10 passos sobre como se preparar para viagem: checklist para viajar

10 passos sobre como se preparar para viagem: checklist para viajar

- em Tutorial
0

Viajar é muito gostoso, mas para tudo dar certo descubra 10 passos sobre como se preparar para viagem. Checklist para viajar e se preparar para viagem.

Com a internet e os sites de pacotes turísticos online e muitos guias de viagem, a maior parte das pessoas programa a viagem sozinha, sem contratar uma agencia de turismo.

No entanto, não tomar algumas pequenas precauções pode tornar sua viagem um estresses ainda maior que a correria do dia a dia.

Por isso, eu recomendo ter uma guia simples com passos a serem tomados e que não podem ser esquecidos para permitir viajar com tranqüilidade.

10 passos sobre como se preparar para viagem

Um dos grandes prazeres é viajar. Não apenas descobrir novos lugares, como culturas, gostos e pessoas é uma experiência que não tem preço e que não pode ser transmitida por powerpoint nem imagens. Mas infelizmente viajar tem um custo bem alto e pode também dar muitos problemas. Por isso resolvemos compilar um checklist do que fazer antes de viajar.

Evite o estresse e curta sua viagem seguindo nosso checklist com os 10 passos sobre como se preparar para viagem
Evite o estresse e curta sua viagem seguindo nosso checklist com os 10 passos sobre como se preparar para viagem

Se você nunca viajou, saiba que a Infraaero preparou um Guia Passageiro sobre Como se preparar para viagem recheado de tópicos e informações úteis para você que está viajando pela primeira vez. Muito útil, mesmo se você estiver contratando uma agência de turismo ou compania de viagem.

Prepare os documentos para a viajar

Seus documentos são sua identificação pessoal e representação legal nos consulados, alfândegas e policias do mundo todo. Por isso é importante levar um documento reconhecido pelo pais.

Para vôos nacionais, qualquer documento vale:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Carteira de habilitação
  • Passaporte, carteira de trabalho
Prepare os documentos para a viajar - passaporte deve ser feito com antecedência, tal como tirar o visto
Prepare os documentos para a viajar – passaporte deve ser feito com antecedência, tal como tirar o visto

Nos vôos internacionais, você precisa ter o passaporte, e este precisa estar válido. Não apenas isso, seu visto para aquele pais também precisa ter sido emitido antes do embarque e abrangendo todo o período de visitação.

Viagem com crianças necessita de alguns documentos: certidão de nascimento original ou a carteira de identidade da criança.  Se a viagem é internacional, a criança também vai precisar do passaporte além de um dos dois documentos já citados, provando que de fato esse filho é seu.

A exceção fica com os países do Mercosul (Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e os associados Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) que aceitam ou o passaporte sem necessidade de tirar visto ou a carteira de identidade original. Não aceitam carteira de motorista ou de trabalho, somente os dois já citados.

  • Verificar passaporte com no mínimo 6 meses de antecedência devido a fila na polícia federal.
  • Verifique o visto também com no mínimo 6 meses antes, exceto para os países do Mercosul.

Não se esqueça que, se for dirigir no país de destino, eu recomendo solicitar no site do DETRAN a Permissão Internacional para dirigir. O documento é obrigatório a todos os turistas que desejam utilizar veículos. Portanto, se você vai alugar um carro na sua viagem, você vai precisar solicitar a permissão internacional para dirigir PID.

A permissão internacional para dirigir tem a mesma validade de sua carteira de habilitação Brasileira e pode ser usado por até 180 dias no país estrangeiro.  Não se esqueça desse passo fundamental sobre como se preparar para viagem para alugar um carro e acabar não podendo dirigir ele!

Visto internacional

Com o site VisaMapper você pode ter uma rápida e fácil visibilização dos países que requerem visto para qualquer cidadão do mundo inteiro, em especial para nós Brasileiros.
VisaMapper - Verificar necessidade de Visto Internacional
VisaMapper – Verificar necessidade de Visto Internacional
Você não pesquisa por país em especial, mas sim olha diretamente no mapa do mundo para avaliar se você precisa tirar o visto antes de ir, se não precisa de visto para viajar, se precisa tirar o visto quando chegar ou ainda se pode triar o visto pela internet.

Vacinas e seguro de saúde

Alguns paises requerem vacinas para proteger seus cidadãos e tambem para te proteger - Verifique e tome a vacina ao preparar para viagem
Alguns paises requerem vacinas para proteger seus cidadãos e tambem para te proteger – Verifique e tome a vacina ao preparar para viagem

Muitos países necessitam algumas vacinas para proteger a sua saúde e da população deles, evitando a disseminação de doenças. Um exemplo é a vacina da febre amarela que deve ser recebida por viajantes com destino a ilha de Páscoa entre outros destinos.

Você deve checar essas informações em 4 sites:

No Brasil o sistema de saúde é publico para o seus cidadãos, mas isso não é assim em todos os países. Se voxe tiver um problema de saúde emergencial nos Estados Unidos terá que pagar para ser atendido. E como ninguém quer morrer tão cedo, a melhor forma de evitar o prejuízo é fazer um seguro viagem e seguro saúde, que cobre eventuais problemas, acidentes.

Você consegue contratar seguro viagem e seguro saúde nos bancos e empresas de cartão de crédito. Recomendo fazer o seguro viagem para todos os destinos, entrando em contato com o banco no máximo 3 semanas antes da viagem.

  • Verifique o status de vacinação no máximo 2 meses antes da viagem.

Checar as reservas do hotel e o ticket do vôo

Para sua viagem acontecer você vai ter que se deslocar e dormir em algum lugar. Portanto, após comprar as passagens, imprima o ticket e a transferencia do pagamento, mantendo-os consigo o tempo todo.

As reservas não pagas dos hotéis devem ser confirmadas por email até 15 dias antes e estes emails devem ser impressos. A impressão da conversa por email pode ser a diferença entre ter ou não um quarto com um preço barato para dormir ou não. Mantenha também em mãos cópia impressa do que foi pago para garantir a reserva. Isso vai evitar muita dor de cabeça e garantir seu quarto no hotel ou hostel.

Lembre de confirmar o tipo de cama (solteiro ou casal, uma ou duas), serviços inclusos, transfer do aeroporto para o hotel, formas de pagamento e se aceita receber encomendas (entregas do Amazon.com).

Tenha documentos impressos provando sua reserva, pagamento adiantado, serviços incluídos e tipo de cama
Tenha documentos impressos provando sua reserva, pagamento adiantado, serviços incluídos e tipo de cama

Libere o cartão de crédito internacional

Por medida de segurança, querendo você ou não, o banco bloqueia o seu cartão para compras no exterior, mesmo nos cartões de créditos internacionais. Se você faz compras em sites cadastrados na internet ou empresas grandes, não irá acusar no sistema de segurança do cartão, mas se você comer naquele restaurante íntimo e minusculo no meio do deserto, seu cartão pode não passar e alguém vai tentar ligar para você para autorizar essa transação.

Por isso, ligue para o seu gerente do banco ou para a operadora do cartão de crédito para informar a data de ida e de chegada da sua viagem, além de incluir os países que você for visitar.

Liberar o cartão de credito internacional e um passo fundamental para emergências e permitir compras, mesmo com o IOF de 6,87%
Liberar o cartão de credito internacional e um passo fundamental para emergências e permitir compras, mesmo com o IOF de 6,87%

Libere o cartão de crédito pelo menos uma semana antes de você ir viajar, informando os países visitados e a duração da viagem.

Bagagem e Malas – Peso, limites e dimensões

Lembre-se de verificar as limitações de peso e volume. No Brasil, vôos internacionais permitem duas malas de até 23kg cada, além de uma bagagem de mão, independente da compania aérea. No entanto, algumas promoções podem ser feitas de modo a não permitir isso (só no Brasil mesmo…) portanto, leia com atenção a respeito, pois caso você exceda tanto em número de malas quanto no peso, você será cobrado por isso.

Alguns ítens são proibidos de serem levados na bagagem de mão, em especial os ítens que podem, de qualquer forma, ser usados como armas, como líquidos inflamáveis, canivetes, armas de fogo (mesmo que de pressão).

Bagagem e Malas - Peso, limites e dimensões são muito importantes de verificar antes de ir viajar
Bagagem e Malas – Peso, limites e dimensões são muito importantes de verificar antes de ir viajar
  • Verifique, antes de efetivar a compra, a quantidade de malas permitidas e o custo de despachar ou exceder o peso antes de finalizar a compra da passagem.
  • Verifique as dimensões da sua mala e da sua mochila de mão, caso excedam será também cobrado.

Faça Check In online

Check-in é o procedimento realizado pelas companias aéreas para identificar o passageiro, confirmar a ida, determinar o assento e emitir o cartão de embarque.

E a melhor e mais rápida forma de fazer check in é online. Rápido, prático, permite visualizar os lugares disponíveis e escolher o melhor assento, fugindo da asa do avião, das saídas de emergência e da proximidade ao banheiro.

No ticket emitido na compra da passagem aérea, você deve ter recebido uma senha e um endereço na internet para fazer o check in online. Apesar do check-in poder ser feito nos terminais de auto atendimento, quanto mais precocemente você fizer o check-in mais tranquilo você ficará, melhor será o seu lugar no avião e mais tempo você poderá passar no Duty Free.

Fazer o check in antecipado pela internet vai te garantir tranquilidade ao embarcar, economizar no minimo meia hora e ainda garantir um assento melhor no avião
Fazer o check in antecipado pela internet vai te garantir tranquilidade ao embarcar, economizar no minimo meia hora e ainda garantir um assento melhor no avião

Faça o Check in online de 4 dias a 5 horas antes do embarque.

Roteiro da viagem e plano B

Quando não se viaja com companias de turismo, você tem o “trabalho” chato de escolher quais os passeios, belezas e atrações turísticas você quer conhecer. Eu considero essa pré viagem uma das melhores partes, pois requer que você conheça quais passeios turísticos você quer fazer, criando uma viagem inteiramente personalizada para o seu gosto!

Mas, isso também demanda tempo e esforço de saber quanto custa cada passeio, museo, qual o horário de funcionamento e como chegar lá. O planejamento da viagem é tão importante que nós já escrevemos sobre Como Planejar sua viagem com os melhores sites para organizar viagem e viajar

Bagagem Obrigatória

Alguns ítens tem que constar na sua bagagem ou de mão ou na sua mala. Apesar de simples,  é sempre bom lembrar:

  • Dinheiro em espécie, caso ocorram imprevistos
  • Cartão de crédito e Travel Money
  • Documentos citados no primeiro ponto deste artigo
  • Se estudante , levar a carteirinha de estudante, pois isso pode te dar vantagens e descontos em passeios
  • Contatos de emergência e como fazer Ligação internacional
  • Mapas, guias ou GPS
  • Máquina fotográfica, cartão de memória, carregador da câmera e baterias
  • Adaptador de tomada
  • Transformador de voltagem caso necessário
  • Ítens de higiene pessoal

Existem milhares de Checklists de viagem na internet, muito mais completos. Mas os ítens mais importantes eu citei acima.

Medicação e remédios

Viajar para um ambiente desconhecido apesar de delicioso e engrandecedor pode ser um pesadelo caso você tenha um problema simples de saúde, como uma cefaléia ou diarréia. Por isso, recomendo levar alguns medicamentos, após permissão expressa do seu médico clínico generalista para evitar eventuais incômodos e inconvenientes.

Levar remedios para a viagem pode salvar de confusão como dor de barriga, dor de cabeça ou dores musculares
Levar remedios para a viagem pode salvar de confusão como dor de barriga, dor de cabeça ou dores musculares
  • Medicação antitérmica, como Dipirona ou Paracetamol
  • Antialérgico
  • Sintomáticos digestivos, dentre eles antiazia, contra dispepsia, anti diarreico, anti enjoo
  • Remédios para a dor muscular
  • Suas medicações de uso habitual, prescritas regularmente pelo médico, como antihipertensivos, remédios para a diabetes e etc.

Não leve antibióticos, reserve essa medicação para o seu médico utilizar!

Deixe todos os seus remédios em pequena quantidade, afinal você pode ser interrogado a respeito deles, pois seu uso deve ser apenas temporário para a viagem, não tendo você intenção de comercializar essas medicações.

Compre as medicações recomendadas em pequenas quantidades alguns dias antes de viajar, deixando-as junto com a bolsa de higiene pessoal.

Reclamações e para quem pedir ajuda

Também faz parte da viagem estar preparados para lidar com imprevistos – imagine ter uma viagem e um passeio comprado e seu vôo não decolar a tempo? E pior, você sem estar com celular ou internet para poder descobrir quem pode te ajudar?

Por isso, esteja sempre precavido, o melhor mesmo é ter uma lista, impressa, com os telefones e os seguintes panfletos da ANAC:

  • Guia do Passageiro da ANAC
  • Atraso e Cancelamento do Vôo
  • Preterição de Embarque
  • Furto de Bagagem
  • Bagagem Extraviada
  • Telefone da ANAC: 0800 725 4445 (24 horas)
  • Fazer reclamação por escrita na ANAC

Informe os familiares e envie copia a eles via eletrônica

Nossos familiares que infelizmente por um motivo ou outro não puderam ir podem ser um ponto importante para eventuais imprevistos, especialmente quando eles acontecem quando já não estamos no país.

Por isso, deixe sempre com eles a cópia, seja impressa ou via email, de todo o seu trajeto. Se você utilizar um dos melhores sites para organizar viagem e viajar você pode compartilhar todo o seu roteiro com eles automaticamente online.

Sumário

Viajar apesar de maravilhoso, pode se tornar uma dor de cabeça caso algo dê errado. Esteja preparado para imprevistos utilizando o nosso guia e evite esquecer pontos importantes que podem impossibilitar sua viagem ou encarecer ela demais usando os nosso 10 passos sobre como se preparar para viagem: checklist para viajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *