O modelo atual do Adsense tem futuro?

Written on November 2, 2007 – 1:48 pm | by Felipe Veiga "Dent VII" |

O profeta Manoel Netto do Tecnocracia está prevendo que a bolha do Adsense irá estourar. Será mesmo?

Concordemos todos: blogs caça para-quedistas terão seu lucro altamente prejudicado, visto que este modelo, que aproveita das notícias do momento e não apresenta conteúdo de qualidade.

Mas o Google é pai!

Não podemos esquecer que, apesar do Google ser o chefe, ele é pai. Ele precisa dos blogs para lucrar e os anunciantes precisam do Google, que precisa de nós, para lucrar.

Se todos tirarmos o Adsense, o lucro do Google cai consideravelmente! O problema é a pressão que será feita pelos anunciantes para ter mais cliques de qualidade, que irão fechar o negócio.

Publicidade da Internet <> Publicidade mundo não virtual

Como havia dito para o Leo Baiano, muitos se esquecem que a publicidade de revistas, televisão e outras mídias não se dá por efetividade.

Esse fato apenas já demonstra uma falha na compreensão de muitos bloggers. Você está deixando um espaço do seu site aparecer um conteúdo relevante, mas que não de pertence! Você está criando a marca do seu anunciante e não quer receber nada por isso? Só se o visitante comprar algo??

Poucos põe na ponta do lápis o custo que esse simples anúncio cria para uma página da Internet. Tempo de carregamento, conteúdo que poderia ir no local. Toda vez que um visitante clica em um anúncio do Google ele poderia estar clicando em outra parte do seu site!

Clique para continuar lendo

As falhas do atual modelo

O modelo em pauta vai murchar, como prevê Manoel Netto, e deve. O Google vai arrumar um jeito de evitar os hype-profits, o lucro que vem dos para-quedas que clicam nos blogs, não encontram o conteúdo e tentar procurar por mais nos anúncios do Adsense.

E outro lugar onde o Google vai ter que encostar o dedo na ferida é nos anúnciantes. Semanas atrás houve a maior reformulação do Pagerank, mas ainda hoje podemos ver anuncios do próprio Adsense com links vendendo Pagerank.

O futuro?

Devemos apenas nos atentar para os novos concorrentes, em especial a Microsoft, que anda ganhando espaço no FaceBook e vai ganhar mais espaço ainda se prover os cliques de qualidade para o anunciante, afinal sai mais barato e é mais efetivo. Não devemos nos precipitar, apenas ficar atentos.

Mas não se esqueçam, ao colocar um anúncio em seu blog, você está fazendo a marca do seu anunciante e isso vale dinheiro! A Havianas gasta aproximadamente 10% do seu lucro investindo em Marca. Pense nisto!


Interessado em: , ,


Não encontrou? Tente pesquisar aqui então!

Buscar:

  1. 1 Trackback(s)

Post a Comment

Sobre o Veja Isso

As notícias e posts mais interessantes sobre tecnologia, informática, hacks, tutoriais, downloads, gadgets e celulares.

Quer receber as notícias do Veja Isso?

 Assine no seu leitor de RSS Ou, assine via Email:
Entre seu email abaixo:  
Buscar: