10 Dicas Anti Hacker – Como se proteger de invasão hacker

10 Dicas Anti Hacker – Como se proteger de invasão hacker

- em Hacker
9

Programas e informações sobre como se proteger de invasão hacker. O que todo mundo deveria saber  para aumentar segurança com as 10 dicas Anti Hacker.

A segurança no mundo digital dos computadores, smartphones e tablets é cada vez mais um ponto importante nas vidas das pessoas, queiram elas ou não. Estima-se que 3 em cada 10 computadores esteja atualmente hackeado e que quase mais de 60% dos computadores estejam suceptíveis a ataques.

Como resultado, segurança nos bancos e o roubo de identidade tem crescido em maior grau que o uso dos mesmos, chegando a até 250000 roubo de identidade em 2010280000 em 2011.

Portanto, todo mundo deve estar vigilante e saber o mínimo que você deve tomar de cuidado para proteger seu computador, smartphones e senhas de hackers – tal como trancar a porta de casa, não deixar o carro destrancado de porta aberta e etc…

10 Dicas Anti Hacker: proteja-se de hackers

Dedicar tempo a proteger seu computador é algo obrigatório hoje em dia. Sabe-se que a indústria hacker movimenta até 150 bilhões ao ano, por isso você deve tomar cuidado, pois alguém, em algum lugar está colocando seu PC no alvo! Mais de 90% das grandes companias americanas foram hackeadas, até a Sony foi Hackeada, custando a compania 170 milhões.

10 Dicas Anti Hacker - Como se proteger de invasão hacker
10 Dicas Anti Hacker – Como se proteger de invasão hacker

Tome todas as medidas abaixo para reduzir ao máximo sua chance de sofrer uma invasão hacker.

Atualizar o computador e os programas

As atualizações do computador e do programa foram feitas por basicamente três motivos:

  • corrigir erros e bugs
  • adicionar novas funções e programas
  • atualizações de segurança para cobrir falhas de vulnerabilidades

Portanto, manter seu computador atualizado é mais do que fundamental, afinal seus arquivos e documentos ficam armazenados em um sistema operacional, o qual pode estar vulnerável. Qualquer sistema operacional funciona com esse princípio, seja Windows, Mac ou Linux.

O segredo é manter ele sempre atualizado, com atualizações automáticas se possível. Você pode tanto utilizar o Windows Update para manter seu PC sempre atualizado com as definições de segurança e correções de brechas ou utilizar o Soluto, um programa que atualiza o PC e que serve para deixar seu Windows mais rapido inicializar.

Atualizar o computador e os programas é o primeiro e fundamental passo para proteger seu PC de hackers
Atualizar o computador e os programas é o primeiro e fundamental passo para proteger seu PC de hackers

Outro ponto relevante é que as brechas que os hackers usam podem ser através de programas, dentre o mais famoso – por sua grande distribuição em quase todos computadores – é o Java.

Por isso eu recomendo utilizar um programa para atualizar todos os programas que estão instalados no seu PC. Já falamos do R Updater um programa para atualizar seus aplicativos e softwares automaticamente e do Update Notifier para Atualizar os programas do seu computador, ambos grátis.

Por fim, existem dois programas para verificar segurança do Windows e analisar segurança do PC Windows contra hackers. Veja o quão seguro seu PC está e o que você pode fazer para melhora-lo.

Mas o meu Windows e os meus programas são piratas, o que eu faço?

Chore. Você convidou um ladrão para dentro da sua casa e disse fique a vontade. Ao instalar um software crackeado, pirateado, de uma fonte não confiável, as chances são desse programa estar infectado por vírus, malware, trojans é muito grande.

A maioria das pessoas fala que verificou com antivírus antes, mas existem muitos vírus e trojans que ainda hoje passam desapercebidos. Você pode verificar que muitos vírus e trojans foram descobertos apenas anos após sua infecção. Portanto ter um computador protegido de hackers é o completo oposto de usar programas crackeados e pirataria.

Utilize um antivirus seguro e com atualizações frequentes

Ter um antivírus é hoje fundamental para a sua segurança e a segurança dos seus dados no PC. Servindo como uma alfândega, eles verificam cada um dos documentos e executáveis de forma ativa, procurando não apenas por infecções mas também por programas que permitam que hackers criem brechas no seu computador.

5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7 de 2013
5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7 de 2013

Nós já escolhemos os 5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7 de 2013 e também melhores antivírus para Mac. Ambas listas baseadas em evidências científicas e testes independentes, para aumentar a chance de fazer a escolha pelo melhor antivírus para o seu computador. Não utilizar um antivírus é hoje algo muito arriscado, ainda mais com a grande conectividade que temos, downloads, uso de pendrive, smartphones e etc.

Sites Maliciosos – Evite os bairros errados da Internet

Nós já explicamos pelo menos 6 formas de evitar sites maliciosos na Internet, que é você deve saber quais sites você deve visitar ou não, tal como em uma cidade você sabe que alguns bairros são perigosos e que aumentam suas chances de se proteger.

Plugins para navegador de internet Chrome e Firefox para evitar sites com vírus
Plugins para navegador de internet Chrome e Firefox para evitar sites com vírus

Lógico que ter antivírus, firewall e um navegador seguro ajudam, mas é como usar um colete a prova de balas e um capacete ao querer entrar em uma area perigosa. Vai te ajudar, mas você vai aumentar seu risco sem real necessidade.

Mudar senha frequentemente, autenticação em dois passos

Já foi provado que o ponto mais fraco de quase todo sistema de computador é a utilização humana. Seja por causa da nossa escolha de senhas seja porque elas são fáceis demais de adivinhar ou dos computadores quebrarem, a senha é o elo fraco na sua segurança.

Mudar as senhas frequentemente, usar password igual banco e autenticação em dois passos melhoram suas chances contra os hackers
Mudar as senhas frequentemente, usar password igual banco e autenticação em dois passos melhoram suas chances contra os hackers

Por isso, eu sugiro você que você utilizar password igual banco para proteger senha ao utilizar um cartão código que representa sua senha real, você converte uma frase em uma senha que levaria décadas para ser quebrada. O Labnol criou uma lista com as 500 senhas mais usadas no mundo (a maioria são em inglês, mas dá para ter uma idéia das senhas menos seguras)

Outro ponto que é de fundamental importância é habilitar, onde for possível, a autenticação em dois passos no Gmail e proteger sa conta no Facebook de Hackers . Com isso só quem tiver seu celular ou um programa para tablet e smartphone vai conseguir acessar sua conta.

Use Firewall para fechar todas as brechas

Como já disse, hackers aproveitam-se de brechas para conseguir invadir seu PC. Seu objetivo é fechar todas as possível brechas e aberturas, sendo a melhor forma de proteger seu PC na rede é usando um Firewall. A função deste é servir como uma barreira, um porteiro que filtra quem pode entrar e quem não pode.

Top 5 melhores programas Firewall para PC Grátis, Windows Vista e 7
Top 5 melhores programas Firewall para PC Grátis, Windows Vista e 7

Você deve escolher um dos 5 melhores firewall para seu PC grátis para proteger ele ao máximo.

Navegador de internet atualizado e seguro

Outra forma que se torna cada vez mais comum de ser atacado é através da internet. Não apenas evitar sites maliciosos conforme descrevemos acima, mas também ter um navegador de internet seguro e que é frequentemente atualizado é algo fundamental hoje em dia.

Comparação entre os browsers de internet para escolher o melhor navegador de internet de 2013
Comparação entre os browsers de internet para escolher o melhor navegador de internet de 2013

Nos juntamos alguns testes na internet e conseguimos escolher qual o melhor navegador de internet de 2013 para que você fique sempre o máximo de segurança ao navegar na internet.

Cuidado com os emails – anexos e SPAM são outra porta de entrada

Os emails tem sido constantemente uma porta de entrada para vírus, trojan e malware para um grande quantidade de links. Existem basicamente três formas de se infectar através do email:

  • ao clicar em um link hacker – hackers enviam emails contendo links que levam a sites maliciosos, especialmente com informações de pornografia, vídeos e coisas referentes a banco com certa urgência ou prêmios
  • através de anexos de email infectados – abrir arquivos desconhecidos, executáveis, programas dentro de arquivos .zip são uma grande fria nos emails. Mesmo se for vindo de uma pessoa conhecida,
  • abrindo email de pessoas desconhecidas – Não abra, é o mesmo conselho que sua mãe te deu quando era criança e falou para não conversar com estranhos.
Cuidado com os emails - anexos e SPAM sao outra porta de entrada que você deve fechar com essas dicas anti hacker
Cuidado com os emails – anexos e SPAM sao outra porta de entrada que você deve fechar com essas dicas anti hacker

Hoje em dia é impressionante, mas utilizar um programa como Software Outlook é infinitamente mais inseguro do que utilizar apenas um email pelo navegador de internet, como Gmail e Outlook. Ter um provedor de email que ofereça segurança é fundamental. Infelizmente não existem comparativos bons o bastante para determinar qual é o melhor. Eu utilizo o gmail, mas é uma opinião pessoal.

Aprenda quais as formas que você pode ser atacado

Saber como os hackers usam as brechas para roubar suas senhas também é outro ponto fundamental. Em um jogo de futebol você sempre estuda como o inimigo costuma atacar ou jogar para conseguir se defender. O mesmo vale para a segurança digital.

5 formas de hackear senhas, Como hackers roubam senhas Facebook, Email
5 formas de hackear senhas, Como hackers roubam senhas Facebook, Email

Conhecer as 5 formas de hackear senhas é um passo importante para que você saiba onde seu computador é mais frágil e onde os hackers provavelmente vão atacar.

Keyloggers e Pen Drives a ameaça por perto

Apesar de programas keyloggers poderem ser instalados a distância através de Trojans, usando antivírus e Firewall conforme descrevemos acima permite maior segurança. O problema mora quando alguém que tem acesso ao seu computador quer descobrir suas senhas e logins e usa um programa espião .

Por isso fizemos um artigo ensinando como se proteger de keylogger no computador.  Mas isso não é o bastante, pois as vezes as pessoas sem querer ao compartilhar um vídeo ou fotos usando o pen drive podem infectar seu computador. Para evitar isso nós recomendamos aplicar uma vacina para proteger pen drive de vírus – a qual teoricamente não seria necessária se você usar um dos 5 Melhores antivírus para Windows 8 e Windows 7.

Keyloggers gravam tudo o que é digitado, incluindo logins e senhas e você mesmo pode baixar programa Keylogger grátis, ou seja, é fácil instalar algo hacker e sem pagar nada
Keyloggers gravam tudo o que é digitado, incluindo logins e senhas e você mesmo pode baixar programa Keylogger grátis, ou seja, é fácil instalar algo hacker e sem pagar nada

Existe também Antivírus portátil de USB flash Drive que serve para manter seu pen drive protegido e ativamente verificando por vírus quando você o conecta a outros computadores.

Proteger Rede internet de hackers e descobrir se estã roubando wifi

Outra forma que hackers vão tentar invadir seu computador é através da sua rede de internet e da rede wireless.

Parte do computador é protegido com o Firewall, conforme falamos acima, mas a outra parte é protegida pela boa configuração do seu roteador Wireless. A dica anti hacker é utilizar uma senha Wifi WPA2 PSK e também fazer filtro por MAC Adress, o que servir como anti hacker para a maioria. Nós criamos um guia para proteger rede internet Wifi que altera as configurações e sacaneia quem hackear seu wifi.

Descobrir se sua internet foi hackeada - Baixar programa para saber se estao Roubando sua rede wifi
Descobrir se sua internet foi hackeada – Baixar programa para saber se estao Roubando sua rede wifi

A outra parte deve ser protegida através da vigilância ativa das conexões de rede para descobrir se sua internet foi hackeada. Pense que o Firewall gerencia todas as portas e conexões que são feitas no seu computador, como as portas da sua casa, mas que o roteador de wifi é como ter sua casa em um condomínio fechado, pode existir um ladrão no condomínio fechado que pode te roubar a qualquer momento. Portanto verifique quem está acessando sua rede wifi.

Sumário

Apesar de parecerem simples, a maioria das pessoas não se protege adequadamente de hackers e ameaças virtuais. Siga nossas 10 dicas anti hacker para diminuir as chances do seu computador sofrer uma invasão hacker. A vasta maioria delas é simples e permite

Fonte: Bureau of Justice Statistics, Identity Theft Info,

9 Comments

  1. Francisco Diassis

    Uma coisa é certa, é muito difícil para um novato tomar todas as precauções necessárias para não ser pego de surpresa por hackers. Essas dicas contribuem muito para a prevenção. Obrigado.

  2. Pingback: Entenda o que é phishing - Como reconhecer scam e evitar dar sua senha

  3. Pingback: Os maiores ataques hacker - O impacto das invasões hackers na internet

  4. Felipe bom dia a coisa está tão feia que até no Twitter e Facebook estão rackeando as contas e expondo os usuários, postando cpf rg fotos de família particulares sem autorização dos mesmos.

  5. Muito bom irmão, valeu pela dica

  6. Olá se Vc puder puder me audácia com uma informação ee fico grata desde ja; tem uma pessoa que trabalha numa e informática
    Ela tá me rastreando remotamente. Tem acesso a tudo do meu celular vê e escuta tudo e comanda tudo como quer. Eh tipo tipo esses programas espiao.
    Mas ela nunca teve acesso a meu celular. Vc saberia me informar como ela faz isso ??
    E E se tem alguma maneira de ela não conseguir mas me rastrear?

    1. Provavelmente você instalou algo e nisso ele entrou.
      Recomendo formatar de modo avançado com root.

  7. Ricardo Saturnino

    Boa noite, estou fazendo um trabalho acadêmico sobre segurança em I.O.T, tem alguma dica, de literatura por exemplo ?

  8. Uma dica. Usa a distribuicao kali do linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *