ela ficará armazenada na sua página pessoal, na parte de arquivo.

CUIDADO, não dá para editar a mensagem, portanto pense bem antes de escrever.

O que é  Twitter - Barra lateral, Mentions Seguidores Followers

O que é Twitter - Barra lateral, Mentions Seguidores Followers

Como adicionar amigos ao Twitter?

Você simplesmente precisa ir até a página dele e clicar em FOLLOW, ou seja, Seguir, tornando-se um Follower e recebendo que ele colocar daqui para frente.

O botào follow fica logo abaixo da imagem que ele adicionou ao twitter.

Como respondo diretamente a mensagem que alguém enviou?

Naquele mesmo campo onde você altera sua mensagem, você digita a mensagem que você quiser, mas adiciona no final @nomedapessoa.

Dando o meu exemplo, meu usuário no Twitter é felipeveiga, portanto minha página do Twitter é http://twitter.com/felipeveiga .

Para enviar mensagem para mim, você vai precisar digitar o seguinte no seu espaço de texto:

Blah blah blah blah www.vejaisso.com @felipeveiga

Por que minha resposta não aparece na página da pessoa?

Ela realmente NÃO vai aparecer, na página da pessoa aparecem SOMENTE os Tweets (mensagens dela), bem diferente dos Scraps do Orkut! Mas ela vai sim receber ao entrar na página dela, e também pode procurar em @Nomedela, como eu uso em @felipeveiga (imagem ao lado).

Dá para encontrar meus amigos no Twitter?

Sim, simplesmente use a barra de procurar, acima das fotos das pessoas que você está seguindo.

Dá para acessar o Twitter através de programas?

Sim, tem vários programas que facilitam o uso do Twitter.

O que é RT no Twitter?

RT é chamado de ReTweet, é replicar uma mensagem que alguém mandou igualzinha, dando os créditos e citando a pessoa.

Por exemplo: Eu disse “Bom dia”. Joana então mandou “RT @Felipeveiga Bom dia”

Por que as pessoas usam o TinyURL no Twitter?

Bom, você tem um limitadíssimo espaço para escrever. Apenas 140 caracteres como já dissemos. Portanto o TinyURL é um site que diminui o tamanho de um endereço da internet, transformando de

http://www.vejaisso.com/2007/11/01/faca-o-download-de-jogos-de-celular-de-graca/

para

http://tinyurl.com/2kssuy (pode testar!)

Guarde o TinyURL, você vai precisar dele para salvar espaço!

Me siga no Twitter e veja meus amigos no @felipeveiga

Além de usar o Twitter pela própria página do Twitter, você pode baixar diversos programas que permitem que você leia os Tweets (mensagens) diretamente do seu computador, e nós mostramos os Melhores programas para usar o Twitter aqui.

PS: Participe também da Tuiterfera e faça parte da comunidade Brasileira no Twitter.

Espero que com esse tutorial você tenha entendido como usar o Twitter, como enviar Tweets e como responder a Tweets. Seja bem vindo ao Twitter!


Interessado em: , , , , , , ,


Não encontrou? Tente pesquisar aqui então!


387 comentários em “O que é o Twitter, como usar e como responder”

  1. Thai Tavares says:

    Nossa, melhor explicação que essa, não dá!
    Valeu Felipe, vc ajudou pakas!!
    Ah, te add,viu!!
    Bjinhos!

  2. Dida says:

    quando não seguimos uma pessoa e curiamos o twitter dela, é possivel q ela saiba quem esteve lá?? Acho que n…Mas quero confirmar!!
    waleuuu…

  3. Ana maria Marcis says:

    Quero fazer parte da comunidade do twitter, como?

  4. Jacques says:

    Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.[1]

    As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

    Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o “SMS da Internet”.[2]

    A estimativa do número de usuários varia, pois a empresa não informa o número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 a 5 milhões de usuários.[3] Em maio de 2009, um estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.[4]

    Em Fevereiro de 2009 o blog “Compete.com” elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).[5]

    Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como a partilha de arquivos que era oferecido pelo Pownce.

    Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.[6]

  5. eliane says:

    adorei a reportagem muito bem explicado entendi tudo fiz o cadastro agora preciso arranjar seguidores para realmente funcionar.bjos

  6. luana says:

    cara muito bom !entendi como se usar o twitter agora valeu!
    b-jussss!!!!!

  7. Neli Coutinho says:

    Amei a matéria. Como posso me cadastrar no twitter e como coloco minha foto no quadrado igual a do msn? Meus amigos veem os meus dados cadastrais? Grata. Neli

  8. Teacher Jr. says:

    olá pessoas gostaria de participar do twitter, me parece ser bem melhor do q o msn, abraços

  9. glydes says:

    Um salve para os pedagogos do mundo.
    Salve!!!!

  10. [...] O que é o Twitter, como usar e como responder, por Felipe Veiga “Dent VII”, 2007-12-20, em Veja Isso. [...]

  11. [...] O que é twitter, como usar e como responder [...]

  12. Paulo says:

    Alguem ja usou o Plugin do Firefox, o Add-on chamado Twitterfox ? funciona ?

  13. Ronald Jhaws says:

    Materia muito boa, eu tinha criado um e tava perdindo nem sabia como usar, mas com essas dicas aprendi bastante.
    Valew
    @ronaldjhaws

  14. lorena costa says:

    Adorei descubri várias coisas que eu ñ sabia, agora vou poder usar melhor o meu twitter…valew!!!!!! Muito boa sua materia felipe veiga..!

  15. Ana Paula Santana says:

    adooooooreii as expricaçõess me ajudou muito.. valeuuu… Tô te seguiindo no Twitter..

  16. muito boa a matéria mano
    Parabéns…
    Obrigado, fora esclarecedora.

  17. [...] Depois daí, utilize seu twitter como bem entender. Saiba tecnicamente como usá-lo, clicando aqui. [...]

  18. Mille says:

    aah eu ameeii a matéria, mto boa’
    eu entendi, vou tentar fazer um agora!

    Õbg Felipe =D
    vou te seguir no Twitter <33

  19. Michelle says:

    Nossa, melhor explicação que essa, não dá! [2]
    adoreeei..
    vo add agoraaa!!
    FUI

  20. nubia says:

    OlHA FOI MUITOO BOA A EXPLICAÇÃO MAIS AINDA TENHOO UMA DÚVIDA: OUVI FALAR DE PESSOAS QUE ACHARAM PESSOAS FAMOSAS NO TWITTER COMO O FIUK MAIS NÃO SEI COMO ACHA-LOS..
    GRATA..
    bJOo

  21. gracieli says:

    nossa a explicação me ajudou muito valeu obrigada

  22. Leno Azevedo says:

    Isso até virou
    Manchete de jornal
    Foi parar na mídia
    A melhor noticia
    Trouxe ibope pra tevê

    Esse cara é fera
    Ta no siriguela
    Esta rindo a toua

    E UMA PARTE DA MINHA LETRA PARA O CHICLETE COM BANANA. AGUARDO RETORNO.

  23. Cara, show de bola. estava pagando maior mico no twitter tentando responder as pessoas….rsrsrs.

    Vlw mesmo, abração.

  24. elaine says:

    amei saber + sobre o twitter

    obrigada

  25. Luisa says:

    Felipe! Por favor me ajude
    por que o que eu escrevo do fica na minha página e não aparece no twitter dos que estão me seguindo??

    estou fazendo algo erradoo?

    bjos e obrigada

  26. eU says:

    Velhõo!!!
    Valeeu!! Eu tava com umas dúvids pq o meu twitter taa traduzido pro Espanhol!

  27. eugenio says:

    essa aula foi muito legal

  28. karlla karynna says:

    Valeu ai felipe eu naum entedia nada no twitter agora sim com essa explicação toda…valeu cara beijinhoss

  29. [...] tirar mais proveito do Twitter. Saiba como criar suas Lists e como usar elas!Nós já ensinamos o que é o Twitter, como usar e como responder tweets há bastante tempo, mas recentemente houve a adição das List, algo muito legal para quem quer [...]

  30. kal rabelo says:

    Poxa Felipe, valeu mesmo por ensinar a mexer no Twitter!!

  31. Mayara says:

    Adoooorei a Explicação,realmente melhor que essa não Há,muito Obriiigada só mais uma coisiinha eu te “add” no Twitter

  32. krakatus says:

    Adorei a explicação.Estou te seguindo no twitter…ABS

  33. danielle says:

    precisa mesmo colocar o @ ( arroba ) antes de quanlquer nome!

  34. Karla Furtado says:

    Felipe, tipo… quando alguém me manda um tweet, mas eu não sigo essa pessoa, como vou lê oq ela mandou pra mim ?

    qndo eu mando um tweet pra alguém que não me segue eles conseguem ver oq mandei pra eles. Mas eu não consigo ver oq uma pessoa que não sigo mandou pra mim. Me explica como ver ? Obrigada ;*

  35. A pessoa vai ler no mentions.

  36. [...] muito rápido para usar e fazer crescer essa rede social. (PS: Se você não sabe, aprenda aqui  O que é o Twitter, como usar e como responder ). E o mais legal é que você pode ler seu perfil e seus seguidores diretamente pela internet [...]

Deixe um comentário